domingo, 18 de outubro de 2009

Ação pelo cooperativismo

No sábado, dia 17, participei do Dia da Cooperação em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, uma ação da Credial, que envolveu jovens e lideranças para discutir o fortalecimento do cooperativismo.

11 comentários:

  1. BOA NOITE JOSÉ SILVA, COMO VAI?????????
    QUE ESSE O ENCONTRE EM PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    O COOPERATIVISMO É UMA BENÇÃO E ESTOU PENSANDO SERIAMENTE EM MONTAR UMA COOPERATIVA DE PRODUTORES ORGÂNICOS EM ANDRADAS E PRECISO DA AJUDA DE PESSOAS QUE TEM ESSE PODER A AJUDAR A MONTÁ-LA E QUEM TIVER ALGUMA IDÉIA QUE VENHA FORTALECER ESSE DESEJO, CONTO COM ISSO.
    ABRAÇOS JOSÉ SILVA, TENHA UMA SEMANA PRÓSPERA E FELIZ!!!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Presidente Zé Silva,

    Se soubesse que o Senhor iria a Almenara, teria pedido que desse UM ABRAÇO ENORME, no meu MUITO QUERIDO: AMADEU QUADROS! Na última notícia que tive dele; ele se encontrava lá!

    Aprendi muito sobre humildade e bondade com esse homem. Na realidade nos vimos pessoalmente poucas vezes, mas ele ganhou meu respeito na primeira vez que nos encontramos. Havia 07 meses que estava no Esloc Abre Campo. Logo que o vi, me aproximei e disse: "_ OLÁ, SOU ROSANA DO ESLC ABRE CAMPO, e ELE me deu uma das repostas mais surpreendentes que tive em toda minha vida: "_ OLÁ, EU SOU AMADEU QUADROS, E ESTOU ME SAINDO UM "BELO" GERENTE REGIONAL. A PROVA DISSO, É ESTARMOS NOS CONHECENDO PESSOALMENTE HOJE. Ganhou meu respeito e minha admiração. Quem tem autocrítica e reconhece seus limites, não merece ser criticado.

    Amadeu marcou muito a minha a vida. Lembro-me de um dia que liguei para fazer uma pergunta sobre o "FEIJÃO DO MINAS SEM FOME." E ele me disse: "_ Querida, SOU VETERINÁRIO,mas vou procurar uma resposta com um AGRÔNOMO para você, porque a gente não pode emitir opinão de valor de uma área que não tem conhecimento suficiente. Ponto para Amadeu Quadros...Sábio homem! Tenho certeza, que se eu perguntasse para o JATENE de cirurgia Plástica com certeza ele me mandaria procurar PINTANGUY e vice-versa. Podemos opinar sobre tudo, mas emitir opinião de valor, somente os especialitas da área. Amadeu é assim...

    O respeito, o afeto que aqueles estavam abaixo dele na pirâmide hierárquica tinham era impressionante. Era um líder que estendia tapete vermelho para seus liderados. O que é surpreendente em uma hierárquia, porque é muito comum estender-se tapetes vermelhos aos que estão acima na pirâmide hierárquica e usar os subordinados como capacho.

    Quero que o Senhor sabia, que Amadeu Quadros jamais usou a confiança depositada nele, ao ser indicado como GERENTE REGIONAL, para nos fazer sentir inferiores, mas sim, para demonstrar que éramos seres humanos em funções diferentes, mas dignos do mesmo respeito.

    QUE DEUS LHE CONCEDA A GRAÇA DE ESTAR CERCADO DE GERENTES REGIONAIS DA ESTIRPE DESSE HOMEM, POIS TODAS AS FALHAS E POSSÍVEIS ERROS, POR ELE COMETIDOS, SÃO FRUTOS DO EXCESSO DE BONDADE QUE RESIDE NAQUELE SER, POR ISSO MESMO, FACILMENTE PERDOADOS E ESQUECIDOS.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. ÉDER,

    Boa Noite!!!!!!!!!!!!
    Uma semana muito feliz para você!!!!!!!!!!!!!!!

    Espero que você tenha tido um final de semana muito feliz com Eliane e o Zeus.
    Li sobre a Dona Maria dos Orgânicos e do "Sô" Zé.
    Tenho certeza que todo produtor atendimento por você se torna seu "fã". Vendo tudo que você, vejo que Pai biológico você do Zeus, mas no que seu coração há muitos filhos, pois você é PAI de todos que necessitam de sua ajuda.

    Sua Mãe deve ter ficado toda orgulhosa do Filhão. Você é o queridinho da mamãe? É filho único?

    Minha única irmã (Rogéria)diz que eu sou a queridinha da mamãe e até do meu Pai que vive muito distante de nós (desde que tinha 4 anos).
    Sabe o que digo pra ela: "precisa de ciúme, não, porque EU TRANSFIRO TODO AMOR PARA VOCÊ! "É minha irmã, meu par". Daria minha vida por ela, se preciso fosse... Ah, e tem uma sobrinha a Flavinha (21 anos), é meio que minha filha, pois semre dividi a responsabilidade educá-la e mantê-la com minha irmã, que ficou viúva muito cedo.
    Sabe qual o sonho profissional dela: SER AGRÕNOMA! Se Deus quiser, vai ser! Por enquanto está fazendo um Curso de Técnico em segurança. É ELA LINDA! E a queridinha da Titia.

    Come bastante: berinjela, cebola; e tome chá de quebra-pedra para a glicose. E claro, os medicamentos do Médico, nesse acaso a ALOPATIA é fundamental!

    Um abração,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Caro Eder e Cara Rosana,
    O encontro sobre cooperativismo foi muito bom. Houve um gesto muito importante para o rio jequitinhonha,a soltura de alevinos de peixes da própria bacia hidrográfica.Promovido pela CREDIAL e CEMIG, através do programa Peixe Vivo.
    A Cooperativa tem um trabalho regional na área de crédito para a agricultura.
    Boa semana à todos.
    Sds.

    ResponderExcluir
  5. "o laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais." Jonh Kennedy

    Prezado Presidente Zé Silva,

    Desejo-lhe também uma excelente semana e a todos os campanheiros do blog.

    Acredito que COOPERAR é o verbo que todos devemos conjugar para realizar as mudanças que
    não só nosso país necessita, mas todos os países subdesenvolvidos do mundo.
    Uma iniciativa brilhante de todos os parceiros, pois enquanto se cuida do "RIO JEQUITINHONHA", e se mantém vivos e livres os peixes de lá, estamos cuidando de todo o planeta. Tudo está interligado. O PLANETA TERRA é um grande coração que pulsa no imenso universo. Temos que tratá-lo bem, para continuarmos vivos, pois somos só pequenas artérias.
    As notícias que tenho lido sobre a UREGI DE ALMENARA indicam que o Gerente Regional, Geraldo Ricardo Neri Pinto e sua Equipe, têm feito um grande trabalho na Região. Aproveito, então, a oportunidade para deixar um grande abraço a ele e parabenizar a todos que compõe a Equipe.

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  6. Éder,

    Se você precisar de alguém para colaborar na área de pesquisa bibliográfica em relação a "COOPERATIVA DE ORGÂNICOS" pode contar comigo. Vai ser um prazer ajudá-lo. Você diz o que precisa e te envio no e-mail. Combinado?

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE ROSANA, COMO VAI???????????
    QUE ESSE A ENCONTRE EXTREMAMENTE FELIZ!!!!!!!!!!
    SEMPRE GOSTO DE LER SUAS PRECIOSAS PALAVRAS, INSPIRADAS POR DEUS MESMO!!!!!!!!!!!
    SOU O ÚNICO VARÃO DA FAMÍLIA, TINHA UMA IRMÃ MAIS VELHA QUE DEUS LEVOU COM 36 ANOS A SILVIA E QUE ERA UMA GRACINHA DE PESSOA, POR ISSO PRECISAVAM DELA NO MUNDO ESPIRITUAL E TENHO DUAS MAIS NOVAS QUE EU, JAQUELINE E SILVANA E ELAS DIZEM QUE SOU SIM O QUERIDINHO DA MAMÂE, MAS PENSO QUE NÃO SEJA NÃO, POIS FAZEM 70 DIAS QUE MINHA MÃE NÃO VEM ME VER E MORAMOS A APENAS 60 KM DE DISTÂNCIA, QUANDO MORAVA EM CARMO DO PARANAÍBA 550 KM ELA IA MAIS LÁ E VIM PARA O SUL DE MINAS PARA FICAR PERTO DA FAMÍLIA E ELES APRONTAM ESSA, MAS AMO ELES E TENTO ENTENDER AS RAZÕES.
    ONTEM ALMOÇOU COMIGO UM CASAL DE ITALIANOS E FILHA E NETA DELES, SÃO PRODUTORES, MAS JÁ APOSENTADOS, ELE TEM 83 ANOS, O SENHOR LUIZ E ELA 82 ANOS A DONA ANGÉLICA, SUBIRAM NO SEGUNDO ANDAR PELA ESCADA E FIQUEI EMOCIONADO PELO CARINHO DELES, ELA É EVANGÉLICA, FEZ UMA LINDA ORAÇÃO NA HORA DO ALMOÇO, FIZEMOS CAPELETE ARTESANAL EU E A ELIANE PARA HOMENAGEAR ELES QUE SÃO ITALIANOS E FOI MUITO PRECIOSO, FAÇO PRONAF E DOU ASSISTÊNCIA AOS FILHOS DELES QUE SÃO AGRICULTORES FAMILIARES.
    COISA BOAS DA EMATER E FICA PARA SEMPRE.
    QUANDO A AJUDA DO COOPERATIVISMO, PRECISO SIM, VOU COMEÇAR E PRETENDO MONTAR ESSA COOPERATIVA AQUI QUE JÁ TEM ALGUNS PRODUTORES DE CAFÉ ORGÂNICO E TEM MUITOS INTERESSADOS, NÃO SEI NEM COMO COMEÇAR, POR ISSO PEDI AJUDA, ESTOU ABERTO ROSANA A TODA AJUDA QUE VIER.
    LINDA SUA FAMÍLIA, QUE DEUS PROTEJA A TODOS SEMPRE.
    ABRAÇÃO E TENHA UMA SEMANA DE MUITA PAZ!!!!!!!!!
    EDER!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Éder,

