quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma Conquista de Todos

Desde a retomada da democracia em nosso País, e mais especificamente desde o início da atual década, tem sido cada vez maiores as conquistas da agricultura familiar. Parte importante para essas conquistas é o fortalecimento alcançado pela extensão rural pública, uma ferramenta indispensável para fazer chegar ao meio rural não apenas a assistência técnica para a produção agrícola, mas sobretudo levar as políticas públicas que vêm transformando o perfil social das populações rurais brasileiras.
É nesse contexto histórico, de importantes avanços para a agricultura familiar e extensão rural, que nos desincompatibilizamos da presidência da Asbraer - Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural, que vimos exercendo desde 2005, eleito democraticamente três vezes por nossos pares da extensão rural de todo o Brasil. Estamos nos desincompatibilizando em razão de novos desafios no sentido de fortalecer em outros campos a defesa desses importantes segmentos para o desenvolvimento sustentável do nosso País.
Nesse tempo, a Asbraer, com a participação de parceiros fundamentais como os Governos Estaduais e Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e as organizações de agricultores e extensionistas, exerceu um papel relevante para essas conquistas e avanços da extensão rural pública e, em especial, para o momento histórico vivido pela agricultura familiar. Na defesa deste segmento, a Asbraer marcou sua presença na interlocução ativa com governos e organizações sociais, propôs e gerenciou em parceria projetos e programas de investimentos e sustentação da extensão rural, exerceu em esferas de decisão política a legítima representação de suas Associadas e dos extensionistas rurais, demarcou o sentido de imprescindibilidade da extensão rural como ferramenta para a promoção da justiça social e do desenvolvimento sustentável, entre outras ações efetivas de defesa e representatividade da extensão rural e da agricultura familiar.
A partir desses avanços, uma nova história se anuncia, assumindo a extensão rural um papel fundamental de oportunizar as políticas públicas nos diversos segmentos da agricultura, até nos mais longínquos rincões deste País. É urgente que as famílias rurais sejam contempladas com as políticas públicas para inclusão produtiva e social, para atendimento aos seus direitos de cidadania, para reduzir as desigualdades entre regiões, pessoas, cidade e campo. É preciso compreender que o meio rural não é apenas um local de produção, mas é fundamentalmente um espaço de vivência, onde crianças, jovens, homens e mulheres têm direito pleno às políticas de promoção e garantia dos seus direitos de cidadania.
No horizonte histórico da agricultura familiar esses são os desafios colocados. E para vencê-los, os serviços da extensão rural pública são indispensáveis, devido a sua capacidade de provocar as necessárias transformações na realidade onde atua. Deixamos a presidência da Asbraer com a clara convicção de que a agricultura familiar e a extensão rural pública, com o apoio fundamental de seus parceiros históricos, estão decididos e preparados para lutar por essas conquistas. Que não são apenas suas, mas conquistas indispensáveis para toda a sociedade brasileira, no sentido da construção de um país de mais justiça social, com a melhoria da qualidade de vida para todos.
Nos dias 25 e 26 de março estaremos transformando Macapa na Capital brasileira da Extensão Rural,momento em que acontecerá Assembléia da ASBRAER...
Vamos Juntos!
Sds Extensio0nistas!

8 comentários:

  1. Prezado Zé Silva,

    Continuo por aqui acompanhando as notícias. Há momentos que há outros setores de nossa vida que exigem uma atenção redobrada e nos impede de demonstrar nossas opiniões sobre os assuntos expostos.

    Estou, aqui, na "minha Abre Campo" torcendo pelo Senhor, e claro, a disposição para contribuir no que estiver ao meu alcance, em suas novas empreitadas. Querendo, sempre, IR JUNTO!

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Prezado Zé Silva e companheiros de Blog,

    Hoje, com um dia que promete ser mais calmo em meio uma turbulência que tenho vivido (com esperança e fé que a calmaria seja duradoura), resolvi passar por aqui, porque há coisas que quero dizer sobre o papel daqueles que trabalham EM PROL DE UM PAÍS MELHOR focando a vida do HOMEM DO CAMPO como um dos principais pilares para estruturação da sociedade brasileira.

    Primeiramente, quero parabenizar ao Senhor, Caríssimo Zé Silva, pela CORAGEM de estar, em um momento que a CLASSE POLÍTICA anda em total DESCRÉDITO, se propondo a concorrer a um cargo público eletivo. Infelizmente, grande parte dos brasileiros anda "torcendo o nariz" para a POLÍTICA, como se fosse possível vivermos alheios a ela. "Torcer o nariz" para maus políticos eu compreendo, mas para a POLÍTICA, NÃO.

    Tenho encarado sua opção (posso estar equivocada, só o Senhor pode dizer), como uma tentativa de coloborar efetivamente onde se formulam e aprovam as LEIS. Considero, que coloborar com o Executivo, dando o melhor de si, muitas vezes não é o suficiente para contribuir que haja mudanças na estrutura política e social do Brasil.

    Concordo plenamente com o Senhor, quando afirma que a justiça social se instalará no Brasil, "essa grande roça", quando o homem do campo tiver possibilidade de viver com dignidade e integrado com a contemporaneidade estando no seu "sertão".

    Quero deixar bem claro, que sou totalmente a favor da "LIBERDADE DE IR e VIR", entretanto, não considero que a migração para OS GRANDES CENTROS para passar fome, morar debaixo de viadutos e parecer em "programas de televisão", que promovem "O DE VOLTA PARA MINHA TERRA", para que o cidadão possa retornar a sua terra natal, devido ao fato de não ter dinheiro para pagar a passagem cumprir o que reza a LEI MAGNA.

    QUERO UM PAÍS JUSTO, SEM FOME, SEM MISÉRIA, COM DIREITO A ASSISTÊNCIA A SAÚDE, E EM MINHA CONCEPÇÃO, NÃO SE CONSTRÓI UM BRASIL MELHOR SEM RESOLVER AS QUESTÕES CRUCIAIS QUE ENVOLVEM O HOMEM DO CAMPO.

    Um grande abraço,
    Um bom sábado ao Senhor e a todos.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Thiago Carvalho,

    Não te falei que ando criando neologismos: COLOBORAR! (rsrs)...(rsrs). Duas vezes é demais! É COLABORAR. Só Freud, pq ás vezes as coisas andam tão "brabas" que a gente fica com esta coisa de "colo" na cabeça. Sei lá, deve ser!

    Um abraço para você! Bom final de semana!
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Prezado Zé Silva,

    Quero deixar um simples recado por Senhor, hoje.

    OBRIGADA, por contribuir para que pessoas sejam mais felizes. Abristes muitas portas para mim, através deste blog. E isso tem contribuído muito para o meu crescimento como ser humano e me ajudado a superar problemas pessoais e procurar cada vez mais o equilíbrio e a harmonia.

    Que Deus lhe recompense!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosana,

    Andei sumido, mas li todos os últimos posts do Blog. Ri demais pq se lembrou de mim, devido àquele meu comentário, exatamente, pq deu uma escorregadinha ortográfica, obviamente um erro de digitação provocado pela sua ânsia de expressar suas idéias. Você tem crédito de sobra, minha nobre e querida colega, pq escreve lindamente, com sentimento e conhecimento de causa.

    Ao nosso imortal Presidente, José Silva, deixo meu agradecimento por tudo o que fez por nós, pela ATER e pela Agricultura Familiar, durante o tempo que comandou a Asbraer e a Emater. Eu que tive a honra de participar do Seminário sobre o papel da ATER na redução das Desigualdades Sociais, em Brasília (2007), onde foi lançado o desafio de transformar a PNATER em Lei, fico muito orgulhoso de ter feito, de uma certa forma, parte dessa conquista, na medida em que através do nosso esforço no dia-a-dia, contríbuímos para os bons resultados alcançados e, com isso, justificando a necessidade urgentíssima do Governo resgatar a dívida que possui com a ATER.

    Grande abraço a vocês!!!

    ResponderExcluir
  6. Meus caros,
    Estou a caminho de Macapa. Será a Assembleia da Asbraer. Teremos um novo Presidente. Já estamos, como bons mineiros articulando. Com eleição e bem mais tranquilo. Lá estarei defendendo um movimento nacional para que cada Estado tenha sua Lei de ATER. Com certeza será uma forma de garantir retrocesso aos avanços que conseguimos juntos e com muita luta.
    Vamos juntos !

    ResponderExcluir
  7. Thiago Carvalho,

    Nunca esqueço de alguém que me trata com gentileza e carinho. A vida é isso, meu caro, troca de sentimentos e conhecimentos. Vamos crescendo uns com os outros.

    Menino, até eu rio de mim. Rir é uma delícia! Que bom que te fiz sorrir!
    Bateu uma preguiça de remover o comentário para postar novamente, que resolvi brincar com vc, pq te achei uma simpatia.

    Deixa te contar: _ tive uma professora de Português que tinha confusão com ortografia (concordância e pontuação ela não me ensinou _ rsrs...rsrs... tô tentando aprender até hoje.) A criatura me deixou meio neurótica em relação a isso. Tô superando...rsrs...rsrs...rsrs...

    Obrigada, por tanta gentileza. Eu brinco assim: "AMO GENTE, MAS AMO MAIS AINDA GENTE QUE AMA GENTE!

    Que coisas lindas você escreveu sobre o nosso Querido Zé Silva. ADORO A FORMA QUE VOCÊ ESCREVE.
    REVELA SINCERIDADE E COMPROMETIMENTO COM UMA GRANDE CAUSA.

    Um abração!
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  8. Prezado Zé Silva,

    Já vou aproveitar e desejar que o Senhor tenha um excelente dia. Vou ficar na torcida para que em Macapá tudo saia da melhor forma possível. Não podemos correr risco de retroceder como o Senhor mesmo disse.

    É muita responsabilidade ter a presidência das ASBRAER nas mãos. Que DEUS ilumine o próximo Presidente que virá! E que ele seja capaz de fazer tanto pela ATER como o Senhor fez.

    Quero deixar duas perguntas para o Senhor, responder quando puder, por favor.

    _ O Senhor acredita que há vocação para a "Política"?

    _ Que critérios o cidadão "JOSÉ SILVA", adotou e adota para escolher seus representantes na vida pública?

    Um abraço,
    Que Deus o abençõe, hoje, amanhã e sempre!

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir