quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Asbraer e ABC firmam parceria para desenvolver projetos de cooperação


Estive reunido hoje com o Ministro das Relações Exteriores para assinar protocolo de intenções com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação). A ABC integra o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e tem como atribuição negociar, coordenar, promover e acompanhar os programas e projetos brasileiros de cooperação técnica, executados com base nos acordos firmados pelo Brasil com outros países e organismos internacionais.

Segundo o ministro a ABC irá desenvolver grandes projetos de cooperação com o apoio da Asbraer. Além dos projetos de cooperação já iniciados no Peru, Bolívia, Caribe, São Tomé e Príncipe a Asbraer irá compor um grupo que vai realizar um projeto no Japão.

Durante a audiência, propus a construção do Centro de Formação da Agricultura Familiar do MERCOSUL. Esse centro terá o objetivo de capacitar agricultores, jovens rurais e extensionistas para atuar nos projetos de Ater nos países que compõe o MERCOSUL, além de organizar missões técnicas e fortalecer a agricultura familiar.

16 comentários:

  1. Prezado Presidente Zé Silva,

    A criação do Centro de Formação de Agricultura Familiar do MERCOSUL é uma grande idéia. Espero que ela encontre respaldo e investimento por parte do Governo Federal.
    O trabalho com a Extensão Rural realizado no Brasil proporciona aos extensionistas brasileiros a condição de tornarem-se "orientadores" dos demais profissionais dessa área nos países da América do Sul.
    De todos os países sul-americanos, o que mais me preocupa hoje é a Venezuela. Há uma crise Interna e Externa que com certeza deve estar prejudicando os camponeses venezuelanos.
    As posturas de Hugo Chavéz que ameaçam a democracia e a liberdade de expressão me assustam, mas em contrapartida vou torcer para a Venezuela vir a integrar o MERCOSUL, pois assim nossos irmãos venezuelanos poderam participar dessa experiência inovadora.

    Gostaria muito de saber mais sobre o Projeto no Japão. Caso seja possível, gostaria que o Senhor ou alguém do Blog me indicasse um material para a Leitura.

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Éder,

    Não esqueci do Projeto dos "Orgânicos" e nem da minha resposta. Final de Semana te escrevo.
    Fica em paz!

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. André Bezerra,

    Seja bem-vindo! Cheguei com 249 companheiros e saí com 250 (rsrs). (É o blog no seu "boom"!)
    Você vai adorar esse espaço!

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Cara Rosana,
    Teremos mais informações sobre a cooperação com o Japão na próxima semana. Nos dias 03 e 04\11 acontecerá uma reunião com todos parceiros. A Asbraer será representada pelo Gelson da Emater-MG. Assim que ele voltar iremos publicar mais informações.
    Bom feriado à todos!
    sds.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Rosana, como vai???????????
    Que esse a encontre feliz e em paz!!!!!!!!!!!!!!!
    Penso que também está atarefada como nós aqui na empresa, mas fique em paz, esse projeto da cooperativa de orgânicos vamos conseguir sim realizar, mas sem pressa para que fique bem estruturado e o resultado seja muito bom.
    Resolvi voltar a escrever com letras minúsculas, e aproveito para te deseja um ótimo final de semana e um feriado abençoado.
    DEUS a proteja , grande abraço.
    Eder!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. cooperação Técnica

    Dois dos principais motivos para a celebração de uma cooperação técnica:
    -Estamos em tempos de globalização, era da difusão de informações, tecnologias.
    - A EMATER tem know-how compativel com às exigências da agricultura familiar e o seu desenvolvimento.
    Joel Lima da Fonseca
    Coluna-MG

    ResponderExcluir
  7. Éder,

    Não dá para deixar de comentar sobre a mudança do formato da letra.(rsrs)! Era seu diferencial, garoto, na percepção visual! (rsrs)!

    Você Resolveu voltar a escrever com letraS minúsculas por quê? O "capslock" estragou? (BRINCADEIRA!!!) Escritas com letras Minúsculas ou MAIÚSCULAS suas palavras são sempre bem-vindas, porque transmitem muita fé, paz e alegria a todos (CREIO QUE A MAIORIA CONCORDA COMIGO)!

    Ah! Você leu no "Água é vida" a resposta do Presidente Zé Silva falando sobre: "ideal, sonhos..." Achei muito profundo e interessante!Determinado com ele é, tenho certeza que a população do Norte de Minas e o do Vale do Jequitinhonha vão ter uma VIDA melhor!

    Éder, vamos juntos conseguir elaborar o Projeto dos orgânicos para você colocar em prática com os produtores...!Tô só dando uma organizada no meu trabalho (Estou digitando algumas Monografias, nas regras da ABNT, para o Curso de Administração da minha cidade e acompanhando a PESQUISA DE CAMPO).

    Sei não, mas acho que essa semana você vai receber uma surpresinha no seu ESLOC. (Sem promessas!)

    Com esse final de semana prolongado, não vai ter "festança" na casa de algum produtor, não? Conta depois...

    Que Deus esteja hoje, amanhã e sempre abençoado seu lar e sua família.

    Um abração pra você,
    Abraços para Eliane e Zeus

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  8. Joel,

    Vou passar, novamente, no seu Blog agora. Ah!
    Tem uma abrecampense que mora em Ponte Nova. Que tem várias informações sobre "Culturas Negras". Ela está desenvolvendo um trabalho interessante em Ponte Nova, nessa área!

    De minha Professora, ela passou a ser uma grande amiga: _ vou ver se consigo ser uma linha de contato entre vocês dois. Ela é uma intelectual maravilhosa: _ sem nenhum pendatismo, com uma bagagem cultural de deixar a gente de boca aberta. Uma pessoa incrível! Imagino que você vai adorar trocar experiências com ela. Guarda o nome: ANA LUÍSA FERNANDES OLIVEIRA DIAS (Aninha).

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  9. BOA NOITE ROSANA, COMO FOI O TEU SÁBADO, QUE AINDA NÃO ACABOU?????????????
    NA VERDADE ESTOU MORRENDO DE VONTADE DE DANÇAR UM FORRÓ NESSE LINDO SÁBADO, MAS ELIANE NÃO VAI E NÃO DEIXA EU IR, MESMO QUE SEJA NA TERCEIRA IDADE DANÇANDO COM AS VELHINHAS SIMPÁTICAS.
    VOLTEI A ESCREVER EM LETRA MAIÚSCULA EM TUA HOMENAGEM E GOSTO ASSIM, NÃO PRECISA FICAR MUDANDO E COMO DISSE FICA ESSE DIFERENCIAL E NA VERDADE GOSTO DE SER DIFERENTE EM TODOS OS SENTIDOS QUE SEJAM PARA O BEM DA HUMANIDADE.
    ESSE FIM DE SEMANA TRANQUILO, RESOLVI FICAR QUIETINHO EM CASA DESCANSANDO, MAS ELIANE ME COLOCOU PARA COZINHAR, POIS ESTÁ FAZENDO UMA DIETA, E EU COMO BOM SAMARITANO FUI PARA A COZINHA E OLHA QUE O ZEUS ATÉ GOSTOU DA MINHA COMIDA, TENTO FAZER O MELHOR, MAS SEI O TRIVIAL.
    SE A SURPRESINHA NO ESLOC FOR DO CORREIO, POR FAVOR MANDE PARA MEU ENDEREÇO PARTICULAR RUA MAJOR BONIFÁCIO, 361,APARTAMENTO 102, CEP 37795-000, ANDRADAS-MG, POIS LÁ NO ESLOC QUANDO NÃO TEM GENTE ELES DEIXAM NO LADO DE FORA E MOLHA TUDO.
    CREIO QUE JOSÉ SILVA ESTÁ PRECONCEITUOSO, POIS RESPONDE SEUS RECADOS E OS MEUS FICAM SEM RESPOSTA, MAS ELE ESTÁ CERTO, AFINAL........
    ABRAÇÃO , DEUS TE PROTEJA E TE FAÇA MUITO FELIZ E SE TIVER ORKUT ME CONVIDA, É SÓ ENTRAR QUE ESTOU NA COMUNIDADE EMATER-MG.
    EDER!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Éder,

    Deixa de ser "bobinho", rapaz! (rsrs...rsrs...rsrs). O Presidente Zé Silva é um CAVALHEIRO: _ PRIMEIRO AS DAMAS! Quando você tiver seu BLOG vai ser a mesma coisa. (rsrs)!

