quarta-feira, 14 de abril de 2010

População Rural Esquecida- De Novo

 
​No final de março, no Rio de Janeiro, especialistas em urbanismo do mundo todo se reuniram para discutir a questão da migração de populações rurais para os grandes e médios centros urbanos, um fenômeno que acontece em praticamente todos os países do mundo, e seus impactos na formação de favelas, violência e outras mazelas trazidas pelo crscimento desordenado das cidades. No Brasil, a migração rural ainda não teve, de parte do poder público, a devida atenção que merece, pelo seu impacto no equilíbrio social, no crescimento econômico e, em última análise, pelo que provoca na qualidade de vida da população brasileira como um todo.
​Para aqueles especialistas, o poder público precisa, “urgentemente”, estender as políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida às populações que chegam nos centros urbanos. Ou seja, o Estado precisa levar de forma ágil para essas pessoas a energia elétrica, as estruturas de educação, de saúde, de lazer, de transporte, de moradia, enfim, levar todas as políticas públicas para os direitos de cidadania que as famílias rurais, em sua imensa maioria, não têm... E por isso mesmo, migram para as cidades.
​Ora, estamos repetindo os mesmos erros históricos que aceleraram o esvaziamento do meio rural, qual seja, políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida só depois que o cidadão estiver morando nas cidades. Por isso, estamos propondo grandes mudanças nessa visão de Estado: é preciso levar urgentemente essas políticas públicas para as famílias que vivem – que ainda vivem – no campo, no meio rural. Coleta de lixo domiciliar, saneamento básico, política de habitação, educação e saúde de qualidade, lazer, transporte público, entre outras, são políticas que ainda não chegaram ao meio rural, e esse é o principal motor da migração.
​Evidente que as pessoas são livres, vivem onde quiserem, no campo ou na cidade. Mas, é preciso que se dê as oportunidades para uma vida de qualidade no meio rural, através de políticas há muito tempo já conquistadas pelas populações urbanas. Do jeito que estamos hoje, as pessoas não migram porque querem, e sim, porque são obrigadas a isso, dada a precariedade das condições de vida no meio rural. É esse quadro que precisa ser mudado. Vamos juntos.

10 comentários:

  1. Caro Zé Silva,

    Como gostei dessa postagem. Dá vontade de imprimir e sair espalhando por aí.

    Há pessoas que não entendem, que a gente sabe que os cidadãos são livres para morar onde quiserem. Fica parecendo que queremos "prender" o homem no campo, para ele não vir "bagunçar" a vida urbana.

    Não é nada disso! A gente quer, que ele tenha OPÇÃO, PODER DE ESCOLHA, e não que seja expulso pelas contigências. Se começa a faltar tudo,como ele pode escolher? É a necessidade de sobrevivência QUE NA MAIOR PARTE DAS VEZES EMPURRA O HOMEM para os médios e grandes centros.

    Converso bastante com os produtores. Nunca ouvi de um, que VIR PARA CIDADE é uma escolha. Muito pelo contrário, os que migraram sonham em voltar PARA CASA, os demais falam dessa possibilidade como um grande DRAMA em suas vidas.

    MEUS AVÓS MATERNOS e PATERNOS sempre me disseram que saíram do CAMPO, empurrados pela miséria. Três deles morreram cultivando a idéia, que um dia voltariam PARA CASA... Não deu, mas a gente ta aí, para ajudar a lutar por aqueles que querem lá permanecerem, em nome dos COSTAS e dos CORRÊAS que foram expulsos do seu habitat e sofreram demais!

    AH, ENQUANTO TODOS NÃO SE CONSCIENTIZAREM QUE A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PASSA PELO CAMPO, TEREMOS LONGAS BATALHAS.

    POR ISSO VAMOS JUNTOS!!!!

