sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Ainda na estrada...

O evento hoje em Unaí foi maravilhoso. Uma satisfação ver como as mulheres estão conseguindo sua renda, melhoria da auto-estima e da qualidade de vida. Nos próximos dias, a agenda continua movimentada: sábado estarei em Curvelo; domingo em Passos; na segunda em Paraguaçu, para entrega de tanque de leite; em Lambari, no encerramento de mais uma turma do Transformar; e em Elói Mendes. Vamos juntos!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pé na estrada!

De Uberlândia para Unaí, onde participo, amanhã, do 1º Encontro de Mulheres da Agricultura Familiar e Reforma Agrária do Noroeste de Minas, para falar sobre o papel da mulher para o desenvolvimento sustentável. Estamos esperando a presença de 500 mulheres de todo o Noroeste de Minas. Será, com certeza, um evento muito importante para a Região, em especial, para as mulheres que, com dedicação, força e sensibilidade têm transformado Minas Gerais em um estado mais produtivo e valorizado.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Em Uberlândia!

Amanhã estarei em Uberlândia participando do Dia Especial de Assessoria Técnica, Social e Ambiental – ATES, que promete muito aprendizado e troca de experiências. O foco desse dia de trabalho é o meio ambiente como alternativa de produção sustentável para as famílias rurais. É um espaço para busca de informações, e também um espaço para integração e socialização dos produtores e produtoras. Um estímulo à organização de todos para, juntos, serem mais atuantes na construção das políticas públicas. Neste mesmo dia, faremos entrega de insumos do Minas Sem Fome para as famílias da região. O Minas Sem Fome é Projeto Estruturador do Governo do Estado de apoio à agricultura familiar, executado pela Emater-MG.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Água para Três Marias

Amanhã, dia 25, estarei no município de Três Marias para a entrega de Sistema de Abastecimento de Água para a Comunidade Rural da Forquilha dos Cabral. É o governo de Minas garantindo mais qualidade de vida para as famílias.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Emater-MG comemora 61 anos!


Solenidade realizada nesta segunda-feira, dia 23, na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, marcou os 61 anos de existência da empresa pública mineira. Participaram da cerimônia o vice-governador, professor Antonio Anastasia, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, além de prefeitos, deputados, representantes de empresas parceiras, entre outros convidados.

O evento foi transmitido pela internet para os profissionais lotados nas 32 Regionais da Empresa no interior, Projeto Jaíba e Unidade Verdeminas de Bambuí. Como acontece anualmente, profissionais a partir de 10 anos de trabalho receberam medalhas pelos serviços prestados. Este ano, eu fui um dos homenageados, completando 20 anos de carreira dedicados à Emater-MG. No total, 265 profissionais, incluindo os lotadas na sede receberam a comenda. Além dos profissionais, também nesta data, 18 empresas parceiras foram homenageadas na sede da Emater.

O vice-governador, Antônio Augusto Anastasia, esteve presente no evento e destacou o papel da Empresa no estado, hoje presente em 94% dos municípios mineiros, e conferiu à Emater-MG o mesmo status de importância de outras áreas sociais, como educação e saúde.

Hoje, a Emater–MG se consolida como patrimônio de Minas Gerais. Fruto de inovações e transformações ocorridas, apartir do no ano de 2003, com o choque de gestão promovido pelo governo do estado. A Emater–MG passou por uma revolução silenciosa com a revisão do planejamento estratégico, foco na valorização das pessoas, modernização administrativa, adoção de novas ferramentas de gestão e mudança da missão para uma empresa promotora do desenvolvimento sustentável.

Em 2007, a Emater-MG vivenciou o ano dos resultados. 2008 foi o ano da qualidade: mais do que resultados, a Emater-MG buscou a qualidade no serviço prestado. 2009 foi marcado pela excelência na gestão, quando a Empresa descentralizou o Sistema Integrado de Gestão – SIG e dividiu com cada profissional a responsabilidade na conquista de bons resultados. Por tudo isso, em 2010, a Emater-MG se consolida como um patrimônio de minas, reconhecida no Brasil e em outras partes do mundo.

Motivo para, juntos, comemorarmos a data e asseguramos a continuidade deste importante trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades entre pessoas e regiões.

domingo, 8 de novembro de 2009

Minas coloca Brasil no mapa da qualidade

Na quinta-feira cheguei do Seminário de Dirigentes das Emateres do Brasil e Assesores de Comunicação, que aconteceu em Aracaju-SE e fui direto para Lavras no sul de Minas. Lá na UFLA participei juntamente com Secretário de Agricultura de Minas- Gilman Viana, o Reitor da Universidade-Prof.Nazareno, extensionistas, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, empresários e centenas de agricultores do encerramento do Concurso de Qualidade dos cafés de Minas. Também foi realizado um fantástico Festival de Pratos à base de café. É emocionante ver nossos colegas extensionistas e agricultores vibrando com os resultados. Já temos 384 propriedades certificadas e chegaremos a mais de 800 neste ano de 2009. Afirmei para a imprensa lá da região, que o melhor certificado para Emater é o sucesso dos nossos clientes. Para se ter idéia o agricultor que venceu o concurso de qualidade vendeu seu café ao preço de mais de 2.800,00 a saca.

No mesmo dia inauguramos um tanque de coleta granelizada de leite na comunidade rural Palmital no municipio de Carmo da Cachoeira.

Na sexta-feira reunimos com um dos maiories empresários do Brasil que produz e comercializa cogumelo do sol no município de São José da Bela Vista. Vi uma boa parceria articulada pelo nosso extensionista local, onde os agricultores familiares produz cogumelo já com contrato de venda e garantia de preço. Em seguida fiz uma palestra na Escola de agronomia de Machado para estudantes, professores, produtores rurais e lideranças. Fechamos o dia no sul de Minas encerrando um treinamento sobre confecção de vestuário na comunidade Quilombo na zona rural do muncípio de Três Pontas. Minas um Estado cada vez melhor para se viver... A Emater faz sua parte.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Extensão Rural e os resultados para a sociedade


Desde 2005, estamos trabalhando para a criação de um movimento nacional para a recuperação e reconstrução da extensão rural. Para fazer o planejamento estratégico da ASBRAER, fizemos reuniões nas cinco regiões do país, ouvindo as lideranças da agricultura, os extensionistas, conversando com governadores, secretários de estado da agricultura, conhecendo as boas experiências do campo.

A partir de 2007, passamos a fazer reuniões e seminários nos estados. Uma estratégia para que todos dirigentes transformem a capital do estado na capital nacional da extensão rural, como forma de fortalecer a entidade do estado. Em todos os estados sempre há visita no campo.

Hoje e amanhã, Aracajú se transforma na capital nacional da Extensão Rural. E olha que faltam Amapá e Maranhão.

Neste período são muitos avanços, a começar pela Lei da Agricultura Familiar. A ASBRAER consolidou-se como entidade de representação política da ATER. Lideramos a criação da Frente Parlamentar, e a Lei Geral de ATER já foi aprovada na câmara e agora tramita no senado. Enfim, a extensão rural está inserida no debate dos grandes temas nacionais.

Em contra-partida, os desafios são enormes. O primeiro é institucionalizar os avanços para que, independente do governo, o trabalho tenha continuidade, e que o MDA conclua o trabalho de aplicação de indicadores de resultados, que é o caminho para a sociedade ser beneficiada, e defenda a extensão rural como serviço essencial.

Para a sustentabilidade da Extensão Rural também é necessário: ter um programa de modernização da gestão das entidades nos estados; realizar concurso público; e que o governo federal aumente seus recursos para a ATER ter melhor infra-estrutura, mais profissionais valorizados e bem preparados...

Vamos juntos!