segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Exemplos do Noroeste

Cada vez tenho mais convicção que a inclusão produtiva, por meio de programas e projetos simples, construídos e implementados com a verdadeira participação dos agricultores e suas organizações, sinaliza como uma saída para garantir de imediato a permanência das famílias rurais no campo. Alias, chego a sonhar ( com raízes fincadas no solo) que no médio prazo, teremos um movimento de volta ao campo. Claro que ninguém vai permanecer ou voltar, se não tivermos o mínimo de serviços essenciais no campo. Já pensaram que no campo não temos saneamento básico, serviços de correios, coleta de lixo, áreas adequadas para pratica de esportes, a energia elétrica ainda não chega para todos, telefonia para poucos, escolas piores que as das cidades ....E assim vai. Nos ultimos dias pude ver no Noroeste de Minas, um pouco destas soluções simples começar a mudar a vida das pessoas no campo. Vou citar dois : O primeiro um abastecimento comunitário de agua na comunidade do amendoim, no município de Riachinho. Imaginem que em 60 anos em que a Emater atua nunca havia pensado que sem água, alias um direito de cidadania, não se consegue ter qualidade de vida. O segundo um tanque comunitário de granelizacao de leite, no Assentamento Chico Mendes, Mun. de Arinos, que democratiza a venda, pois quem produz 1 litro por dia e quem produz 100 litros,comercializa pelo mesmo preço , alem fortalecer o associativismo, aumentar o poder de barganha na venda do produto, etc. Tanto que em 2007 quando foi instalado o tanque, produziam 106 litros por dia, hoje produz 600, por isso estão instalando mais um tanque. Mas so foi possível com apoio de um programa muito simples, chamado Minas Sem Fome. E aí, quem tem exemplos como este, esta convidado a contar.....
Vamos juntos !

13 comentários:

  1. Prezado Zé Silva (No interior José é Zé, e é estranho para mim o JOSÈ).

    Bem, tenho uma história interessante para contar em relação aos benefícios do PROGRAMA MINAS SEM FOME, como ela já foi publicada no ESPAÇO ABERTO EM MAIO DE 2009, estou trazendo para aqui, porque recontá-la é um prazer:

    É bom compartilhar "(...) com todos uma vitória do “Progama Minas sem Fome”, e, mostrar como é mesmo importante que cada um faça a sua parte em uma Empresa, para que sonhos virem realidade, para que projetos se concretizem.

    Fui procurada pelo Presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Granada (Distrito de Abre Campo), Sebastião Teixeira Neto, que veio me contar como a vida financeira dos produtores melhorou depois de terem ganhado o Tanque de Leite do Programa Minas sem Fome. Fiquei muito feliz, é claro, pois fiz parte do grupo que sonhou e se empenhou para que a Associação fosse beneficiada com esse tanque, mas disse a ele que os agradecimentos devem se estender do Esloc Abre Campo ao Palácio das Mangabeiras, mas que, nós, os munícipes abre-campenses devíamos um agradecimento especial a Marcos Meokarem, pois a ajuda dele foi importantíssima na concretização do Projeto.

    Não havia por parte do grupo um preparo para lidar com o processo burocrático que deveria ser cumprido e Marcos Meokarem, via-fone, esclarecia todas as dúvidas; se dispunha a ajudar com toda “boa vontade do mundo”, e usou uma frase comigo, que me deixou muito à vontade para procurá-lo, e jamais esquecerei: “Eu estou aqui para ajudar, para servir. Faça todas as perguntas que desejar. Nenhuma pergunta é boba

    (...)Acredito que se cada um se empenhar em fazer a sua parte com eficiência, poderemos fazer do Brasil uma Nação. Não basta cobramos dos governantes justiça social é preciso antes de qualquer crítica, autocrítica: e eu, estou fazendo a minha parte?

