quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dividindo a história

MENSAGEM DE ALAGOAS

 

Sabemos que o agradecimento, por mais elogios e destaques que inclua, jamais é suficiente para traduzir o significado das grandes colaborações que você prestou para a extensão rural do País, especialmente para a do estado de Alagoas. Algumas delas conseqüentes de solicitações e muitas, emergentes do processo de interação que foi sendo construído entre nós.

A importância da sua colaboração ao processo de “tantas tentativas” de reconstrução da extensão rural do nosso Estado, não está apenas em sua participação em reuniões, audiências públicas, trazendo informações oportunas, fundamentais e suficientes, mas sobretudo na forma como você chegava: motivado, cuidadoso, carinhoso, humano e útil.

Da mesma forma que você cuidou de Alagoas, você cuidou da ASBRAER. O seu mandato frente à Instituição teve um papel importante para situar a agricultura familiar no universo da agricultura brasileira, destacando sua importância para o País. Você permitiu o debate de idéias, forneceu sugestões valiosas, apoiou e acompanhou todas as fases desse processo  de transição , que culminou na Lei de ATER.

Caríssimo José Silva, pela impossibilidade de estar presente neste momento tão significativo – que é o de prestar-lhe uma homenagem – gostaria de afirmar que seus esforços deixaram exemplos e lições relevantes, a fim de que outros se convençam de que a caminhada não pode parar.

Carinhosamente,

Rita de Cássia, representando todos os extensionistas do estado de Alagoas.

 

6 comentários:

  1. Prezados, bom dia!

    Caro Zé Silva, bom dia!

    FELIZ PÁSCOA A TODOS!

    Lendo, aí, o que foi escrito pela Rita de Cássia, representando os Agricultores de Alagoas, sinto uma alegria enorme, não só por ela estar reconhecendo os valores de alguém que admiro, mas por ver por detrás desse reconhecimento o processo de evolução na relação PRODUTOR RURAL e REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS no Brasil.

    Há mais ou menos duas décadas, em quase todas as reuniões que participava com PRODUTORES RURAIS (nessa época nem sequer sabia o que significava ATER), todas elas eram iniciadas com os mesmo cantando:


    "Eu sou roceiro, vivo de cavar o chão,
    Tenho as mãos calejadas meu senhor
    Me falta terra, falta casa e falta pão
    Não sei aonde é o Brasil do lavrador. (bis)

    (...) Sou brasileiro só na hora de votar.
    Só tenho enxada e um título de eleitor
    Para votar em seu fulano educado
    Que não faz nada pelo pobre agricultor
    Que não tem terra pra fazer o seu roçado.
    Eu sou comprado por cem gramas de sorriso
    Mas sou cismado com um grau de traição
    Já vou fugindo dos que têm o rosto liso
    Que só me enxergam no tempo da eleição."

    É animador saber o quanto evoluímos. Sonhamos hoje, mas mantemos os pés nos chão. Sabemos que as mudanças são FRUTOS dos sonhos "sonhados juntos", mas que necessitamos de bons líderes para nos representar. Temos consciência hoje, que não se toma o poder, que ele é delegado, a quem têm humildade, humanidade, capacidade de negociação, inteligência e integridade para nos representar.

    Agora, em 2010, na hora de votar não dá, para sairmos por aí, procurando "POLÍTICOS PERFEITOS", necessitamos sim, de procurar homens verdadeiramentes humanos, com todos os PREDICATIVOS que existem em detrimento dessa humanidade.

    Parabéns, Rita de Cássia! Sua precisão no uso das palavras e sua sensibilidade me comoveram.

    Desejo que tanto os profissionais de ATER das Alagoas quanto os PRODUTORES sejam bem-sucedidos neste novo tempo.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Prezado Zé Silva,

    Como "Twittar" não é um verbo que ando a conjulgar vou deixar um recado, aqui, para o Senhor: NÃO SE PREOCUPE, VOU TORCER PARA O UBERABA, e se tivermos vitória, ainda dedico ela para o SENHOR. (rsrs)...(rsrs)...(rsrs). Não precisa de ficar com o seu CORAÇÃO DIVIDIDO.

    Enfim, descobri uma eterna divergência que teremos. Quando o assunto for futebol, vamos estar sempre de lado opostos, (quando o assunto for o CRUZEIRO.) Entendo pouquíssimo de futebol, entretanto de TORCER CONTRA O CRUZEIRO, EU SOU DEZ, porque o meu time do coração é o: ATLÉTICO! Aprendi a amar com meu AVÔ! "ETERNA PAIXÃO"!

    A rivalidade é tão grande, que para o Senhor ter uma idéia, vou lhe contar: _ SE O CRUZEIRO jogar com um time ARGENTINO, aí eu sou tão ou mais ARGENTINA que MARADONA. (rsrs...rsrs....)

    Deixando o futebol de lado, estou muito feliz com o ANASTACIA governando MINAS GERAIS. Tenho acompanhado o trabalho dele. E sei, que ele tem muito a oferecer para o nosso Estado. Dando continuidade ao belo trabalho que vinha fazendo como vice.

    Em relação ao INOVAR e ao prêmio de Criatividade Rural, me desculpe, os companheiros dos outros Estados, mas nestes meus 43 ANOS de existência tudo que sei, é que as grandes idéias nascem em MINAS GERAIS e depois são difundidas pelo restante do BRASIL. Vai ver que é Karma... (rsrs)...(rsrs)...rsrs).

    Prezado Zé Silva, vou até me desculpar pela falta de cerimônia que me dirijo ao Senhor, mas eu o ENXERGO tão simples, tão acessível, que não vejo motivo para ficar fazendo a linha a "séria", "a senhora compenetrada". A GENTE PODE LEVAR A VIDA, O TRABALHO A SÉRIO, RESPEITAR AS HIERÁRQUIAS COM BOM HUMOR E ALEGRIA, AFINAL A VIDA É TÃO LINDA, (TIRANDO OS DIAS NUBLADOS, QUE A GENTE VENCE COM FÉ EM DEUS), QUE NÃO VEJO NENHUM MOTIVO PARA VIVER DE CARA AMARRADA PARA ELA.

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Prezado Zé Silva,

    Já que eu "trouxe à tona o assunto futebol, aqui, vou terminar a conversa por aqui mesmo:

    _ Que homem de sorte! Nem precisou SOFRER 02 X 02 dá para não sofrer nem pelo UBERABA nem pelo CRUZEIRO. Mas um empate com o UBERABA é vitória para eles e para nós ATLETICANOS.
    Dava para o UBERABA ter ganho que DÓ!

    Um abraço!
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA!!!!!!!!!!

    "(...) Quando nos aproximarmos da verdadeira igualdade social, teremos, em plenitude, o tempo da alegria que provém da ressurreição de Jesus Cristo."

    Prezado Zé Silva,
    Colegas do blog,

    Antecipadamente, já desejei a vocês FELIZ PÁSCOA, mas li algo tão lindo sobre a páscoa, que resolvi compartilhar com vocês, pois os EXTENSIONISTAS RURAIS, que é a maior parte dos seguidores deste blog, vivem constantemente EM MISSÃO, muito mais do que dizendo, mas VIVENCIANDO AS PALAVRAS DE CRISTO. Afinal, são vocês que levam ajuda e esperança aos mais necessitados.

    "(...) Todos, porém, temos em comum, a tarefa de viver e levar as pessoas a praticar o AMOR, essência da mensagem cristã. A Páscoa não pode se tornar rotina, mas uma experiência sempre nova, que se atualiza e renova a cada ano.

    Não será possível experimentar a partilha que a Páscoa nos sugere, sem um olhar de misericórdia e solidariedade para com os nossos irmãos e irmãs mais necessitados. Que a nossa caridade pastoral nos conduza, sobretudo, ao encontro dos pobres, para que todos se sintam autênticos filhos e filhas de Deus, amados e respeitados pelos seus legítimos irmãos e irmãs. E, quando nos aproximarmos da verdadeira igualdade social, teremos, em plenitude, o tempo da alegria que provém da ressurreição de Jesus Cristo.

    (Dom Fernando - Arcebispo de Recife e Olinda.)

    Um grande abraço,
    Vamos juntos em busca da igualdade social!
    FELIZ PÁSCOA!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Cara Rosana,
    Viu como não podemos ficar divididos.Deve ter sido so para me agradar quebo Cruzeiro empatou. Não assisti o jogo, mas faltou mesmo foi futebol.
    Obrigado e feliz Pascoa a todos.
    Gostei muito da poesia. Vejo na poesia uma maneira simples de expressar sentimentos. E poesia que postou aqui, fala do homem do campo. Para uma das atividades mais dignas da pessoa humana. ...Lavrar a terra com carinho e produzir alimentos.
    Vamos juntos!

    ResponderExcluir
  6. "Ando devagar porque já tive pressa
    E levo esse sorriso porque já chorei demais
    Cada um de nós compõe a sua história,
    Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
    De ser feliz."

    Caro Zé Silva,

    De todos os comentários a mim dirigidos esse em especial me deixou muito feliz, porque relendo as minhas postagens vi o quanto ando "MOLECA". Isso me preocupou de verdade, mas eu resolvi não removê-los, por saber que estou lidando com um homem inteligente e sensível que tem capacidade de compreender seus semelhantes nas suas linhas e entrelinhas. É POR ISSO, ENTRE TANTAS OUTRAS COISAS, QUE SOU SUA FÃ. ME SOBRAM MOTIVOS, NÃO DÁ NEM PARA ENUMERAR.

    É, né? O Cruzeiro empatou só para agradar o Senhor? Tô sabendo! rsrs...rsrs... Jogou nadinha, sinto em lhe informar! O Uberaba bateu um bolão! (Brincadeira... eu entendo pouco de futebol. Meu forte é torcer.)rsrs...rsrs... Falando sério, eu sei que o pessoal do Triângulo sabe, (êta! Português estranho) que o Senhor tava de verdade com o coração dividido.

    Em relação a poesia ela é maravilhosa, qualquer hora vou postá-la na íntegra. O homem do Campo só merece homenagens. Aos poucos vamos mudando esta realidade. Quanto progresso já houve com seu trabalho na ASBRAER e na EMATER-MG. Vamos juntos...construindo uma nova história e uma nova realidade para estes grandes guerreiros, que "afagam a terra, que conhecem os desejos da Terra e sabem a propícia estação de lançar a semente para a fecundação."

    Obrigada, por sua gentileza e atenção!

    Um grande abraço,
    Que Deus lhe abençõe hoje, amanhã e sempre.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir