segunda-feira, 8 de junho de 2009

PAC da Extensão Rural

Amanhã, 9 de junho, às 10h30, a diretoria da Asbraer estará reunida em Brasília com o Ministro das Relações Institucionais, José Múcio, para apresentar as propostas de criação do Plano de Ampliação e Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira. Será entregue um documento mostando que a assistência técnica e extensão rural (Ater) no Brasil promove o desenvolvimento sustentável e é capaz de responder às expectativas do Governo.

As propostas do Plano de Ampliação e Fortalecimento da Ater incluem a alteração na forma de repasses de recursos públicos; a criação da Secretaria Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; a mudança na relação entre o MDA, os agentes financeiros e as associadas da Asbraer quanto ao crédito rural; a implantação de um sistema de gestão da Ater; invenstimentos em infra-estrutura e modernização da gestão das entidade de extensão rural; a implantação do programa Brasil Sustentável; e a ampliação do crédito rural.

Na quarta-feira, dia 10, aguardo vocês, às 14 horas, para falarmos sobre este tema.

16 comentários:

  1. Caros Internautas,
    Ontem foi um dia histórico para a Extensão Rural Brasileira. Propusemos para o governo federal criar o PAC DA EXENSÃO RURAL. Tivemos audiência com o ministro da Articulação Institucional, José Múcio, com o Secretário Executivo do MDA, com o Secretário Nacional de Agricultura Familiar e com o Diretor de Extensão Rural do MDA. Saimos confiantes que marcamos um espaço importante. A proposta teve uma boa acolhida. O ministro José Múcio se comprometeu a defender politicamente a proposta e a equipe do MDA irá dar encaminhamento técnico.
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  2. Uma novidade da audiência com MDA é que a Lei Geral de ATER que irá mudar a forma de repasse dos recursos para as Entidades de Ater dos estados, deverá ser anunciada pelo presidente da república no lançamento do Plano Safra 2009/2010, que deverá ocorrer na primeira semana de julho.
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Presidente José Silva!

    Vou pedir licença ao Senhor, para desejar uma Boa Tarde em especial ao novo membro do grupo: MARCOS STODUTO. Uma pessoa, da Central, que conheci via-fone, e que é um dos responsáveis pela boa imagem que tenho da EMATER-MG.

    Prezado Marcos Stoduto, em sua homenagem deixo este pensamento:
    “Não existe verdadeira inteligência sem bondade!”BEETHOVEN. Em você, vi ambos: inteligência e bondade! Muita Obrigada,viu!

    Espero, Presidente, que tenham sido bem-sucedidas as negociações com o MDA. Depois me informo, aqui, sobre o que ocorreu. Não vou continuar presente, pois um jovem de quem era amiga resolveu nos dar adeus antes do combinado, e eu vou me despedir dele.

    Um abraço a todos!

    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Acho muito interessante a criação de uma política forte de ATER porque, só assim,a extensão rural poderá contribuir efetivamente para o desenvolvimento agropecuário do país. Fortalecendo as bases, com o apoio mais fremente da União, o Brasil conseguirá melhorar seu desenpenho econômico no setor do agronegócio.

    ResponderExcluir
  5. Caro José Silva,

    Ótima notícia para nós extensionistas. Vivenciamos o dia a dia do extensionista e sabemos da importância em investir em Ater. Manter e aprimorar a infra-estrutura dos eslocs com equipamentos modernos irá ajudar a melhorar cada vez mais o atendimento junto aos agricultores familiares e contribuir com as ações na busca do desenvolvimento sustentável.

    Romulo Mathozinho

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, presidente, pelo seu brilhante trabalho frente a ASBRAER! A eleaboração e apresentação do PAC de ATER consolida, cada vez mais, sua competência na condução dos trabalhos. Desejo e torço por sucessos para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  7. Presidente,

    Estamos vivendo vários momentos hostóricos na extensão rural.


    Além da mudança na forma de repasse dos recursos para as entidades de Ater, foi discutido durante o encontro o aumento dos recursos a serem repassados?

