quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Gestão participativa da Emater-MG é premiada com o Inovar

O Projeto INOVAR, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), conquistou o 2º lugar no 4º Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A premiação ao INOVAR foi concedida na categoria “Experiências e iniciativas de sucesso implementadas”.

O INOVAR é um sistema pedagógico participativo e interativo de formação continuada em serviços, que atende profissionais de extensão rural, produtores e lideranças rurais. Lançado em 2003, o projeto é composto por instrumentos didáticos como manuais, cartilhas e vídeos, utilizados no aprimoramento dos profissionais da extensão rural, além de contar com a participação das comunidades rurais atendidas pela Emater-MG. A disseminação das informações é feita por meio de reuniões realizadas com profissionais da empresa de todo o Estado. Já foram confeccionados 8 kits, com os temas: Desenvolvimento local sustentável; Planejamento participativo; Gestão social; Agroecologia; Conselhos e participação; Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável – Mexpar; Desenvolvimento sustentável de territórios rurais; e Educação ambiental.

Conquistas como estas são uma vitória de toda a Empresa, pois comprova o acerto do estímulo a uma gestão participativa. Esse prêmio reflete nossa preocupação com novas práticas de conduzir a extensão rural e de implementar as políticas públicas do Governo de Minas. E quem mais ganha com isso é a sociedade.

Um dos dilemas hoje das organizações é fazer gestão. A Emater-MG, com uma gestão participativa e metodologias de gestão até então utilizadas pela iniciativa privada tem se destacado. Muitos estados já passaram pela Emater para o conhecer o sistema de gestão utilizado pela Empresa. O INOVAR é mais uma conquista, e o prêmio muito merecido.

11 comentários:

  1. Presidente Zé Silva,


    Todos os prêmios que a EMATER-MG recebe são frutos de um esforço conjunto: uma boa Equipe sem um grande Líder não vai a lugar algum, e, um grande Líder sem uma Equipe bem preparada não vai a lugar nenhum.

    A formação continuada é necessária, creio eu, em todas as profissões. O INOVAR é uma excelente iniciativa que com certeza está colhendo seus frutos.

    Toda Empresa tem seu público-alvo, se ele está satisfeito com o atendimento é o que importa.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Carla Cristiana, você pode me dizer que idade você tem? Porque estou enxergando aí é uma menininha. Você vai ser seguidora do Blog ou é só uma homenagem ao dia do professor?

    Espero que o papai ou mamãe esteja com você. É tarde para criança está na INTERNET sozinha.

    Um abração,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Presidente Zé Silva,
    Um dia lindo para todos!

    GENTE, OLHA A NOTÍCIA BOA QUE RECEBI:

    Acompanhamento de Proposições
    Brasília, sexta-feira, 16 de outubro de 2009


    Prezado(a) Rosana da Costa Corrêa,


    Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.



    PL-05665/2009 - Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER, cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, e dá outras providências.

    - 15/10/2009 Remessa ao Senado Federal por meio do Ofício nº 1.097/09/PS-GSE.

    "BÃO" DEMAIS!

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. OLá Rosana
    Você viu os trabalhos da empresa, cada vez mais adquirindo o reconhecimento!, muito bom para a Empresa e a todos os atores, envolvidos no processo de desenvolvimento rural sustentável.
    Logo estarei acrescentando informações no meu blog,tentei entrar em contato com você não consegui, passe-me o seu e-mail.
    Joel Lima da Fonseca
    Esloc/Coluna

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE ROSANA, TUDO BOM???????????
    QUE ESSA AO SER LIDA ENCONTRE VOCÊ E SUA FAMÍLIA NA SANTA PAZ DE DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!
    OBRIGADO PELAS PALAVRAS CARINHOSAS E OBRIGADO PELAS ORAÇÕES, ESTOU RECEBENDO ELAS NESSE MOMENTO POIS SINTO UMA PAZ GRANDE NO CORAÇÃO.
    PRECISO SIM ME CUIDAR TENHO TRABALHADO EM EXCESSO, MAS PROMETI MINHA ESPOSA FAZER O QUE POSSO E PODER CUIDAR DE MINHA SAÚDE E DE MINHA FAMÍLIA.
    QUE DEUS ESTEJA AÍ ABENÇOANDO A TODOS E QUE SUAS VIDAS SEJAM PRÓSPERAS E ABUNDANTES.
    UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA, ABRAÇÃO!!!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Joel,

    Adorei os textos do seu Blog. Uma proposta muito bacana. Nem sei porque estou explicando que gostei (rsrs). Se tornei uma seguidora é porque realmente gostei. (rsrs).
    Tem uma brincadeira que faço sempre com meus amigos, que é a seguinte: _ eu não sou lá essas coisas quando o assunto é inteligência e cultura, mas o que gosto de gente inteligente não tá no gibi (gíria arcaica)! Gosto muito de gente que tem algo a me acrescentar, que possa contribuir para que eu seja uma pessoa melhor nessa trajetória incerta que é a vida.
    Aguardo as novas postagens no blog, sempre deixando minhas dúvidas e interrogações emitindo, também é claro, minhas opiniões. (não somos racionais por acaso _ rsrs.) Dialogar é sempre importante.
    Pesquisei sobre COLUNA. Vi um vídeo no youtube, onde pude perceber que a cidade é muito organizada e bonita! Nossa, que jardins lindos! Só discordo de uma coisa do "produtor do vídeo": _ A MELHOR CIDADE DO INTERIOR PARA SE VIVER É MINHA TERRINHA (Abre Campo - rsrs), mesmo com todas suas limitações.

    Vou te enviar um e-mail para o seu Esloc, para que você possa tê-lo e entrar em contato comigo.

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  8. Éder, meu querido amigo!

    "O TEMPO QUE VOCÊ GOSTA DE PERDER NÃO É TEMPO PERDIDO." (Bertrand Russell)

    Quando estava no Esloc Abre Campo, só não fui deserdada, porque não havia e não há o que herdar (rsrs)!

    Eu sei que a Empresa, não espera sacrifícios além de nossas possibilidades, mas acho que o que acontece com você, é o mesmo que acontecia comigo. É o dó de saber que o "Sô" Zé ou Dona "Maria" pode perder um benefício, um recurso, porque era 17:30 h. e você tinha que ir para casa, porque venceu o horário do expediente... e aí você não vai... ou leva o serviço para casa. Não deu para acabar na sexta, pensamos: _ o que custa trabalhar no sábado ou no domingo... sempre agi assim... Afinal, são destinos que naquele momento estão nas nossas mãos.

    Hoje, quando analiso tudo, vejo que valeu a pena. Se eu tivesse cumprido rigoramente o horário, a Associação dos pequenos produtores de Granada não teria sido beneficiada com o Tanque de resfriamento de leite do Minas sem Fome; tantos terreiros-de-café não teriam sido contruídos...e assim vai...

    Procura conversar com vários colegas de sua profissão, os comprometidos e apaixonados pelo que fazem, agem assim! Creio que grande parte dos que estão no blog assim procedem!

    Sabe, um dia você vai olhar para atrás e sentir o que sinto hoje: FIZ MINHA PARTE; CUMPRI MEU COMPROMISSO COM MEU MUNICÍPIO, MEU ESTADO, MEU PAÍS, pois não é justo cobrar dos governantes que "consertem" o BRASIL se não estivermos dispostos a fazer a nossa parte. Alguns nos consideram CAIXAS e IDIOTAS, mas cada um é livre para pensar e agir de acordo com sua consciência. E claro, prestar contas ao Pai do Céu pelas vezes que pecaram por OMISSÃO.

    Olha, procura deixar a saúde em dia; arranjar tempo para "curtir a esposa e o filhão", mas não abra mão de fazer o que você ama, pois percebo que você se realiza enquanto ser humano na sua profissão.

    A Eliane e Zeus te amam; é por isso que estão requisitando sua presença, mas não fica preocupado, porque no fundo do coração eles te entendem.

    Ah! Como passo a maior parte do tempo de frente para o computador trabalhando, tenho procurado fazer caminhadas, ler uns livros legais (rsrs), ler e escrever no blog do Zé Silva (rsrs)...(rsrs), brincar com meus cachorros... coisas que produzem "ENDORFINA"! Arranje tempo para isso, senão vou mandar Eliane puxar sua orelha!


    Um abração,
    Seja feliz, meu amigo, você merece!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. QUERIDA ROSANA !!!!!!!!!!!!!!
    RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS !!!!!!!!!!!!
    NÃO TEM COMO COMEÇAR ESSE DEPOIMENTO A NÃO SER RINDO MUITO DAS SUAS PRECIOSAS PALAVRAS E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA TUDO QUE VIVEU NA EMPRESA ESTOU VIVENDO, POIS O SENHOR JOSÉ E A DONA MARIA REALMENTE SÃO IMPORTANTES E QUANDO RETORNEI A CARMO DO PARANAÍBA(TRABALHEI LÁ DE FEVEREIRO DE 2006 A JANEIRO DE 2008) EM JULHO E TIVE QUE VENDER 10 DIAS DAS MINHAS FÉRIAS PARA FAZER ISSO, TIVE UMA ENORME SATISFAÇÃO QUANDO ME RECEBERAM COM O MAIOR E MAIS PRECIOSO CARINHO QUE UM EXTENSIONISTA PODE DESEJAR, FOI UMA SEMANA MARAVILHOSA, FIQUEI HOSPEDADO NA CASA DA DONA MARIA DOS ORGÂNICOS, APELIDO DADO A ELA POIS GOSTA DE AGRICULTURA ORGÂNICA, UMA CASA DE FAZENDA BEM ANTIGA, JANELAS DE TRAMELA, FOGÃO A LENHA E LÁ ME SENTI BEM E FELIZ.
    MINHA MÃE FOI COMIGO, POIS ELIANE E ZEUS NÃO PUDERAM E ELA FICOU ENCANTADA COM O TRATAMENTO DAQUELE POVO MINEIRO DO ALTO PARANAÍBA QUE EU TANTO AMO E SEMPRE VOU AMAR, ISSO VALE A PENA SIM NA EMPRESA, TRABALHAR UM POUCO MAIS POR ELES, GENTE BOA, LUTADORA E DO BEM MESMO.
    VOU ME CUIDAR SIM, POIS MINHA GLICOSE INSISTE EM FICAR LÁ ENCIMA , MAS VOU CONTINUAR TRABALHANDO COM DEDICAÇÃO E COMO VOCÊ MESMO DISSE, DEUS ESTÁ VENDO E COM CERTEZA ESTARÁ ME FORTALECENDO.
    AGORA DIGO AOS GOVERNANTES QUE NÃO FAZEM AS COISAS DIREITO QUE UM DIA ELES ENCONTRARÃO COM DEUS E TADINHO DELES QUE FIZERAM ERRADO O QUE PODIAM TER FEITO CERTO E QUANDO ELES ASSITIREM O FILME DAS SUAS VIDAS E VER QUE CRIANÇAS SOFRERAM POR CAUSA DELES, CHORARÃO LÁGRIMAS EM CACHOEIRAs, MAS DEUS COMO É MISERICORDIOSO VAI AJUDÁ-LOS, MAS ANTES TERÃO QUE CONSERTAR TUDO QUE FIZERAM DE RUIM, NÃO QUE EU QUEIRA JULGAR NINGUÉM, MAIS ESTÃO FAZENDO COISAS QUE DÓI NO FUNDO DA ALMA DA GENTE E SE FALANDO EM CRIANÇAS, MEU DEUS DÓI MAIS AINDA, TOMARÁ QUE ELES ACORDEM EM TEMPO E FAÇAM AQUILO QUE GANHAM PARA FAZER.
    ABRAÇÃO, UM EXCELENTE SÁBADO, UM MARAVILHOSO DOMINGO E MUITA PAZ NA SUA VIDA, DEUS A PROTEJA SEMPRE.
    EDER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    17 de Outubro de 2009 12:44

    ResponderExcluir