    Vocês homens sempre reclamam quando não podem sair para a "balada" sozinhos. Vocês não entendem, que nós mulheres somos maternais; não é nada de ciúme. A gente gosta de ter sempre quem AMA por perto (rsrs..rsrs...)! É isso que acontece com a Eliane. (rsrs)...(rsrs)!

    Sabe que criei um ORKUT pra mim há uns dois meses, só pra fazer uma experiência e mostrar minha PRIMA YOLANDA, QUE É ADOLESCEENTE (15 ANOS), a fragilidade dessa ferramenta.(Uma nova VERSÃO VEM AÍ, já está em teste, foi o que li.) Quero que ela aprenda a usar a INTERNET com bastante responsabilidade. Se mal usada a INTERNET é um perigo!

    Já tive sérios problemas por causa de um MAU-CARÁTER que usava minhas contas pessoais ou contas de uma Empresa que trabalhei se passando por mim. Nada mais desagradável e irritante que alguém teimar que você estava ONLINE em um bate-papo, quando você tem certeza absoluta que não estava.

    Apesar de ter saudade do tempo, que esperava o SR. YOLANDO (o carteiro de nossa cidade, na minha infância, adolescência e juventude - ele já foi para o andar de cima, deixando muita SAUDADES.), acho a EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA uma maravilha. Não é a velocidade que "as coisas acontecem" que altera O CARÁTER de uma pessoa. Quem é mau-caráter, o é, fazendo o que for e esteja onde estiver. Segundo os livros de PSIQUIATRA que andei lendo nessa época, dependendo do grau, isso é uma PATOLOGIA IRREVERSÍVEL, e que a gente tem que aprender na vida, que pessoas desse tipo são EXCEÇÃO e NÃO A REGRA. E é por isso, que continuo cada dia mais, APAIXONADA pelo ser humano, PELA AMIZADE...Sem traumas em nenhuma das duas áreas, GRAÇAS A DEUS! (Já pensou que maravilha, daqui a pouco vc pode estar lendo minha mensagem). Quando resolver a "utilizar meu ORKUT" você, Eliane e Zeus serão meus primeiros convidados. Combinado?

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  11. COMBINADO!!!!!!!!!!!!!
    ELIANE E ZEUS TAMBÉM TEM SEUS ORKUTs E GRAÇAS A DEUS TUDO ESTÁ BEM, NADA DE USO ERRADO POR OUTROS HUMANOS.
    ACHO QUE JÁ TE ESCREVI QUE ACREDITO NUMA NOVA GERAÇÃO DE SERES MAIS INTELIGENTES QUE NÓS, QUE TRABALHEM HONESTAMENTO EM TODOS OS SENTIDOS E QUE CULTIVEM SÓ O BEM, E CREIO QUE NÃO ESTÁ MUITO LONGE DISSO ACONTECER E ENQUANTO ISSO VAMOS AMANDO SIM ESSES SERES MARAVILHOSOS QUE VIERAM DE OUTRAS GALÁXIAS, PORQUE ESTAVAM PERDIDOS E NOSSO BOM DEUS RESGATOU, COLOCOU NO PLANETA TERRA E PEDIU QUE ELES CUIDASSEM DE TUDO, MASI NÃO SEI PORQUE RAZÃO INSISTEM EM JOGAR NA PRÓPRIA ÁGUA DETRITOS , CORTAR SUAS MATAS SEM CONTROLE E COISAS QUE VC SABE QUE ACONTECE, MAS NUM UNIVERSO SEM FIM TEREMOS INFINITAS CHANCES DE CORRIGIR E DE VIVER AVENTURAS QUE AQUI HUMANAMENTE NÃO PODEMOS IMAGINAR QUE EXISTEM, MAS EXISTEM SIM E SÃO FABULOSAS.
    PENA QUE MUITOS FAZEM O MAL SEM SABER QUE PODERIAM SIM FAZER O MELHOR, MAS REZAMOS PARA QUE NENHUMA CRIANÇA PAGUE O PREÇO DO ERRO DOS ADULTOS GANANCIOSOS E QUE DEIXARÃO TUDO AQUI, NEM O CORPINHO DELES LEVARÃO.
    AMANHÃ NOVO DIA, NOVAS ALEGRIAS E CONQUISTAS.
    ABRAÇÃO ROSANA, DEUS TE PROTELA.
    ABRAÇÃO, EDER!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Éder,

    Boa Noite!

