terça-feira, 6 de abril de 2010

A Diversidade Brasileira e a Extensão Rural

O Brasil tem uma diversidade do tamanho de suas dimensões. Pude ver de perto esta realidade durante três mandatos como presidente da Associação Brasileira de Emateres - ASBRAER. Em seis anos, estive nos 26 Estados brasileiros. Nessas visitas, a agenda de trabalho iniciava-se na sexta-feira, visitando a entidade de extensão rural, Secretarias de Estado de Agricultura e com governadores e depois, no sábado, uma dia de campo, onde visitava projetos implantados em comunidades rurais. Como sempre disse nosso vice-presidente da Asbraer e presidente da Emater/RN Luiz Claudio: “Vendo a novela da vida real.”
Uma amostra disto é o que vimos no município de Carreiro da Várzea, no Estado do Amazonas: os extensionistas se deslocam de Manaus até a sede do município tendo o barco como meio de transporte. Outra dificuldade e curiosidade ligadas a esse município é que o rebanho bovino, com 60 mil cabeças, todos os anos no período chuvoso tem que ser retirado para outros municípios, pois toda a região fica inundada.
Já no Amapá, um extensionista da cidade de Oiapoque, para ir até as comunidades Kumaruma e Kumere, leva 12 horas de “voadeira” (pequeno barco). Bem diferente, por exemplo, do município de Paraguaçu, no Sul de Minas, onde o colega extensionista Carlos Magno há tempo aposentou o fusca e se desloca em um Fiat Uno, ou da extensionista Dalva, do municipio de São Romão, que recebeu em janeiro de 2010 a primeira camionete para vencer as estradas de areia do Norte de Minas; ou do extensionista Edson, do município de Apiau, em Roraima, que cruza as estradas entre as propriedades em uma moto, com características especiais para trilha. Mais inusitado ainda, o extensionista Luciano, lá nos extremos do Baixo Jequitinhonha, no município de Salto da Divisa, em Minas Gerais, onde, para chegar a uma comunidade rural, só se deslocando a cavalo.
Estes são fatos que comprovam que a Extensão Rural é o principal e o “mais essencial” serviço para levar e construir as políticas públicas para os que mais precisam da presença do Estado. Pude afirmar em diversos fóruns que o extensionista é talvez a primeira ou a última esperança dos agricultores de acessarem políticas públicas. E cada vez mais tenho a convicção de que uma transformação social estruturante no Brasil só se dará com uma volta ao campo. Seria o "desinchaço" das cidades. Mas, para que isto aconteça, é preciso que as pessoas no campo tenham no mínimo a garantia de seus direitos básicos de cidadania, que as cidades já conquistaram, tais como habitação, lazer, estradas, informações, transporte coletivo, educação e saúde, entre outras.
Vamos juntos neste desafio!

5 comentários:

  1. Caro Zé Silva,

    Lendo tudo que o Senhor escreveu sobre o trabalho dos EXTENSIONISTAS RURAIS, esses grandes heróis _ primo pela regra _, que são portadores de esperança e sonhos, resolvi me abster de fazer um longo comentário a respeito do assunto exposto.

    Quero, entretanto, dizer para o Senhor, que é muito triste abrir mão de um grande sonho. E QUE NÃO HÁ NADA que EU SONHEI MAIS, DO QUE FAZER PARTE DESTA HISTÓRIA. NÃO EM BENEFÍCIO PRÓPRIO, MAS POR VER NESTA NOBRE PROFISSÃO UM MEIO DE CONTRIBUIR COM OS MAIS NECESSITADOS E AJUDAR A CONSTRUIR UM BRASIL MELHOR.

    Passado...passado... Vamos Juntos, adqurindo novos sonhos.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Caro Zé Silva,

    Colegas do Blog,

    BOM DIA!....BOM DIA!...BOM DIA!

    Eu li, em 2007, uma poesia tão maravilhosa sobre o trabalho com EXTENSÃO RURAL, de autoria da mãe de um extensionista (não me lembro o nome). Queria postar ela, aqui, mas não encontrei na "CAIXINHA DA EMATER" e nem no pai www.google.com. Mais eu vou encontrar depois... para vocês apreciarem, MEUS QUERIDOS EXTENSIONISTAS! Respeito demais vocês!

