sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Lei de ATER: Fala do Relator

Vejam o que o Dep. Lira Maia publicou no seu blog sobre a LEI GERAL DE ATER:
“Existe uma aberração no projeto que fere principalmente a Lei de Licitações. O Governo quer autorizar que ONGs possam prestar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural através de contratos diretos sem licitação. As ONGs somente prestariam contas do dinheiro recebido antecipadamente depois de finalizado o contrato e como punição pela não prestação dos serviços sua sanção seria meramente o descredenciamento do Sistema por dois anos. Não existe outra punição nem a obrigatoriedade de devolução dos recursos recebidos indevidamente. Por que não investir na estrutura pública das EMATERs existente hoje? Porque o Governo quer incentivar a indústria de criação de ONGs?”
O Dep. Lira Maia foi eleito pelo Estado do Para. Ele é extensionista, atuando mais de 30 anos na Emater-PA.

8 comentários:

  1. Presidente,

    Ainda bem, que o Senhor trouxe esse comentário aqui para o Blog. Li ontem a noite, e fiquei pasma! Recortei e colei no meu comentário de ontem. Um alívio saber, que não cometi nenhuma indelicadeza com o Senhor.

    O comentário do Deputado é tão sem nexo e indelicado, que já mandei um e-mail a ele, implorando que repense as palavras grotescas que disse, e, pedindo que quando se referir ao trabalho feito pela ATER, que faça um esforço e se lembre que o público destas Empresas e seus profissionais estão acostumados a ganhar o pão de cada dia HONESTAMENTE. O mínimo que ele poderia fazer é se retratar com os colegeas de profissão e com os Agricultores brasileiros.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Que tudo vire verbo e verde. Verde.
    Como a esperança. Como no princípio.
    Pois, do jeito que o mundo vai, dá vontade de apagar e começar tudo de novo."
    BOA NOITE ROSANA, TUDO BEM????????
    DÁ VONTADE MESMO DE APAGAR E COMEÇAR TUDO DENOVO!!!!!!
    MAS NÃO SABEMOS OS MISTÉRIOS DESSE MARAVILHOSO UNIVERSO, QUE GRAÇAS A DEUS PERMITIU A VINDA DE PESSOAS COMO VOCÊ A VIVER NESSE PLANETA,MAS EU TENHO PLENA CERTEZA DE QUE ESSA NOSSA VIAGEM PELO UNIVERSO É INFINITA E TEMOS MUITAS AVENTURAS A VIVER E PODEMOS SIM FAZER A DIFERENÇA E UMA DESSAS DIFERENÇAS É MUDAR TUDO DE RUIM QUE ESTÁ ACONTECENDO E QUE PODE SER MUDADO.
    JÁ ENVIEI MEU E-MAIL AO CARO DEPUTADO, TENTANDO MEXER NAQUELE LUGAR QUE AINDA VALE A PENA, A PARTE DIVINA QUE TODOS TEMOS E QUE PODE FAZER SIM ESSA DIFERENÇA E MUDAR, MUDAR E MUDAR.
    ABRAÇOS ROSANA E TODOS OS AMIGOS DO BLOG, QUE DEUS OS PROTEJA E QUE TENHAM UM FINAL DE SEMANA DE PAZ!!!!!!!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Éder,

    Um excelente final de semana para você e sua família.
    Toda a bondade que você "assimila" em minhas palavras é fruto da bondade que mora em seu coração.
    Vamos prosseguindo em busca de um mundo melhor, e, claro, agindo: _ SONHADORES, NÃO ALIENADOS!
    Éder, será o que o provedor do Lira Maia vai achar? O servidor deve já deve tá até falando: ATER! (rsrs..rsrs...rsrs)!

    Um abraço! Fica com Deus!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Existe espaço para todos, nada contra as ongs. mais um pouco de prudência é essencial, principalmente pelos maus exemplos. Que a lei geral de ATER, possa ser aprovada e que todos os esforços até o momento sejam recompesados e que a extensão rural seja reconhecida e ocupe o espaço que lhe é devido e através dos milhares de profissionais existentes no Brasil possamos contribuir para o engradecimento desta nação.

    Astolfo Caetano

    ResponderExcluir
  5. Carlos Astolfo,

    Concordo com você, "que um pouco de prudência é essencial", aliás não só a respeito dessa questão, mas em tudo na vida.
    Creio, entretanto, que um homem Público que está desempenhando uma importante função, não pode usar como argumento que PODERÁ HAVER CORRUPÇÃO, e principalmente, que a punição estabelecida é muito suave, CASO ELAS VENHAM ACONTECER, ao debater uma matéria de tamanha importância.
    Queiram eles ou não, quem está em descrétido com a população brasileira, não são os EXTENSIONISTAS RURAIS, NEM OS AGRICULTORES BRASILEIROS, e sim, a classe política.
    Li vários comentários do Dep. Lira Maia, e em nenhum lugar ele mencionou a preocupação de que os recursos liberados não chegassem as mãos dos clientes da empresas, o que percebi, foi uma mal dissimulada rixa política.
    Acredito que todos que estão se propondo a mobilizar o relator da Lei de ATER a conservar a Lei da Forma original, tem um único objetivo: APOIAR O QUE BENEFICIA OS AGRICULTORES BRASILEIROS, procurando não deixar que picuinhas políticas falem mais alto do que, verdadeiramente, interessa a população brasileira preocupada com os destinos de nosso país.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE ROSANA, OU SEJA BOA MADRUGADA, TUDO BOM?????????????????
    VOCÊ DEVE ESTAR DORMINDO FEITO UM ANJO OU SEJA UMA ANJA(RSRSRSRSRS) E EU AQUI TE RESPONDENDO!!!!!!!!!!!
    SIM, SÃO OS SONHADORES QUE FARÃO DESSE PLANETA O LUGAR QUE FOI DESIGNADO PARA ELE, E PRECISAMOS SIM PERSEVERAR TODOS OS DIAS ATÉ QUE TENHAMOS UMA NOVA ERA DE PESSOAS BOAS E CHEIAS DO VERDADEIRO AMOR.
    NA CIDADE QUE TRABALHO JÁ VEJO REALIZAR UMA COISA QUE SEMPRE SONHEI, A ADMINISTRAÇÃO ATUAL ESTÁ OUVINDO A POPULAÇÃO EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS E ESTOU ACABANDO DE OUVIR NA GLOBO QUE DINHEIRO PÚBLICO É DA NOSSA CONTA E SE SOMOS BRASILEIROS O DINHEIRO DO BRASIL É NOSSO E ASSIM POR DIANTE, O DE MINAS DOS MINEIROS E O DE ANDRADAS, DOS ANDRADENSES, APENAS NOMEAMOS PESSOAS ACREDITANDO QUE FARÃO UM BOM TRABALHO, POIS SÃO COMO NÓS FUNCIONÁRIOS, COM UM CARGO DE MAIS RESPONSABILIDADE, POR ISSO QUE DEVERIAM FAZER JUZ A ESSES CARGOS COM MUITA DEDICAÇÃO E SERIEDADE E ACREDITO QUE TEM ALGUÉM FAZENDO, SÓ PRECISAMOS FAZER AUMENTAR ESSE NÚMERO DE GENTE QUE ACREDITA, QUE LUTA, QUE BUSCA O MELHOR, ENFIM QUE TENHM DEUS EM SEUS CORAÇÕES, POIS AONDE DEUS ESTÁ, NÃO ENTRA MAIS NADA A NÃO SER O AMOR.
    CONTINUEMOS NOSSA LUTA, ABAIXO O CORONELISMO E QUE AUMENTE OS HOMENS DE BOA VONTADE.
    QUE DEUS ABENÇÕE AQUELES QUE QUEREM VER UM MUNDO MELHOR!!!!!!!!!!!!!
    ABRAÇÃO QUERIDA AMIGA ROSANA, ATÉ AMANHÃ OU SEGUNDA!!!!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal!
    Ao meu ver, é importante que haja espaço para as ONGs atuarem na ATER. Não é o caso de Minas, que tem uma entidade séria de ATER pública que atende a quase totalidade dos agricultores familiares, mas de muitos estados onde ainda não dispõe de um serviço como o nosso. Nesses lugares, as ONGs terão um papel fundamental para assistir às famílias e promover do DRS das comunidades rurais. O problema que vejo na fala do Dep. Lira é exatamente sua preocupação com o "meio" e não com o "fim". Ora, se ele está preocupado, que indique soluções para evitar a corrupção. Mecanismos para isso existem, basta que os convênios prevejam metodologias de monitoramento e avaliação dos serviços prestados, relatórios periódicos que condicionariam os pagamentos, e também que o MDA crie uma agência reguladora. Vai demorar mais um pouquinho, mas é bom para proporcionar um debate mais aprofundado. Esse tipo de situação que acontece agora é reflexo da falta de mais audiências públicas e seminários para enriquecer a discussão da Lei Geral de ATER. Mas vamos em frente!!!

    ResponderExcluir
  8. Thiago,

    Temos que nos unir, você está coberto de razão, e seguir enfrente!
    Seria louvável um Deputado com tamanha preocupação com O DINHEIRO PÚBLICO, mas como você mesmo disse Lira Maia está mais preocupado com o "meio" e esquece o "Fim".

    Pelo que andei lendo, parece que o nobre Deputado
    nem com os meios está preocupado; o problema ao ver dele, é quem vai ganhar as licitações: _"GOVERNISTAS" ou "OPOSITORES?" Ele não pensa no Brasil, no povo brasileiro, para ele tudo é questão de quem "joga no nosso time" ou "quem joga contra nosso time."

    Infelizmente, a maior parte dos políticos braslleiros, incluindo o nobre deputado, não consegue esquecer as "politicagens" em nenhum momento. ISSO SIM: _ É UMA ABERRAÇÃO!

    Quero ressaltar que não tenho nada contra POLÍTICOS, pois acredito que há bons políticos. Nem todo político tem um preço. A vida pública, por si só, não corrompe ninguém. A QUESTÃO É TRAZER EM SI UMA FORMAÇÃO EMBASADA EM PRINCÍPIOS ÉTICOS.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir