quinta-feira, 2 de abril de 2009

Em tempos de crise


Todos os setores da economia estão sendo afetados pela crise mundial. A agricultura e a pecuária ainda mais, porque existem uma série de fatores, como o clima, que influenciam e colocam mais riscos nessas atividades. Neste momento, é fundamental fortalecer o planejamento, avaliar cuidadosamente as atividade e, se for fazer um financiamento, que seja com juros fixos ou então, que seja equivalência ao produto. E deve-se ficar atento também para que o produto tenha garantia de mercado. E por falar em mercado, outra recomendação é investir em qualidade, o que significa garantir mercado e agregar valor, sem gastar muito mais.

4 comentários:

  1. Dr. José Silva,

    Parabéns por mais essa conquista.
    Minas e Brasil só têm a ganhar com suas realizações. Vá em frente.

    Sds,
    Denise Santos

    ResponderExcluir
  2. Na Crise é que se Cresce, pois você pode escolher; pode ser aquele que vai ficar chorando ou alquele que vai vender os lenços.

    ResponderExcluir
  3. Como crise e oportunidade andam juntas creio que quem souber buscar a tão aguardada melhoria na gestão das propriedades sairá na frente.

    Na região sul não vejo que o crédito é o principal gargalo hoje e sim a profissionalização dos produtores. Mas há solução:
    recentemente participei de uma apresentação do programa GQC(Gestão com Qualidade em Campo) e fiquei de queixo caido quando ví alguns produtores que terminaram um curso de 160h patrocinado pela Sicoob/Credivar e Cooperativa Unisul, apresentando os seus trabalhos. Eles estavam usando uma série de ferramentas tais como PDCA,Matriz SWOT(FOFA), etc.... na análise e montagem de estratégias para suas propriedades. Essas ferramentas estou tendo a oportunidade de aprender em MBA e achava que estavam distantes dos produtores. Creio que temos bastante a evoluir nesse sentido. Qual a minha agradável surpresa quando conversando com o instrutor o mesmo me fala que foi extensionista por cerca de 20 anos na região de JF.

    Na área de bovinocultura leiteira temos tido uma boa experiência com a seleção, montagem, acompanhamento e divulgação das UE´s de bovinocultura. Mas esse trabalho só funciona se for personalizado para alguns poucos e deles ser divulgado para outros muitos.

    Sucesso

    Marcelo Martins
    Alfenas

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde. A crise financeira mundial que passamos é uma questão crédito, tanto financeiro como também de confiança das empresas no mercado mundial.
    Diante do desafio, o governo brasileiro tem que tomar algumas medidas para fortalecer o agricultor, através de crédito rural, apoio na comercialização, oferecer assistência técnica, conseguir melhores formas de garantias sobre a venda de produtos agrícolas.

    Abraço,

    Wilson Marajó

    ResponderExcluir