    Paz e bem

    Valmar
    ASDEP

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Presidente!
    Que boa notícia! Por favor, explique um pouco sobre o Programa Brasil Sustentável.
    Um abraço,
    Alice

    ResponderExcluir
  9. Cara Ana,
    Nossa grande preocupação é que toda sociedade reconheça a extensão rural como um serviço essencial. Por isso, desenvolvemos em todo país ações para fortalecer a ATER, principalmente, porque a maioria das políticas públicas chegam nos grotões do Brasil por meio dos extensionistas rurais.
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  10. Prsidente J.Silva,

    Parabenizo pela sua luta incansável,para melhorar a Exensão Rural Brasileira,pois só assim estaremos,diminuindo a pobreza e as desigualdades sociais de nosso País.
    Meu ponto de vista é que o PAC da Extensão Rural deve ser um amplo acordo entre os 03 Entes Federados,União,Estado e Municipios.Em Minas percebemos que temos um equilibrio para a manutenção do Serviço entre o forte apoio do Governo do Estado e a paceria com as Prefeituras,mais em alguns estados,o serviço é bancado,quase que unicamente pelos Estados.
    Quanto ao Governo Federal,vimos nos últimos 06 um acréscimo nos Investimentos feitos na Extensão,mais este valor ainda é pequeno,próximo a 10% do Orçamento Global das Empresas.Este valor deveria ser sperior a 30%,tendo em vista a forte concentração de Receitas,hoje existente no Governo Federal,e a dificuldades de algumas Prefeituas,em especial do Norte e Nordeste brasileiro.Também é fundamental uma Lei Geral que garant no orçamento da União recursos carimbados pra o serviço de ATER.
    Todavia a direção e o corpo gerencial das Empresas de ATER devem ser profissionalidas,para que consigam implantar em seus estados um Sistema de Gestão que garanta a eficiência na implntação ds Políticas Públicas.
    Mais o que nos alenta,é hoje vc pode através da sua liderança intermediar as negociações com o Governo Federal e também apoiar os demais estados nas mudanças necessárias em busca da excelência,e com isso quem ganha são os Agricultores Familiares,suas organizações e po consequência toda a sociedade brasileira.
    Um forte abraço,

    Gelson

    ResponderExcluir
  11. Caro Romulo,
    Realmente infraestrutura é uma das propostas do PAC da Extensão Rural. Mas tem mais propostas que são: Lei geral de Ater, programa Brasil sustentável, relação institucional com agentes financeiros,criação de uma secretaria nacional de ATER. Tudo isto com propósito de fazer uma exensão rural cada vez mais forte.
    Sds.

    ResponderExcluir
  12. Caro José Silva,

    Há muito o que fazer para podermos ampliar a contribuição que a Extensão Rural pode dar ao país.

    Precisávamos de alguém para coordenar e priorizar o que deve ser feito, e o presidente da ASBRAER tem ocupado este espaço com competência.

    Acreditamos que continuaremos avançando e sua contribuição é fundamental para isto.

    Abraço.

    Clóvis.

    ResponderExcluir
  13. Caro Valmar,
    A proposta que a Asbraer defende e que vem negociando é da participação do governo federal com 30% do orçamento da ATER no país. Atualmente o governo federal participa com 10%, os governos estaduais com 80% e os 10% restantes ficam por conta dos municípios e outros parceiros.

    ResponderExcluir
  14. Cara Alice,
    No Programa Brasil Sustentável estamos propondo que no crédito rural seja destinado um percentual para que o agricultor implante atividades de preservação ambiental. E que este percentual seja a fundo não reembolsável. Que seria uma maneira de remunerar os agricultores pelos serviços ambientais que prestam a toda sociedade. O percentual que esta proposto no PAC é de 10%. Mas o mais importante é abrir o debate e firmar a posição de que o agricultor além de produzir alimentos, produz água...
    Sds.

    ResponderExcluir
  15. Caro Gelson,
    A profissionalização da gestão que está em franca expansão no governo de Minas, especialmente na Emater, através do Sistema Integrado de Gestão, tem sido realmente uma referência para todas emateres do Brasil. Por isso é um dos principais pontos dentro da proposta do PAC da Extensão Rural.
    Sds

    ResponderExcluir
  16. Caro José,Presidente!

    Podemos dizer e afirmar sem qualquer constrangimento,que hoje a ATER, vive novo e estimulante momento .
    Se por um lado a busca de uma identidade nacional,não era pensada,hoje,observamos que para pensar e implantar as políticas publicas direcionadas para a agricultura e em especial a agricultura familiar a ater tem que atuar e agir nacionalmente.
    Parabéns,José Silva. Necessitamos de homens publicos que construa e estimule esta uniâo.
    Forte abraço,
    Eugênia Mara

    ResponderExcluir