quarta-feira, 18 de abril de 2012

PDT formaliza a criação da Secretaria Nacional da Agricultura Familiar, e dá posse a Zé Silva como presidente do movimento



O PDT formaliza em solenidade na próxima quarta-feira, 25, em sua sede em Brasília, a criação da Secretaria Nacional de Agricultura Familiar do partido – SENAF-PDT, com a participação de dirigentes, militantes, convidados e representantes de entidades ligadas ao setor. O deputado federal Zé Silva, um dos líderes para a criação do movimento no partido, será empossado presidente da SENAF-PDT.

Para o parlamentar, a criação da Secretaria alarga os espaços democráticos para o protagonismo político dos agricultores familiares brasileiros, “e enriquece ainda mais a história do Partido Democrático Trabalhista, que acolhe de forma orgânica e solidária a cultura, as demandas e a visão de mundo desse setor fundamental para o desenvolvimento brasileiro”, acrescentou.

Zé Silva é extensionista rural de carreira da Emater-MG, filho de agricultores familiares, e presidiu a empresa mineira de 2003 a 2010. Na Câmara, o parlamentar preside a Subcomissão de Agricultura Familiar, Extensão Rural e Energias Renováveis, no âmbito da Comissão da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Essa ligação histórica com a agricultura familiar, afirma Zé Silva, “transforma esse momento na realização de um sonho, que é o nosso trabalho para ampliar os horizontes de protagonismo político das populações rurais, que entendo ser uma das formas de essas populações conquistarem o acesso a políticas sociais e atendimento aos seus direitos de cidadania”.

Entre as conquistas sociais “que não chegam” ao meio rural, o deputado cita o abastecimento domiciliar de água, sistemas de telefonia e informações, educação e saúde de qualidade, condições para práticas de esporte, lazer e cultura, e adequadas de condições de transportes, seja para a economia agrícola ou mobilidade das pessoas”:

“A SENAF-PDT, acolhida de forma orgânica pelo partido, é um instrumento a mais na luta contra essa marginalização a direitos sociais ainda vivida pelas populações do campo. Avançamos muito nas questões de apoio à produção agrícola, o que é importante e essencial para a segurança alimentar em nosso País, mas estamos longe de uma situação de justiça quanto às questões sociais”, manifestou.

A cerimônia de posse dos dirigentes da SENAF-PDT acontece na próxima quarta-feira, 25, na sede nacional do PDT, em Brasília, às 19 horas.

Um comentário:

  1. Prezado Zé Silva,

    Recebo com enorme alegria a notícia. Digo hoje a todos que deposito no Senhor (em conjunto é claro com uma boa equipe articulada) a esperança de ver chegar ao campo, tudo o que hoje ainda é sonho.

    Parabéns! Começamos um novo tempo. Creio que o "grande Brizola" está feliz em algum lugar no universo!

    Abs!
    #VamosJuntos!

    ResponderExcluir