terça-feira, 20 de outubro de 2009

Extensão rural no Canal do Boi

Na última sexta-feira, 16/10, estive em São Paulo em entrevista no programa Notas e Cotações, do Canal do Boi. Falei sobre os números da extensão rural e também sobre a Lei Geral de Ater. É possível assistir a entrevista pelo link: http://www.canaldoboi.com/frmMateriaDetalhe.aspx?m=2657

9 comentários:

  1. "Na verdade nenhum homem pode morrer em paz se não fez o possível para que os outros vivessem."

    Presidente Zé Silva, Boa Tarde!

    Vou só terminar um trabalho que estou fazendo e ver esta entrevista.

    Aproveitando a oportunidade hoje, quero lhe fazer algumas perguntas:

    Vários dos seguidores do blog, inclusive eu, estamos sempre falando da forma como lhe vemos. E, eu tenho uma curiosidade:
    _ Como o Senhor se define? Em sua concepção, quais são suas qualidades e defeitos?

    Fazendo uma análise em relação ao blog, percebi que o Senhor tem sido um ícone entre várias pessoas que amam a Extensão Rural e uma boa conversa (Grespan e eu, por exemplo, morando em ponto distantes de Minas estamos conseguindo criar uma amizade via "Zé Silva").

    Gostaria de saber então, como o "menino" que veio do meio rural se sente tendo alcançado um ponto de destaque na sociedade mineira e brasileira. Em algum momento o Senhor tem medo de perder sua essência e suas raízes?

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Presidente Zé Silva,

    Acabei de ver a entrevista agora.
    Na realidade, os dados do IBGE só oficializam uma situação já detectada por aqueles que trabalham com EXTENSÃO RURAL, mas são de grande valia para chamar a atenção da sociedade brasileira para importância da Agricultura familiar. (Serviu até para o Jornal Nacional fazer uma "série" sobre a Agricultura Familiar)
    Quais são as justificativas do IBGE para a demora do resultado da pesquisa? Não lí e não vi em lugar nenhum comentários a esse respeito. É de praxe essa demora?
    Dentro de uma visão totalmente leiga, creio que a LEI DA ATER é um primeiro passo rumo a vibialização de recursos para quem não tem nada para dar como garantia.
    Parabéns pelo seu desempenho na Entrevista. E obrigada por dizer: "NÓS" ao se referir a MINAS GERAIS.

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE ROSANA, COMO VAI??????????
    QUE BOM TER TE CONHECIDO MESMO QUE SEJA PELO BLOG DO ZÉSILVA E TENHO CERTEZA QUE UM DIA NOS CONHECEREMOS PESSOALMENTE.
    TOMARA QUE JOSÉ SILVA RESPONDA AS PERGUNTAS QUE FEZ A ELE, TENHO MUITA VONTADE DE SABER TUDO QUE PERGUNTOU, POIS QUANDO A GENTE ENCONTRA ELE PESSOALMENTE NÃO TEM JEITO DE CONVERSAR, TODO MUNDO QUER PAPARICÁ-LO E NUNCA CONSEGUI TER UM PAPO LEGAL COM ELE E OLHA QUE JÁ ESTIVE COM ELE MAIS DE 10 VEZES O QUE CONSIDERO BASTANTE TENDO APENAS QUASE 4 ANOS DE EMATER.
    O DOMINGO FOI MUITO BOM ROSANA, SEXTA-FEIRA JÁ TEM JANTA AQUI NA CASA DO EDER, UM PRODUTOR , SUA MÃE E FUTURA ESPOSA NO QUAL VAMOS SER PADRINHOS DE CASAMENTO VEM JANTAR CONOSCO E O FILHINHO DELES JÁ VEM JUNTO TAMBÉM, MAS AINDA NA BARRIGUINHA DA MAMÃE.
    HOJE QUANDO VISITAVA AS PROPRIEDADES PARA MARCAR COORDENADAS NO CAFÉ, CONHECI MAIS UM MONTÃO DE GENTE BOA E QUANDO PRODUTORA FOI COMIGO EM UM SÍTIO DE SUA MÃE,LEVOU SEU FILHO DE 9 ANOS CONOSCO E OLHA QUE O DANADINHO DO GABRIEL GRITAVA NO MEU OUVIDO, MAS COM AQUELA VONTADE DE CHAMAR A ATENÇÃO, ATÉ DOÍA MAS EU ESTAVA FELIZ, POIS ESTAVA PODENDO ORIENATAR ELES EM BOVINOCULTURA E A LAVOURA DE CAFÉ QUE ESTAVA PRECISANDO DE CUIDADOS.
    REGIME QUE ESTÁ DIFÍCIL, BISCOITO, QUEIJO, BOLO DE FUBÁ,DOCE DE BATATA DOCE, DOCE DE AMENDOIM,ROSCA E PÃO CASEIROS,REQUEIJÃO, CAFÉ, LEITE,OVO,ETC.......... MEU DEUS QUEREM ME MATAR DE COMER, COMO SÃO HOSPITALEIROS ESSE POVÃO MINEIRO, A GENTE SE SENTI MARAVILHOSAMENTE BEM COM ELES E FAZEMOS TUDO COM MUITO AMOR.
    VAMOS DEIXAR PARA OUTRO DIA, TENHO HISTÓRIAS INTERESSANTES PARA TE CONTAR, MAS VAMOS USANDO O BLOG DO NOSSO QUERIDO PRESIDENTE PARA ISSO E COMO VOCÊ MESMO DISSE QUE BENÇÃO ESSE BLOG E CONHECER PESSOAS LINDAS COMO VOCÊ ROSANA.DEUS PROTEJA VOCÊ E SUA FAMÍLIA, ABRAÇÃO.
    EDER!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes os produtores familiares não compreendem o por que de tantas cobranças e exigências que os orgãos fiscalizadores realizam para a regulamentação da produção dos seus produtos, principalmente da groindústria.
    Na maioria das vezes o fardo realmente é muito pesado.
    O Brasil tem apresentado importantes indices de crescimento e desenvolvimento. A medida que esses resultados vão se consolidando, vai se tornando cada vez mais competitivo,com maiores exigências para a obtenção de produtos de qualidade, saudáveis à população.
    Quando referimos aos agricultores familiares, reconhecemos as suas dificuldades e desafios. Não podemos subestimar a sua capacidade, rotular de pequenos, como se estivessem no diminutivo, incapazes de alcançarem novos horizontes. Cabe a extensão a realização desses grandes desafios, com os seus importantes resultados.

    Joel Lima da Fonseca
    Esloc/Coluna

    ResponderExcluir
  5. Joel,

    Concordo com tudo que você falou, mas em relação ao termo "PEQUENO", fico pensando se não é simplemente uma questão de SEMÂNTICA. Um termo tem que haver para separar quem possui uma área menor de quem tem uma, maior.
    Sinceramente, não creio que a auto-estima dos produtores possa ser afetada, por essa razão. Se a Agricultura Familiar produz 70% dos alimentos que consumimos é a junção dessas "pequenas propriedades" que demonstra que é o trabalho feito na terra que faz a diferença.
    Realmente, os Agricultores Familiares têm feito tanto para o Brasil, que faz a gente querer até arranjar um outro termo, que em nada lembre "mediocridade".

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Éder, meu amigo, um abração!

    Você viu o vídeo da Entrevista do Presidente? Vale a pena vê-lo.
    Cuidado com a glicose! Nem me lembre da palavra regime, porque estou precisando de um.
    Quanto a nos conhecermos pessoalmente eu também espero que isso aconteça. Quero rodar muito por nossa Minas Gerais; e conhecer Andradas parece um excelente programa. (por enquanto é só sonho, viu!)
    Menino, nem sabia que você era tão "novinho" de EMATER, assim. Tenho certeza que agora você está "EM CASA". Para quem gosta de "GENTE DE VERDADE, ESSA EMPRESA É O PARAÍSO"

    Até mais!
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  8. BOA NOITE CARA ROSANA, COMO PASSOU????????????
    QUE ESSE A ENCONTRE FELIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    PENSO QUE COMO ZÉ SILVA VAMOS PODER CONTAR TAMBÉM NOSSAS FAÇANHAS NESSE BLOG, QUE BOM É CONHECER MAIS PESSOAS E AINDA MAIS PESSOAS DE BEM.
    SÁBADO VOU COM MINHA ESPOSA PASSAR A TARDE NA PROPRIEDADE DO SENHOR DÉLCIO LOPES E DONA LIA, PRODUTORES QUERIDOS QUE SÃO AGORA GRANDES AMIGOS.
    DOMINGO VOU COMER CARNEIRO NA BRASA NO MESMO BAIRRO GABIROBAL MAS NA CASA DO SENHOR GERALDO BARATI E SUA ESPOSA DONA MARIANA, QUE TAMBÉM JÁ SE TORNARAM NOSSOS AMIGOS E FIZ PROJETO DE UMA TOYOTA PARA ELE QUE USOU BASTANTE NESSA COLHEITA DESSE ANO.
    MAS NÃO PENSE QUE É SÓ ALEGRIA NÃO, TENHO TRABALHADO QUE NEM UM DOIDO, FAZENDO PROJETOS E VISITANDO AS PROPRIEDADES, MAS VALE A PENA TUDO DE BOM QUE ACONTECE.
    BOA NOITE QUERIDA ROSANA, ME FALA MAIS DE SUA FAMÍLIA, DE VC,DAS SUAS CONQUISTAS.
    ABRAÇÃO, DEUS A ABENÇÕE.
    EDER!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Éder,

    Fico muito feliz com sua amizade com os produtores _ Você é do time de "Amadeu Quadros" impossível da gente não se encantar por você _ mas cuidado com essa "comilhança" de coisas que alteram a glicose.
    Já...já vou ter que entrar em contato com Eliane e Zeus para saber se você está exagerando nessas festanças. (rsrs)...(rsrs)! Isso é meio brincando e meio falando sério.


    Até amanhã!
    Hoje, o sono chegou!

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir