sábado, 16 de janeiro de 2010

Boa noticia da agricultura

No trajeto da cidade de Sao Romao para a Comunidade do Batizal para inaugurar a Agroindustria Artesanal de Alimentos, vendo a paisagem descrita por Guimaraes Rosa com muita maestria, utilizando a evolução da Tecnologia da Informacao para saber das notícias . Achei esta importante que resolvi compartilhar com vocês :

Pastos ajudam a conter mudanças climáticas

Os campos têm enorme potencial para mitigar as mudanças climáticas através da absorção e armazenamento de CO2, segundo um novo relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), anunciado nesta quarta-feira (13).

Pradarias e pastagens são um sumidouro de carbono que poderia exceder os benefícios das florestas, se usado corretamente, explicou o documento. Os 3.400 milhões de hectares de pastagens podem desempenhar um papel fundamental para a adaptação e redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas a mais de um bilhão de pessoas que dependem do gado para a vida, de acordo com o documento "Review of Evidence on Drylands Pastoral Systems and Climate Change".

"O mundo terá de usar todas as opções para conter o aquecimento global em 2ºC. Agricultura e uso da terra têm o potencial para ajudar a minimizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa por meio de práticas específicas, especialmente o armazenamento de carbono no solo e na biomassa", afirmou o diretor-geral da FAO, Alexander Müller.

"Estima-se que as terras de pastagens armazenem 30% do carbono de solo do mundo, para além da quantidade substancial de carbono armazenado em árvores, arbustos e plantas", diz o documento. "Mas essas áreas são muito sensíveis à degradação do solo, afetando 70% dos pastos, como resultado do excesso de pastoreio, da salinização, da acidificação e de outros processos. A pressão sobre a terra está aumentando também a fim de satisfazer a crescente demanda por carne e produtos lácteos", acrescenta.

A melhoria das práticas de gestão para restaurar a matéria orgânica em solos de pastagens, reduzir a erosão e diminuir as perdas decorrentes da queima e do excesso de pastoreio pode, portanto, ajudar a reter grandes quantidades de carbono, que segundo algumas estimativas poderia atingir um bilhão de toneladas, de acordo com o relatório.

O documento alerta que isso exigirá um esforço forte, globalmente coordenado e financiado adequadamente. "Um objetivo imediato possível seria dedicar entre 5% e 10% dos pastos em todo o mundo para o sequestro de carbono em 2020, o que permitiria poupar 184 milhões de toneladas de carbono anualmente."

O relatório sustenta que "o aumento da quantidade de carbono retido em pastagens pode ajudar populações pastoris a se adaptarem às mudanças climáticas, porque o carbono adicionado melhora a retenção de água no solo e, assim, sua capacidade de resistir à seca.

Outra consideração, cita o documento, "é para proteger a biodiversidade". Por algumas estimativas, o potencial de biodiversidade das pastagens é apenas ligeiramente menor do que o de florestas. Mas o relatório conclui que existem evidências de que o número de espécies de plantas, animais e microorganismos que vivem nos pastos estejam diminuindo a uma velocidade alarmante por causa de uma gestão inadequada, da má utilização dos solos e - mais recentemente - por causa das mudanças climáticas."

9 comentários:

  1. O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma cédula da transformação do país. ZILDA ARNS

    (Um anjo que retornou para casa, e sinceramente, não acredito que DEUS a chamou no HAITI, no meio da fome e da miséria por acaso. Quem sabe, ele quer que ACORDEMOS da nossa passividade diante de tantas injustiças que nos rodeiam).

    Presidente Zé Silva,

    Se a gente não aprender a cuidar da natureza e a ensinar aos que educamos a tratá-la com respeito, com certeza a ela dará o troco, como já está dando. Quando ela satura, ela responde com bastante agressividade. Os haitianos que o digam.

    O negócio não é ser "ecologicamente correto", porque está na moda, mas refletir em nossas ações diárias, e principalmente CUIDAR DE TUDO QUE NOS DÁ DE RETORNO A VIDA, QUE É A ÁGUA. É necessário divulgar cada vez mais o desenvolvimento sustentável.

    O papel da Agricultura vai ampliando cada vez mais. A responsabilidade do trabalho de ATER vai demonstrando que "extensionistas rurais" comprometidos com seu trabalho não servem só aos agricultores, mas a sociedade como um todo.

    Um abraço,
    Que o Senhor e todos tenham uma Boa Semana.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  2. Exc. Presidente

    Primeiramente parabéns pela conquisat da lei da Ater, noticiamos aqui no Mídia Rural, como um avanço enorme para a extensão rural no País. Quanto ao assunto apresentado acima, creio que a lei de ater tem tudo a ver, pois n´s do Mídia Rural acreditamos que há tecnologia e técnicas suficientes para garantir uma boa produtividade com sustentabilidade e que remunere o produtor com dignidade. Falta, na nossa visão difundir e levar essa técnologia essas técnicas ao produtor, o produtor precisa de informação e conhecimento. Essa é a missão do Mídia Rural, e agradeçemos o apoio do Senhor Presidente e também de toda Emater-MG.

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que também temos um blog, e que colocamos um link do seu blog, veja

    http://midiarural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Excelente partilha Presidente José Silva,

    Com certeza pastos têm grande potencial para atenuar mudança climática e são bons sumidouros de carbono.

    Gestão Adequada dos Recursos Naturais é ferramenta essencial na redução da emissão de gases do efeito estufa.

    Com manejo correto das pastagens , reduzindo o pastoreio intensivo e o uso de queimadas estaremos contribuindo para o aumento da cobertura de árvores e arbustos, resultando na formação de um sumidouro de CO2 tanto no solo quanto na biomassa.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Presidente Zé Silva
    Bom dia a todos!

    Considerando então que "o aumento da quantidade de carbono retido em pastagens pode ajudar populações pastoris a se adaptarem às mudanças climáticas, porque o carbono adicionado melhora a retenção de água no solo e, assim, sua capacidade de resistir à seca.", eu queria perguntar ao Senhor o seguinte:

    _ Que tipo de incentivo a EMATER-MG pretende utilizar para estimular os produtores a formarem novas áreas de pastagem?

    _ A porcentagem de "pecuaristas" atendidos pela EMATER-MG, na Zona da Mata, corresponde a que porcentagem de clientes atendidos?

    Antecipadamente agradeço,

    Um abraço,
    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  6. BOA NOITE JOSÉ SILVA SOARES, BOA NOITE COLEGAS DO BLOG.
    QUE BOM SABER QUE ALGO BOM VAI ACONTECER E QUE PODEMOS SIM FAZER MUITAS COISAS BOAS ACONTECEREM.
    QUE BOA A LEI DA ATER SER APROVADA E CLARO QUE MÉRITO MAIOR DAQUELES QUE LUTARAM POR ELA E NOSSO PRESIDENTE É O MAIOR LUTADOR COM CERTEZA.
    DIANTE DE TUDO ISSO SÓ POSSO DIZER QUE AINDA PODEMOS ACREDITAR NUM MUNDO BONITO AONDE O AMOR SEJA MAIOR QUE TUDO.
    ABRAÇÃO E QUE DEUS PROTEJA A TODOS.
    EDER, ELIANE E ZEUS !!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. A ciência seria representada como um cone. Em sua base o saber popular, o conhecimento empírico, que desperta maiores observações, pesquisa , análises, e a comprovação científica.

    A extensão rural é bastante interessante, envolve os aspectos de desenvolvimento econômico, social , ambiental, através da importante relação da troca do saber.
    De vez em quando, alguns produtores tem alegado que em certos lugares a Brachiaria teria aumentando o volume de água das nascentes.

    Não se sabe quais são as verdadeiras intenções das pessoas , nem tão pouco podemos ignora-las. Temos que respeita-las, sem que necessariamente tenhamos que concordar.Tentei buscar alguma razão, para que isso pudesse ser verdade, ou talvez fosse uma mera coincidência.

    Fiquei pensando, nos lugares em que as gramíneas são bem cuidadas, sem os excessos de lotação animal, evitando-se maiores pisoteio, mantendo a cobertura vegetal, poderia sim haver a possibilidade. Os brejos possuem estas características.

    Torna-se um assunto bastante delicado, podendo existir diferentes interpretações, como estímulos ao desmatamento, para o plantio de capim. Além do mais deve ser ressaltado que sempre deverão existir as áreas de preservação ambiente, principalmente no tocante à preservação das nascentes, nas áreas pré determinadas.

    Suprimir as arvores, contribui para a redução das espécies animal e vegetal.

    A manchete: PASTOS AJUDAM A MANTER MUDANÇAS CLIMÁTICAS, demonstra um fato importante, para que as pastagens possam dividir as responsabilidades com as florestas, em minimizar as emissões líquidas de gases de efeito estufa , sendo necessário conciliar maior número de arvores possível, nas áreas de pastagem, a utilização de sistemas agro ecológico, minimizando os impactos e promovendo a relação do equilíbrio do homem com a natureza.

    Joel Lima
    Coluna-MG

    ResponderExcluir
  8. Caro José Silva,
    colocaram um porco-boi em nossa sala com a ameaça do tal aquecimento. Discordo, é uma enganação deslavada em favor do uso das usinas nucleares lá no hemisfério Norte para substituir o combustível fóssil, dentro em breve finito. Veja em meu blog, no artigo "CO2: a unanimidade da mídia é burra", de out/2009. Como agrônomo vc poderá avaliar se o que coloco é real, ou não: http://richardjakubaszko.blogspot.com
    Dê ainda uma olhada no site da revista DBO Agrotecnologia, da qual sou editor, no artigo de capa "Vai valer a pena recuperar solos degradados". A assinatura é gratuita, para vc como agrônomo e a todos os visitantes do seu blog que sejam produtores rurais ou técnicos na área: www.dboagrotecnologia.com.br

    ResponderExcluir
  9. Alguns dias atrás postei no blog um artigo falando da importância das mídias passarem a mostrar o que de bom está sendo feito em prol do meio ambiente, de forma a animar a população que o mundo tem salvação, sim!! e dar exemplos positivos para que outras pessoas em outras regiões possam seguir esses exemplos e fazer o mesmo, em sua rua, em sua casa, seu sindicato, ou município.

    Hoje o Mídia Rural estava em Cabo Verde, gravando uma matéria que irá mostrar o exemplo do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais daquele município. Jovem, Reginaldo Roberto da Silva, é um empreendedor, inovador, não ficou apenas nas suas atividades corriqueiras, buscou conhecimento e descobriu que poderia fazer muito mais pelos trabalhadores sindicalizados, hoje é um exemplo a ser seguido, crédito fundiário, habitação rural, inclusão digital, assistência técnica, infra-estrutura para secagem do café e fomento a organização de agricultores em associações são alguns dos trabalhos desenvolvidos.

    Também em Cabo verde, entrevistamos o Prefeito Claudio Augusto Siqueira, mais conhecido como Tatu, e seu Diretor de Agricultura, Meio Ambiente, Estradas e Turismo, Galdino Norberto, ambos muitos satisfeitos da presença do Mídia Rural, falaram dos trabalhados para a agricultura e irão surpreender muita gente na matéria, que irá mostrar que 80% do esgoto da cidade é tratado, que há uma preocupação ambiental vigente e participativa, na qual vários produtores organizados em conselhos rurais dão sugestões, outro projeto a ser desenvolvido é a recuperação de Matas Nativas e por fim estão pleiteando recursos para a construção de uma Unidade de Triagem e Compostagem, na qual todo o lixo produzido na cidade será classificado e a parte orgãnica irá se juntar aos solidos residuários da Estação de Tratamento de Esgoto e irão formar compostira. Um Grande projeto digno de uma grande reportagem.

    Para concluir ao chegar em casa e acessar o twitter do Mídia Rural, temos o prazer de conhecer os trabalhos da secretaria estadual do meio ambiente de são Paulo, que dentre os excelentes projetos um me chamou muito a atenção, denominado Municipio Verde Azul, vale a pena acesar o link e ver a integra, o programa prevê a certificação de municípios ambientalmente corretos, dando prioridade no acesso aos recursos públicos.

    São com políticas públicas e homens/mulheres que trabalham em vez de lamentar, que poderemos construir um mundo sustentável.

    ResponderExcluir