    Visitei uma das COMUNIDADES DA EMATER. E claro, vi a foto do Zeus e da Eliane no seu ORKUT. Menino, tenho um primo com o cabelo da cor do Zeus. O interessante é que ele é "gêmeo" e o irmão tem o cabelo pretinho. Eu brinco que reunião de família na minha casa, é a mesma coisa de reunião da EMBAIXADA DA ONU: _ tem gente de tudo quanto é jeito. Uma legítima família brasileira... dos olhos azuis até a raça negra.

    Vi um vídeo lindo da sua amiga RITA DE CÁSSIA, aquele do dia de São Francisco de Assis. Não estou registrada nos seus visitantes, não? Vê lá! Ah! Vi seus amigos Padres...

    Aproveitei e vi o ORKUT da Dilmaria...que é a amiga da Dona Sandra Pereira Nascimento... que é amiga da Cláudia...Sei, não, eu sou da roça mesmo...estou me adpatando a essas modernidades (rsrs)...(rsrs)... É muita exposição!

    Quanto ao ser humano, Éder, eu penso o seguinte: _somos humanos, cheios de imperfeições, e com um Deus e misericordioso que sabe nossas limitações. Agora, se você não é CAPAZ DE AMAR SEU SEMELHANTE; NÃO É CAPAZ DE SE COMOVER COM A DOR E COM O SOGRIMENTO ALHEIO; DE ENXERGAR O OUTRO PELO AQUILO QUE ELE É, E NÃO POR AQUILO QUE ELE POSSUI... ALGO ESTÁ ERRADO... "gente" tem que "amar gente".

    E por falar em "gente" que ama "gente". Você viu o MINAS RURAL desta semana? Éder, que maravilha o trabalho feito com "Assentados" da região de Uberlândia. Eu não sei se ando ficando boba, mas fiquei toda emocionada. Ficou gravado na minha cabeça a imagem de um EXTENSIONISTA: MARCOS (o que não falta é Marcos nessa EMATER-MG - rsrs). As imagens dele andando dentro de um curral com um produtor é comovente. Passa tanto amor, tanto afeto. A sensação que a gente tem, e que se ele pudesse, ele abriaria os abraços e acolheria aquelas 142 famílias de tudos e de todos. Vê quando puder e me diz o que você achou?

    Abração e fica com Deus!
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  13. "e protegeria de tudos de todos..." preguiça de excluir e colocar de novo. (rsrs)...(rsrs)...(rsrs).

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Rosana !!!
    Muito interessante a forma com que você se relaciona com os seus colegas.Um modo especial de atenção e amizade.Este é o seu modo de ser, muito radiante.
    Estamos trabalhando com duas comunidades Quilombolas no municipio, criamos as associações destas comunidades, encaminhamos registro à Fundação Palmares. A comunidade está se tornando mais participativa, resgatando valores. Temos muito desafios, toda a forma de apoio será bém-vindo, de grande importantãncia.
    Um grande abraço.
    Joel Lima da Fonseca
    Coluna-MG

    ResponderExcluir
  15. Joel,

    Tudo isso é bondade sua. Na vida somos uns pelos outros. Aprendi com meu pai-avô o seguinte lema bíblico: "_ quem não serve, não serve para ser servido". Pela a vida fora tenho precisado muito da ajuda de outras pessoas, e GRAÇAS A DEUS, mãos amigas nunca me faltaram.

    A vida desde sua concepção até o fim requer comunhão: X e Y se unem para que nossa existência se concretize, e no final são mãos amigas e bondosas que nos conduzem até onde a "carne" repousará. Penso o seguinte: _ todo o universo nos chama a comunhão.

    Já conversei com minha amiga sobre o seu trabalho. Quando tiver novidade deixo no blog para você.

    Um grande abraço
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  16. Este assunto interessa. Vamos acompanhar os desdobramentos!

    ResponderExcluir