    Rosana da Costa Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. CARO AMIGO ZE SILVA.
    E COM MUITO ORGULHO E PRAZER QUE FASSO PARTE DE UM DE SEUS SEGUIDORES E PRA ISSO SO EXISTE UM EXPLICACAO POIS E PELA SUA DIGNIDADE E SERIEDADE EM TODO O TRABALHO QUE VC FEZ PELA EMATER E ASBRAER , POIS SO VOCE PODE VER A NECESSIDADE DO HOMEM DO CAMPO QUE E UMA CLASSE SOFRIDA E TRABALHADORA QUE ALI TIRA SUA SUSTENTABILIDADE E POR ISSO QUE TE ADIMIRO MEU AMIGO E E DE PESSOAS COMO VC QUE PRECISAMOS TER NO CONGRESSO NACIONAL TE ADIMIRAMOS MUITO E CONTE SEMPRE COM NOS . ABRACO CHICAO

    ResponderExcluir
  4. Grande Presidente!
    Fiquei feliz por ler seu texto, assim como o comentário da Rosana da Costa Corrêa.
    Acredito sim, da necessidade de se levar equipamentos e mecanismos de vida digna aos diferentes cantos desse País, principalmente aos seus grotões; mais que válido, é necessário.
    Mas acredito também, conforme comentado com você, durante algumas rápidas conversas, que tão importante quanto a necessidade de se levar uma infra estrutura básica aos menos assistidos (ou menos lembrados), é a magia de se descobrir e/ou ajudá-los a descobrir e implementar por si só, sua segunda vocação local, sem perder o vínculo com suas tradições, de forma a, seguramente, refletir-se numa possibilidade de agregar valor aos produtos passíveis de comercialização, ou simplesmente diversificar o potencial de subsistência então existente.
    O fato do jovem agricultor ou pecuarista, “fazer aquilo, somente aquilo e daquela maneira” ensinada por seus ascendentes, não significa que ele não tenha capacidade e principalmente potencial para desenvolver outras atividades com a maestria com a qual ele desenvolve as tarefas costumeiras.
    Temos exemplos de municípios localizados em bacias com tradição na pecuária leiteira (cone leste paulista), que hoje concentram grande parte (quase 80%) de sua receita na comercialização de artesanato em madeira. Chegam à exportar para outros estados e até mesmo para fora do País.
    Esse pensamento não se traduz em tecnificar o homem e o campo, até porquê, o acesso à tecnologia demanda custo. Quando nos reportamos ao nosso “homem simples do campo”, sabemos que esse processo torna-se, na grande maioria das vezes, inexeqüível.
    Simplesmente acredito que o homem do campo é o mais eclético dos seres vivos, com capacidade de se adaptar às mais diferentes situações e necessidades.
    Respeitar tradições, costumes e tudo aquilo que ele valoriza e têm como seu azimute, é mais que necessário; é fundamental.
    Mas temos o dever de não permitir que o "homem simples do campo" fique alijado do processo evolutivo, ou o que é pior, refém deste. Essa missão é árdua, mas dentro da minha visão, extremamente compensadora.
    Enfim, torço por seu sucesso, pois com certeza, este se traduzirá em possibilidades várias para quem no campo vive e dele depende.
    Saúde e Paz;
    Alexandre Simpson.
    ( amaralex@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Prezado Colega
    É sob a sua inspiração que continuamos a luta incansável para levar dignidade e cidadania aos excluídos, o campo vai transformar-se, o jovem vai sentir orgulho de dizer que vive no campo, nesta caminhada, anuncio que em breve estaremos inaugurando um esloc na comunidade de Pau D'oleo ( Município de São Francisco), para atendimento direto aos agricultores da margem esquerda do velho chico, uma população de mais 20 mil pessoas com acesso dificil até a sede do município. Contarão com uma camionete, um extensionista e um esloc para atendimento à 07 comunidades. Em breve contarão com PSF, já possuem Escola Estadual, Agroindústria, água tratada. Com certeza vamos contribuir para a transformação da realidade destas famílias

    ResponderExcluir
  6. Caros,

    Enfim, hj consegui aqui!
    Vários problemas com uma conta de INTERNET!

    É só mesmo para dar um ADEUS a todos! E dizer que adorei fazer parte deste grupo (isso se eu consegui postar).

    Acho que alguém no Google do Brasil, não gosta de mim. Minhas contas vivem sempre sendo invadidas. BRINCADEIRA GENTE, NINGUÉM DO GOOGLE TEM NADA A VER COM ISSO! Mas pra gente não ter vontade se sair gritando. Tem que levar na esportiva.

    Estudo o Twitter até, para seguir ZÉ SILVA. Ontem ALTERNAVA-SE MINHA CONTA com SOFIASABEDORIA.

    É, Zé Silva, não entendo pq alguém tem algo contra eu gostar do senhor e admirá-lo e pelo fato de eu ser APAIXONADA pelo trabalho de ATER, mas loucuras só passaram existir depois que DECLAREI O AMOR POR ESSA CAUSA.

    Não vou me despedir de ninguém do blog em especial. Os que são especiais sabe que são.

    PRESIDENTE TODO SUCESSO!
    ESTAREMOS JUNTOS, MESMO QUE EU NÃO ESTEJA AQUI OU NO SEU TWITTER.

    Jesus, Maria Santíssima que ajuda que isso seja POSTADO, pq ñ aguento mais.

    ABRAÇÃO,
    A MAIOR PARTE DE VOCÊS MORA NO MEU CORAÇÃO.

    Se tiver com erro, leiam fazendo as correções. Pq se eu demorar mto a SENHA DA CONTA É CANCELADA.

    Só Deus, pra dar paciência!

    TÔ INDO EMBORA COM O CORAÇÃO PARTIDO! DÓI DEMAIS!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  7. Se postar, vejam: TÔ NO LUCRO!

    O PRESIDENTE FICA, AGORA, PARA QUANDO ELE FOR PRESIDENTE DO BRASIL! (RSRS)!

    GENTE NEM procura entender essa maluquice da minha relação com GOOGLE DO BRASIL. É uma história muito doida!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. BOA NOITE CARO JOSÉ SILVA, COMO VAI ?????????
    QUE ESSE COMO SEMPRE O ENCONTRE EM PAZ !!!!!!!!!!!!
    COM CERTEZA QUANDO ESTIVER NO PODER PODERÁ FAZER AQUILO QUE ACHA JUSTO E O POVO RURAL REALMENTE PRECISA DESSA AJUDA, PARA PERMANECER NO CAMPO E TER UMA VIDA DIGINA COMO MERECEM.
    ESTAMOS NA TORCIDA, ACREDITAMOS EM DEUS E COM CERTEZA UM DIA TODOS ESTARÃO DO LADO DELE E O QUE ACHA QUE VAI ACONTECER ??????
    SÓ COISAS BOAS, POIS TUDO QUE VEM DELE É BOM.
    ABRAÇÃO DEUS O PROTEJA E A TODA SUA FAMÍLA E A TODOS OS AMIGOS DE BLOG, EDER, ELIANE E ZEUS !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Gente!!!!!

    Foi só deixar um recadinho no blog do Zé Silva que minha conta que não funcionava DESDE O DIA 15 VOLTOU A FUNCIONAR. CONSCIDÊNCIA? Sei lá!

    O CERTO É QUE: NÃO POSSO PARAR DE SEGUIR "O CARA". ELE É PÉ QUENTE! VAMOS JUNTOS! Encucar? Nem um pouco... "EU VOU TOCANDO EM FRENTE...".

    Explicações sobre "ROSANA e GMAIL". (RSRS)Coisinhas bobas, até engraçadas: _ tipo tava recebendo mensagens de BBBs no twitter usando a conta do GMAIL. Uma lá me perguntou sobre as fotos? (kkkkkkkkkkkk)! Respondi todos os recados viu, gente! Tento ser bem-educada! O pior é que ela mandou com o meu endereço direitinho. Qdo que passou existir duas contas iguais?

    Então é tchau e beijo para tudo que era acessado com a conta rosana18rosana@gmail.

    "GENTE A VIDA É CURTA DEMAIS, PARA SER PEQUENA!" EU QUERO É VIVER MUITO E SER FELIZ!

    Última postagem com essa conta! O GMAIL NÃO ME TRAZ MUITA SORTE! MIGREI PARA O YAHOO!

    MÍDIA RURAL, VOU ME EXCLUIR DO BLOG. Amigos com a conta nova, a partir de amanhã. Porque Amanhã vou tá com tdo novo, aqui!

    RESUMO DA ÓPERA: QUALQUER UM QUE HACKEAR minha conta eu posto no blog do ZÉ SILVA, e é o que eu devia ter feito a mto tempo, qdo tive sérios problemas com INTERNET! SÓ QUE NA ÉPOCA NÃO EXISTIA O BLOG...(RSRS...RSRS! E CUSTOU UM SONHO!

    EU AMO A CAUSA DA EXTENSÃO RURAL, ESTOU AQUI, POR MINAS, PELO BRASIL, PELOS MEUS IDEAIS!

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir