quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Extensão Rural: Um seviço essencial

Tenho certeza que ontem foi um dos dias mais importantes na nossa gestão da ASBRAER. Não foi vitoria pessoal. A vitoria de uma causa. A causa da Extensao Rural, da Agricultura Familiar, de um Brasil mais justo, mais igual e solidário. Pude falar diretamente ao Presidente Lula, Ministros, senadores e deputados federais, Organizacao das cooperativas do Brasil, Contag,Secretarios de Estado, Dirigentes das Emateres de todos estados e diversas lideranças da agricultura brasileira. Fui o primeiro a discursar. Fiz uma fala fazendo uma reflexão do papel histórico da Extensao Rural na evolução da agricultura brasileira. Sem esquecer do momento de crise. Da extensão rural de um novo tempo. Moderna, que evoluiu, se adequou aos tempos. E hoje tem como missão o desenvolvmento sustentável , com foco na qualidade de vida das pessoas. Uma ferramenta fundamental no combate a fome, a redução de desigualdades entre regiões e pessoas. A extensão rural que cumpre o papel de Estado necessário, que disponibiliza serviços que outros segmentos não executa. Disse que as vezes o extensionista pode ser a ultima ou a primeira esperança de uma família rural em ter acesso as políticas publicas.
Ontem a noite todas redes de TV do Pais noticiou a conquista. Hoje todos principais jornais do Pais falou do assunto. Como disse e escrevi meses atras; Colocamos a Extensao Rural na pauta dos principais assuntos nacionais- No debate nacional. Este foi um passo importante de uma grande caminhada. Temos que aumentar os recursos do Governo Federal para reduzirmos a dependência dos municípios, universalizar o serviço de extensão rural para todos agricultores familiares do Pais, equiparar a remuneração dos extensionistas e pesquisadores dos Estados com a remuneração dos pesquisadores da Embrapa. Ainda temos um longo caminho pela frente.
Vamos juntos!

4 comentários:

  1. Presidente José Silva,

    "Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."

    Parabéns! A extensão rural, os extensionistas e a agricultura familiar ganharam um grande presente nesse início de 2010.

    Realmente, vamos em frente.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao nosso presidente José Silva.

    A extensão Rural é feita de lutas e desafios.
    A ATER fianlmente ganha destaque nacional.

    Realmente os municipios são os nossos importantes parceiros. A ATER está no caminho certo, na hora certa.
    Os extensionistas advertem: A extensão rural sob a visão dos recursos municpal, poderá causar a dependência.
    Joel Lima
    Coluna-MG

    ResponderExcluir
  3. É preciso ajudar as pessoas a ter dignidade. ZILDA ARNS

    Presidente Zé Silva,

    A História não se constrói por se só, ela precisa de seus protagonistas. Alguém já disse que "o líder com “L” maiúsculo oferece às pessoas aquilo que mais desejam: uma bandeira, uma causa, uma razão para suas vidas."

    As novas propostas são interessantíssimas, e tomara que elas se concretizem o mais rápido possível pelo bem dos produtores e dos bons servidores das EMATERES.

    Uma Empresa Estadual não pode ficar a mercê das vontades de um governo municipal. Isso prejudica muito o desenvolvimento do trabalho dos Extensionistas nos municípios e a imagem da Empresa. Esta história de que Prefeito fulano de tal não renovou o convênio porque não vai com a "cara" do Extensionista é humilhante para os mesmos. Afinal, quem tem que julgar o trabalho dos Extensionistas é o público atendido, ele é quem melhor sabe a qualidade do serviço prestado.

    Excelente mesmo que haja a proposta de melhoria de salários para os servidores das EMATERES, assim há mais tempo para que os mesmos dediquem ao trabalho e não acumulem outras tarefas para complementar seus orçamentos domésticos. O que eles necessitam com certeza não é nada descabido, afinal quem optou por ser SERVIDOR PÚBLICO não deve ter pretensão de "TER VIDA DE RICO, e sim, uma estabilidade financeira.

    Um grande abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Presidente Jose Silva,

    Hoje fui informado sobre sua saída da Presidência da Emater-MG, senti então vontade de me manifestar.

    “Deixas rastro por que gosta do que faz”. Pra mim, isto resume tudo.

    Há pessoas que têm a ilusão de que elas devem fazer só o que gostam. É preciso gostar do que se faz. Temos que fazer tudo o que pudermos, com nossa inteligência e vontade para gostar do que fazemos. Muitas vezes, isso pode significar transformar o limão em limonada, como se diz popularmente.
    Estamos num momento de mudanças. Muito próximo do final de uma gestão inovadora que levou e elevou a auto-estima do extencionista de Minas Gerais. Com a nova lei de ATER, sinto que está para começar uma nova era, um novo período na história da extensão rural, é momento oportuno para refletir o futuro.
    O que temos feito para tornar esse mundo melhor para se viver? Vejo que o Sr, meu amigo Jose Silva, entrou para a historia da agricultura familiar, especialmente a nossa família mineira, deixando seu rastro de luz para que outros se norteiem.
    Voltando ao ponto de partida da Emater-mg, reavaliando a sua própria história, cuidando mais das pessoas, foi uma atitude diferente daquilo que já se viu no serviço público. Ter a coragem de implantar um novo modelo de gestão é ter a certeza de que amanhã será melhor que hoje, deixando seu rastro. Ter em mente que as grandes mudanças começam com os pequenos gestos. Acredito que este foi seu pensamento, “que posso fazer pelos agricultores familiares para fazê-los mais felizes?”
    Quando cria o Programa Transformar, nos mostra como a lagarta que já aprendeu tudo sobre a vida das lagartas e então se fecha numa casinha apertada. Lá dentro se dá um tempo, nascem as azas nas costas e ela então sai da casa como borboleta, é um novo Projeto.
    É preciso entregar-se de coração e com confiança para a transformação.
    Vejo que sua passagem na Presidência da EMATER-MG foi transformadora, e em este novo Projeto, queremos sim fazer parte, pois sabemos que o mesmo tem uma causa, temos a certeza que pode tornar o mundo melhor para os Agricultores Familiares de Minas Gerais.
    Usando suas palavras, Vamos juntos transformando Minas Gerais num estado melhor para se viver, encerro minha opinião, vamos deixar rastro!!!

    Um grande abraço do Baixo Jequitinhonha,

    Jardel.Leone...

    ResponderExcluir