    Bom já que não achei a poesia que queria, vou deixar do DRUMMOND. Fecho com o poeta em gênero, número e grau. A gente tem que aprender e reaprender todos os dias a ser feliz e a recomeçar.

    RECOMEÇAR

    Não importa onde você parou...
    Em que momento da vida você cansou...
    O que importa é que sempre é possível recomeçar.
    Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
    É renovar as esperanças na vida e, o mais
    importante...
    Acreditar em você de novo.
    Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
    Chorou muito? Foi limpeza da alma...
    Ficou com raiva das pessoas?
    Foi para perdoá-las um dia...
    Sentiu-se só diversas vezes?
    É porque fechaste a porta até para os anjos...
    Acreditou que tudo estava perdido?
    Era o início da tua melhora...
    Onde você quer chegar? Ir alto?
    Sonhe alto... Queira o melhor do melhor...
    Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos...
    Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo
    melhor...
    O melhor vai se instalar em nossa vida.
    Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

    (Carlos Drummond de Andrade)

    Um abração para todos
    Rosana Corrêa

    Agora trabalhar...

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE NOBRE JOSÉ SILVA, COMO VAI ?????????
    QUE ESSE O ENCONTRE EM PAZ !!!!!!!!!!!!!!!!!
    NEM PRECISA DIZER O PORQUE DO MEU SUMISSO, TANTO TRABALHO E ALGUMAS QUESTÕES QUE PRECISAVAM SER RESOLVIDAS E DEUS COM SEMPRE UM PAI AMOROSO ESTEVE PRESENTE NAS SOLUÇÕES E A VIDA CONTINUA LINDA COMO SEMPRE E COM PLANOS DE MELHORAR SEMPRE MAIS.
    TUDO QUE FALOU ACIMA É MUITO BONITO E IMPORTANTE, QUE POSSAMOS MESMO VALORIZAR ESSES MARAVILHOSOS COLEGAS QUE FAZEM A DIFERENÇA E A VIDA SER MAIS COLORIDA.
    DEUS ABENÇÕE A TODOS,ABRAÇÃO, EDER, ELIANE E ZEUS !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. MEU AMIGO LEMBRO ME DE VC QUANDO EU IA NA CASA DO SEU NELSON AQUI EM ITURAMA EU ERA UM RAPAZ NOVO E SEMPRE ADIMIREI O SEU TRABALHO COMO AGRONOMO AQUI PELA EMATER DE NOSSA CIDADE POIS QUANDO SEMPRE VOU EM ALGUM LUGAR OU NA CASA DE ALGUM AMIGO SEMPRE FALO SOBRE ESSA PASSAGEM DE ONDE E QUE EU TE CONHECI E NISSO VC FOI INDO E TE DERO UMA OPORTUNIDADE DE FAZER PARTE DO GOVERNO AECIO NEVES E VC MOSTROU TODO O SEU CONHECIMENTO E SUA VONTADE DE AJUDAR OS MENOS FAVORECIDOS A CLASSE QUE ACORDA TODOS OS DIS CEDO E TA ALI COM SUA FERRAMENTA DE TRABALHO NA MAO, POR ISSO MEU AMIGO VC E DE GRANDE IMPORTANCIA A ESSA CLASSE RURAL E PODE TER CERTEZA COM SEUS PROJETOS FEITO PELA EMATER E COM O GRANDE CONHECIMENTO ADIQUIRIDO DURANTE SUA PASSAGEM PELA E ASBRAR COM CERTEZA VC CONSEGUIRA CHEGAR AOS SEUS SONHOS E ESTAREMOS SEMPRE COM VC. CHICAO ,CELIA E FAMILIA.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Colega

    Lembro a 4 anos atrás, quando reivindicamos as camionetes.Vc mesmo disse, caro Astolfo é um investimento muito alto, e agora podemos sonhar juntos. além de Dalva em São Romão, O Cleber de Montalvânia, o Raimundo de Januária e esta semana o Felicissímo e o André de Urucuia e São Francisco, poderão chegar com mais facilidades aos nossos parceiros nestes rincões de minas gerais. Parabéns por esta conquista sua e nossa.

    Astolfo

    ResponderExcluir