segunda-feira, 26 de março de 2012

Caminhando com o Produtor Rural - A importância das manifestações culturais

Estamos participando, semanalmente, do Programa Agro News, de notícias, informações, entrevistas e debates sobre a atividade agrícola. O Agro News é veiculado pela Band Triângulo, em parceria com o site redeagromais.com.br, com cobertura em todo o Noroeste e Triângulo Mineiro.O Programa vai ao ar aos sábados, às 7h45, com reprise aos domingos, às 7h15, e nossa participação acontece no quadro “Caminhando com o Produtor Rural”. Passamos a publicar aqui o tema que tratamos a cada semana no Programa.

Caminhando com o Produtor Rural


Meus amigos e minhas amigas, bom dia!

No Caminhando Com o Produtor Rural de hoje, vamos tratar da importância que tem as manifestações culturais no meio rural, a necessidade de sua preservação e contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Tive a alegria de participar de um momento de cultura no meio rural. A festa aconteceu no final de dezembro, no Pontal do Triângulo Mineiro, na comunidade de São Sebastião, um Distrito Rural de Carneirinho, minha terra natal. Anualmente acontece na comunidade a Festa de São Sebastião, uma confraternização de pessoas que atrai centenas de visitantes até de outros Estado, como São paulo e Mato Grosso do Sul.

É um dia inteiro de atividades culturais, com cantorias, danças típicas de nossa regão, como a catira. É um festival de comidas tradicionais, com cavalgada, folia de reis, procissão e outras manifestações religiosas. Mas tem também prestação de serviços para os produtores rurais, com a presença da Extensão Rural fazendo palestras sobre os mais diversos temas da produção agrícola.

E tudo isso tem um valor imenso para a qualidade de vida das pessoas. As atividades culturais elevam a autoestima da comunidade, preserva as raízes históricas da região e promovem um momento de lazer e confraternização entre comunidades rurais. É por isso, por esses valores, que a cultura é parte indispensável do desenvolvimento sustentável local.

Precisamos valorizar essas manifestações da cultura no meio rural, com o apoio das administrações municipais e de outros níveis de governo. Como dizia um poeta, um povo que ama e nção preserva suas raízes culturais, jamais será um povo livre. Preservar e valorizar a cultura rural é enriquecer o acervo cultural de todo o nosso País.

Porque a cultura é como as bacias hidrográficas, é como as nascentes. Se acabar com uma, por menor que seja, toda as demais são também atingidas, porque a cultura vive de sua diversidade, são entrelaçadas, e é assim que se forma a cultura de uma nação. Viva, valorize e participe da cultura rural de seu município.


Participe você também do quadro Caminhando com o Produtor Rural, acesse zesilva.com.br ou redeagromais.com.br ou ainda pelos emails: caminhando@zesilva.com.br ou caminhando@redeagromais.com.br.

Um abraço, e Vamos Juntos!

Um comentário:

  1. O respeito com a manifestação cultural de uma comunidade é a forma de levá-la a ter consciência de sua importância e de estimular a conservação do que necessita ser preservado.

    Abs!

    ResponderExcluir