    E vamos juntos e misturados em busca de fazer deste país uma NAÇÃO. Cada um fazendo a parte que lhe cabe. Querer de braços cruzados, sem luta e sem ação, é belo, mas nada produz.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. "Se deres um peixe a um homem, ele alimentar-se-á uma vez; se o ensinares a pescar, alimentar-se-á durante toda a vida."

    (Kuan-Tsu)

    ResponderExcluir
  3. Presidente,

    Com certeza, os programas simples, construídos com a participação dos agricultores e suas organizações promovem e apoiam a inclusão dos agricultores familiares no processo de agroindustrialização e comercialização da sua produção, de modo a agregar valor, gerar renda e oportunidades de trabalho no meio rural, garantindo a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas. Pode parecer um sonho a fixação e o retorno do homem ao campo, com dignidade, respeito e tudo de bom que sua família pode ter, mas não é, pois, estamos tendo resultados valiosos com o trabalho de extensão rural e agentes de desenvolvimento nesse Estadão mineiro de todos nós.
    Obrigado José Silva, pelo seu empreendedorismo, pela sua luta, liderança e com certeza, assim como o tempo não pára, nosso projeto de inclusão social, valorização da agricultura familiar e da extensão rural, não irá parar.
    Um grande abraço e “vamos juntos”.

    ResponderExcluir
  4. "Quem compra a produção da agricultura familiar valoriza a vida no campo. Quem valoriza o campo, constrói uma cidade melhor."

    Zenaido Lima da Fonseca (www.griootzen.com)

    Quem está preocupado em melhorar a qualidade de vida urbana, inegavelmente, tem que estar preocupado com a melhoria de qualidade de vida no campo. São duas partes que se completam, e formam este país, que necessita da ação de todos os brasileiros, não só dos governantes, para encontrar o seu caminho.

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Prezado Zé Silva,

    Sempre vou me lembrar do dia que tive contato pela primeira vez com a EMATER-MG.
    Um cartão de Natal(guardo no meu "baú" da EMATER") com estas palavras escritas:

    "É preciso viver o sonho e a certeza de que tudo vai transformar.
    É necessário abrir os olhos e perceber que as coisas boas estão dentro de nós,
    onde os desejos não precisam de razão, nem os sentimentos de motivos.
    O importante é viver cada momento e aprender sua duração, pois a vida está nos olhos de quem sabe ver." José Silva Soares

    Sabe o que pensei no dia? Pensei assim: _ vou prestar atenção neste "cara" e nesta "Empresa", porque isso só pode ser coisa muito boa. Graças a Deus, estava certa.

    Mesmo com todos os índices de aprovação da EMATER-MG perante o público atendido e a sociedade mineira, sabemos que uma Empresa é um projeto em construção diário. Erros e falhas são cometidos, mas o importante no balanço geral é saber que OS MAIS NECESSITADOS DE ASSISTÊNCIA FORAM ASSISTIDOS E QUE O MELHOR QUE SE PODIA FAZER FOI FEITO!

    Boa Sorte na sua nova Empreita. E enquanto, o Senhor estiver a serviço do povo mineiro e brasileiro - espero e desejo que seja durante todo o exercício de sua vida pública _ VAMOS JUNTOS!

    E que seja bem-vindo, o novo Presidente da EMATER-MG: ANTÔNIO LIMA BANDEIRA.

    Um abraço fraterno,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  6. Prezado Zé Silva,

    Daqui há pouco não mais o Presidente da EMATER-MG. Estranho para mim que conheci a trabalho da EMPRESA em sua gestão. Confesso que me sinto meio órfão.

    Mesmo que seja por sua livre espontânea vontade, imagino que hoje haja uma pontinha de nostalgia e saudade em seu peito. Anos de convivência fazem com que laços se estabelecem.

    Disse, aqui, que considero que o Senhor tem um coração de estudante. Então, o sentimento hoje deve ser aquele de quando deixamos nossas "turmas": _ ansiosos pelo futuro e cheios de saudades antecipadas do que passou.

    Quero que o Senhor saiba que aqui, da minha Abre Campo, estou torcendo muito pelo Senhor. Pedindo a Deus que os seus, que os nossos sonhos, que envolvem o destino de nosso País, se concretizem.

    Obrigada de coração, por toda a atenção dispensada!
    E obrigada por todo seu empenho em fazer de Minas um lugar melhor para se viver. VAMOS JUNTOS! (rsrs)

    Um abraço fraterno,
    Rosana corrêa

    ResponderExcluir
  7. Prezado Zé Silva,

    MISSÃO CUMPRIDA! Sendo o Senhor um homem público íntegro e honrado com certeza carregas o mérito de ter feito jus a confiança em ti depositada.

    Agora, novos desafios... mas não te esqueças das palavras do "Pequeno Príncipe:

    "(...)- O que quer dizer "cativar"?

    - É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."

    - Criar laços?

    - Exatamente, disse a raposa.(...)

    (...) Mas tu não deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

    Um abraço fraterno,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  8. Zé Silva,

    Por onde andas?
    Quais as novidades?

    Não vamos perder teu rastro porque queremos ir juntos onde tu fores, pois com certeza estarás fazendo algo útil a muitos. E bom e agradável a Deus e aos homens de boa vontade é poder fazer e servir a quem precisa.

    Grande abraço.

    Dilmária

    ResponderExcluir
  9. Dilmária,

    Ainda bem que você fez essas perguntas. Eu ando "doida" para saber as respostas.
    Sou assumidamente fã do "JOSÉ SILVA SOARES". E, é bom a gente receber notícias sempre sobre seus projetos, suas "andanças", do que ele está fazendo.

    Quis a vida que o conhecesse na função de Presidente da EMATER-MG, mas como cargos são passageiros, sempre busquei nas linhas e entrelinhas escritas "O ZÉ SILVA". E aprendi a admirá-lo e a acreditar que ele pode contribuir e muito para a gente construir um país melhor.

    Vou fazer coro sua pergunta:
    _ Onde andas, prezado Zé Silva?

    Dilmaria, quero aproveitas e dizer que deposito a mesma confiança no "Zé Silva" que você. Precisamos de renovação no Brasil, e é o momento de acreditarmos em pessoas que demonstram merecer nossa confiança. CHEGA DE DESESPERANÇA!

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  10. A Extensão Rural é o caminho pelo qual se propõe o Desenvolvimento organizacional participativo, através de aplicações de metodologias.
    É preciso que novos métodos sejam aplicados.Depois que a comunidade aprendeu a pescar, não tem mais sentido ensinar o que já tenha aprendido.
    Torna-se necessário realizar a implementação de programas e projetos, o apoio às estruturas produtivas, para que possam assegurar a melhoria da vida do homem no campo.
    Joel Lima
    Coluna-MG

    ResponderExcluir
  11. Daqui a pouco vou lançar uma campanha: ONDE ANDARÁ ZÉ SILVA. rsrs...rsrs... Tô falando de verdade.

    O convite era para irmos juntos. Agora quero saber: _ para onde? Eu perdi a trilha, nem o "pai google" tá ajudando nesta hora. Não acho nenhuma informação.

    Tô aguardando notícias. Se alguém souber posta aí.

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    Joel, abração para vc. Conta, para gente, a movimentação da chegada do "Tanque de resfriamento em Coluna".

    ResponderExcluir
  12. Voltei só para relembrar as palavras do "Pequeno Príncipe": "Não te esqueças: _ Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

    Um abraço,
    E vamos juntos...

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  13. Prezado Zé Silva,

    Quando irás nos agraciar com suas preciosas palavras. Já ando com saudades de lê-las. Acho que vou tomar trauma de 01 de fevereiro. (rsrs)...(rsrs...!


    Fico feliz em ver companheiros novos chegando no blog. Como sou "piolhinha" do blog, quero dar boas-vindas a Fábia e ao Zico.

    Um abração,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir