terça-feira, 27 de outubro de 2009

Extensão Rural- Um Serviço Essencial


Ontem a noite tive a honra de fazer a palestra Master na abertura do X Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural-CONFASER. Com o tema : Por Um Brasil Rural e Pesqueiro com Gente Feliz. Promovido pela FASER.

Na abertura houve a participação do Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, deputados estaduais, Secretário de Estado de Santa Catarina , Secretário Nacional da Agricultura Familiar, Adoniran Sanches, Secretario Nacional de Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira, e mais de 600 extensionistas do Brasil inteiro, além da nossa Academia Brasileira de Extensão Rural.

Na palestra procurei na falar dos avanços da Extensão Rural nos últimos anos e os desafios daqui para frente. Coloquei para o debate que a sustentabilidade da Extensão passa pela profissionalização da gestão da entidades de ATER, com a utilização de ferramentas modernas de gestão, pela utilização de metodologias de ATER participativa, onde os agricultores e suas organizações participem da construção, operacionalização e avaliação do nosso serviço, e por profissinais preparados para atuar em estruturas de rede de ação extensionista.

É claro que o Governo Federal que teve (e tem) papel fundamental na liderança da Política Nacional de ATER, na liderança da lei geral de ATER , no aumento de recursos, saindo de 2% do orçamento para 10% do orçamento da ATER brasileira que é de 1,6 bilhões. Só que o Governo Federal tem que chegar a pelo menos 35%.

Hoje são os Estados que bancam o serviço. Tive que discordar publicamente do Minsitro Gregolin, quando em seu discurso defendeu que parte dos recursos de Ater teriam que ir para o Ministério que ele está como Minsitro. E o que defendemos é o contrário: Que seja criada uma Secretaria Nacional de ATER e que os recursos para ATER de todos órgãos do Governo Federal sejam coordenados por esta Secretaria.

Uma coisa é certa: Conseguimos, todos juntos, colocar a Extensão Rural no debate nacional.

5 comentários:

  1. Presidente Zé Silva, Boa tarde!

    É impossível ler o relato acima sem fazer uma pergunta: _ não tem um vídeo, não?

    Não sei quanto tempo teve a palestra, mas não dá para produzir pelo menos um vídeo com os melhores momentos? O Rodrigo e o Marcos Stoduto da ASINF, bem que podiam estudar essa possibilidade.

    Presidente, queria poder ouvir "a discordância pública com o Ministro Gregolin" em relação a distribuição dos recursos. Uma das qualidades que vejo no Senhor é a franqueza: _ diplomático, mas sem fazer média.

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. PESSOAL DO MINAS RURAL, PARABÉNS PELOS 15 ANOS, de programa. Baixei ontem, o Programa "Comemorativo".

    O Programa é uma beleza! Consegue atingir um público variado, pela forma que é produzido.

    Um abração para você Giordanna Meirelles.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA ROSANA, COMO VAI??????????
    QUE ESSE A ENCONTRE EM PAZ!!!!!!!!!!!!!
    AGUARDO A RESPOSTA DO ÚLTIMO COMENTÁRIO QUE FIZ, DEVE ESTAR MUITO OCUPADA E SABEREI ESPERAR, FOI NO ASSUNTO ÁGUA É VIDA.
    ABRAÇÃO E QUE DEUS TE PROTEJA E TE FAÇA MUITO FELIZ!!!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Por um Brasil Rural com Gente Feliz,
    Nossa gente rural e feliz por natureza, é e um povo que em certos lugares estão precisando de ajuda. Falo isso porque e triste a gente ver reportagens falando da importância principalmente da agricultura familiar, falando que esses agricultores são responsáveis por uma produção grande de vários produtos. E os municípios que a gente conhece aqui no vale do Jequitinhonha(médio) tem um rural esvaziando e os poucos agricultores que restam no campo não produzem nei para o próprio sustento, vai buscar seu sustento na cidade. A extensão rural e um serviço essencial e o governo federal contribuir apenas com 10% não dá. Temos realmente que valorizar as pessoas que colocaram a extensão rural no debate nacional. Porque a coisa estava ficanndo feia. O desafio pela frente é grande, mas com gente comprometida a coisa anda.

    ResponderExcluir
  5. a Rosana,
    Boa idéia colocar vídeo. irei ver com o pessoal da área de TI. Ver se a ferramenta do blog possibilita.

    Caro Marcos,
    É realmente muito pouco a participação financeira do Governo federal, principalmente, se analisarmos que a maioria das políticas públicas chegam aos rincões do Brasil pelas mãos dos extensionistas rurais. Esta é nossa causa: Aumentar os recursos do Governo Federal e repassados sem burocracia, para um serviço essencial- Extensão Rural.
    Sds

    ResponderExcluir