    Por dois motivos vim ser seguidora do Blog do Presidente Zé Silva: primeiro o fato de admirá-lo muito; segundo, porque sabia que nesse espaço eu teria a oportunidade de conhecer seres humanos de verdade. O que não falta é gente bacana na EMATER-MG. Como diz minha Tia: (fã número um de Geraldinho da EMATER, que trabalhou,aqui, em Abre Campo) _ esse povo que "mexe" com gente da roça, é bom da gente lidar com "eles". rsrs...rsrs. A gente tira "as exceções" para confirmar a regra e pode concordar com ela. (rsrs).

    Que domingo animado! Dizem que os italianos são muito carinhosos. É Através desses vínculos sinceros criados entre PRODUTORES e EXTENSIONISTAS como você, que a Empresa vai divulgando SUA BOA IMAGEM.

    Vou começar a estudar sobre o "projeto dos orgânicos" e vou COOPERAR a distância como puder. Tenho a certeza, que todos do Blog que puderem ajudar irão te oferecer seus préstimos.

    Até breve,
    Um grande abraço,

    Que Deus lhe abençoe e a sua família hoje e sempre.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  9. Prezada Rosana,

    Apesar de não conhecê-la, concordo contigo em tudo que falou sobre o Amadomeu Vasques, digo, Amadeu Vasques, amado nosso, amado do povo deste nosso Regional Almenara.

    Se existe no mundo uma pessoa que seja "camarada, bacana, competente colega, excelente amigo, inteligente, sempre bem disposto a colaborar com tudo e com todos e, principalmente, sempre com uma resposta condizente pra dar, este chama-se Amadeu Vasques Tavares de Quadros.

    Infelizmente iremos perdê-lo pela segunda vez.

    Felizes os colegas que o receberão no regional de Teófilo Otoni. É um soldado que vale por um batalhão inteiro.

    Ainda bem que na nossa EMATER-MG existem muitas pessoas da mesma estirpe. Não é á toa que esta empresa é um orgulho pra mim.

    E que Deus permita que a cada dia surjam mais e mais profissionais ematerianos com as mesmas qualidades do nosso amigo e amado Amadeu.

    Precisaremos muito.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Presidente José Silva,

    Ficamos muito felizes (posso falar por mim e por todos os outros colegas) com mais esta sua visita ao nosso Regional.

    É bom perceber que podemos contar contigo e mais satisfatório ainda é dizer que pode contar conosco.

    O dia "C", dia do Cooperativismo, foi inédito por aqui e deu pra perceber o quanto o povo interessou-se pela causa - cooperativismo.

    É bom que a EMATER-MG esteja continuamente preocupada em cooperar com a conservação do meio ambiente e do nosso Rio Jequitinhonha, com os pescadores, com a comunidade ribeirinha, com todos os demais agricultores, com a Credial e com tantos outros presentes num evento tão importante.

    Bom ver que colegas como você, Valmar e Harildo mostram-se tão dispostos a apoiar trabalhos bonitos em pleno meio dia e o sol rachando a cuca com os seus costumeiros 40°.

    Agradecemos, de coração, pela atenção dispensada ao guerreiro e alegre povo desta região de Minas.

    Grande abraço.

    Dilmária

    ResponderExcluir
  11. Dilmária,

    Fiquei muito feliz em ver que você concorda comigo sobre AMADEU QUADROS. Mais feliz fiquei, é claro, em saber que A REGIONAL DE ALMENARA FAZ ECO A ESSE SENTIMENTO. Para quem não o conhece, talvez seja difícil entender tanto carinho em relação a ele. Entretanto, ao conhecê-lo tenho certeza que vira fã de carterinha (rsrs)!

    Infelizmente, convivi pouco com ele, mas foi o suficiente para me encantar. Amadeu é pura EMOÇÃO. A "criatura" exala amor, carinho, bondade, humildade... tudo de LINDO! Até o nome dele é reflexo do seu jeito de ser: _ AMA A DEUS!

    Diga a ele por favor, que passe o tempo que for, ele sempre terá um espaço reservado no meu coração. Fale também, que no dia de Santa Luzia (13 de dezembro), na casa da minha VOVÓ fica uma vela iluminando a Santa em intenção dele, pois na última vez que o vi, ele estava para fazer uma cirurgia nos olhos. A explicação, que ele fazia para a cirurgia era uma graça...

    Dê um abraço enorme no nosso AMADO.

    Um grande abraço para você! Obrigada, pela sua simpatia!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir