quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Agroecologia: especialistas mineiros querem nivelar conceitos



A Subsecretaria de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por intermédio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais (Cedraf), vai realizar nesta quinta-feira (02/08), na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), o Encontro de Nivelamento Conceitual em Agroecologia.
“O objetivo do encontro é nivelar conceitualmente o tema Agroecologia e iniciar o levantamento de subsídios para a elaboração da Política e do Programa Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de Minas Gerais”, informa Eugênio Martins de Sá Resende, coordenador de Apoio à Agroecologia da Subsecretaria de Agricultura Familiar da Seapa.
De acordo com Resende, a jornada programada pelo Grupo Temático de Agroecologia para esta quinta-feira reunirá pesquisadores, extensionistas, agricultores agroecológicos e orgânicos, além de técnicos de organizações governamentais e não governamentais. Ele diz que os principais problemas, atualmente, são a falta de formação agroecológica adequada tanto para agricultores/as como para técnicos; pouca divulgação da agricultura agroecológica; falta de políticas públicas consistentes e articuladas no desenvolvimento da produção em bases ecológicas; e pouca pesquisa articulada com a extensão em tecnologias voltadas para a agricultura familiar agroecológica.
O Encontro de Nivelamento Conceitual em Agroecologia será aberto às 9h30, com apresentações sobre o Marco Referencial em Agroecologia da Embrapa, por Walter Matrangolo, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, e Irene Cardoso, professora do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Na parte da tarde haverá debates e visita ao Laboratório de Criação de Insetos e à Área de Produção Orgânica da Embrapa.
Fonte: Ascom Sec. Agricultura MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário