sábado, 27 de março de 2010

Uma lei de ATER em cada Estado

GARANTIR AS CONQUISTAS E AVANÇAR CADA VEZ MAIS

 

​Participamos uma vez mais, com muita alegria e entusiasmo, de um momento histórico da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer, em sua reunião em Macapá, a bela capital do Estado do Amapá, bem no meio do mundo , próximo do marco zero da linha do Equador. Consolidamos a primeira versão do documento com propostas a serem apresentadas aos candidatos e candidatas aos governos estaduais, presidente da republica e ao congresso nacional.Demarcando de forma democrática e participativa a posição da entidade maior da extensão rural pública brasileira acerca do momento histórico que vivenciamos e, sobretudo, nossa posição frente aos horizontes que se abrem na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável em nosso País.

​Na demonstração de nosso sentimento de gratidão pelo apoio, participação, solidariedade e trabalho de todos os dirigentes das nossas Associadas, sentimento extensivo aos parceiros fundamentais na construção dessa historia, entre os quais se ressalta o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Contag pelas organizações dos agricultores, Faser pelas organizações dos Extensionistas, que por meio de suas estruturas político-administrativas, queremos conclamar a todos para a firme continuidade desse movimento em direção à sustentabilidade das empresas públicas de ATER, da universalização desses serviços aos agricultores brasileiros, à valorização dos extensionistas rurais, à consolidação da extensão rural democrática, transformadora e ativa, proposta coletivamente na Política Nacional de ATER, da continuidade da contribuição para que sejamos um país cada vez mais justo e de oportunidades iguais para todos.

​Nesse sentido, precisamos continuar solidários na defesa de conquistas arduamente alcançadas em nossa história recente. Por exemplo, a consolidação da Lei Geral de ATER, estabelecendo uma participação maior da União na sustentação da extensão rural pública, equilibrando com mais justiça os custos de sustentação desses serviços; perseverar para a conquista da condição de política de Estado para a ATER pública, protegendo-a da ação destruidora de governos autoritários ou descompromissados com os fundamentos de justiça social que são a razão de ser da democracia; enfim, necessitamos a todo o momento combater as ameaças ou as ações de retrocesso que permeiam todo processo de construção da História.

​São com esses sentimentos de gratidão e de disposição de luta que nos desincompatibilizamos da presidência da Asbraer. Com a certeza e a firme convicção do compromisso de todos e de cada um na construção e na defesa de uma ATER pública democrática, a serviço do desenvolvimento rural sustentável e, assim, plenamente participante da construção de um país melhor para todos os brasileiros. Mas sem deixar neste momento de travessia os desafios de um novo começo para termos cada Estado uma Lei de Ater, a criação de uma estrutura de coordenação nacional da Ater no Ministerio de Desenvolvimento Agrario, a equiparação salarial dos extensionistas e pesquisadores dos Estados com o piso salarial da Embrapa, um programa nacional de formação extensionista, alem de investimentos em infra-estrutura de TI.  

​Saudações Extensionistas. 
Vamos juntos!  



José Silva Soares

Presidente da Asbraer de 2005 a 2010

3 comentários:

  1. Bom Tarde, Pessoal do Blog!

    Prezado Zé Silva uma BOA TARDE em especial para o Senhor!

    Impossível passar, por aqui, e não ler a última postagem; e aí, bate a irresistivel vontade de "comentar".

    Para compreender a importância do trabalho feito no período de 2005 a 2010 tive que correr muito atrás de informações, para entender a importância do trabalho feito. Tomei ciência que em 5 anos foi feito, provavelmente, o que levaria 50 anos. (E que JK me perdoe o plágio - rsrs)!

    A idéia de uma Lei de Ater para cada Estado é SENSACIONAL, pois o Brasil tem um território imenso, onde a variação cultural e estrutural e etc. é enorme. São muitos "Brasis", e por isso o que atende as necessidades dos produtores e dos EXTENSIONISTAS do Acre pode não atender a contento aos de MINAS ou do PARANÁ e aí vai...

    Muito me alegra a preocupação do Senhor em relação ao fato de garantir que não haja RETROCESSOS. Necessitamos daqui para frente só de PROGRESSO no que se refere ao bom atendimento aos clientes das Emateres e da valorização dos EXTENSIONISTAS. Torçamos para que haja a equiparação dos salários com o piso salarial dos pesquisadores da EMPRABA (Os bons extensionistas merecem! E com certeza eles compõem 99,9% dos que prestam serviços as Emateres.)

    Outra coisa que me chamou atenção em seu comentário foi:

    " (...) perseverar para a conquista da condição de política de Estado para a ATER pública, protegendo-a da ação destruidora de governos autoritários ou descompromissados com os fundamentos de justiça social que são a razão de ser da democracia; enfim, necessitamos a todo o momento combater as ameaças ou as ações de retrocesso que permeiam todo processo de construção da História."

    Seu nível de consciência em relação a importância de GERIR com foco na DEMOCRACIA como base fundamental em busca de justiça social me encanta, considerando que PARA MIM, O PODER TANTO NA ESFERA PÚBLICA QUANTO NA PRIVADA SÓ PODE SER DELEGADO A HOMENS E MULHERES QUE ROMPERAM COM O EGOCENTRISMO E O NARCISISMO E PROCURAM SERVIR A INVÉS DE SEREM SERVIDOS.

    Um abraço,
    Mais uma vez, um excelente final de semana ao Senhor e a todos.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Ah! Deixei umas perguntas para o Senhor no "Uma conquista de todos". Ficaria feliz em vê-las respondidas, mas vou deixar claro que o fato de não respondê-las não me causa nenhum constrangimento mediante aos outros membros do blog, pois eu confio mais em sua capacidade de julgamento em o que é PERTINENTE RESPONDER e o que não é, afinal O "MESTRE" aqui é o Senhor, e como tantos outros, creio eu, me considero uma APRENDIZ.

    Para aproveitar, mais uma pergunta: "Qual história envolve as "SAUDAÇÕES EXTENSIONISTAS", trocada entre vocês? Eu me sinto SAUDADA, afinal parafraseando o Ricardo, que escreveu aqui no blog, "EU SOU EXTENSIONISTA DESDE QUE NASCI", NO MEU CASO EU SÓ NÃO SABIA. (rsrs...rsrs).


    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS! PREZADO ZÉ SILVA, PELO 01 ANO DE EXISTÊNCIA DO BLOG! MOTIVOS NÃO SÓ SEU PARA COMEMORAR, MAS PARA TODOS NÓS QUE ESTAMOS Á PROCURA DE HOMENS PÚBLICOS DIGNOS, HONRADOS e HUMILDES PARA SONHARMOS JUNTOS e "IRMOS JUNTOS RUMO A UM BRASIL MELHOR!

    "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
    mas na intensidade com que acontecem.
    Por isso existem momentos inesquecíveis,
    coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
    (Fernando Pessoa)"

    Olha, o blog foi fundamental na divulgação do trabalho de ATER, mas para mim, ele teve uma função maior: uniu seres humanos que têm expectativas de fazer deste PAÍS uma NAÇÃO.

    Tanta coisa foi discutida, aqui, falamos sobre Desenvolvimento Sustentável, Agricultura familiar, MINAS SEM FOME, debatemos sobre A NOVA LEI DE ATER, (entupimos, liderados pela brilhante idéia do Quaresma a caixa de entrada do Deputado Lira Maia (rsrs...rsrs...rsrs.).

    Eu de minha parte posso dizer que "escapei" doS assuntos debatidos falando de mim, dos meus sonhos para os produtores do meu Município (ABRE CAMPO!), fiz amigos com o quais estou convivendo "extra-blog".(rsrs)! ENFIM, TUDO FOI VIVIDO INTENSAMENTE.

    Chegamos, aqui, convivendo com O Presidente da EMATER, com o Presidente da ASBRAER. Hoje estamos convivendo com um CIDADÃO, QUE SE DEUS QUISER, NOS REPRESENTARÁ NA CÂMARA FEDERAL!
    Muito interessante o surgimento de um novo líder político. UMA NOVA SEMENTE DE ESPERANÇA...

    Ah! Eu esqueci de dizer que fiz perguntas indiscretas, as quais nunca obtive respostas! Tipo: _ QUAIS SÃO SEUS DEFEITOS, PRESIDENTE? rsrs...rsrs...rsrs...rsrs... Tudo muito bom! Não foi preciso criar um personagem, sempre FUI "EU MESMA".

    Obrigada, Prezado Zé Silva, por nos permitir fazer parte da sua história!

    Um grande abraço,
    Felicidades
    GRANDES REALIZAÇÕES!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir