quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mais Alimentos em pauta

A audiência pública no Senado Federal sobre políticas públicas para o desenvolvimento rural, o papel da assistência técnica e extensão rural, foi adiada, conforme nos comunicou a Comissão de Agricultura. Mas tenho boas novidades sobre o Programa Mais Alimentos. Hoje estive em Brasília participando de uma reunião sobre o Programa. A reunião aconteceu às 15h30 no Centro Cultural Banco do Brasil. Estiveram presentes representantes dos setores da indústria parceiros, como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea); a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimac); agentes financeiros que operam o Programa; a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que participa da implementação do Programa nos estados; movimentos sociais e outros ministérios envolvidos no Mais Alimentos. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, apresentou o balanço de um ano de implantação do Mais Alimentos. Dentre os bons resultados da reunião estão a aprovação da compra de utilitários financiados pelo Programa, uma demanda já levantada em Minas Gerais.

5 comentários:

  1. BOA NOITE CARO JOSÉ SILVA SOARES, COMO VAI? QUE ESSE O ENCONTRE PRÓSPERO!!!!!!
    CREIO QUE AINDA TEMOS MUITO A FAZER SOBRE O MAIS ALIMENTOS, MAS COM CERTEZA CHEGAREMOS AO MELHOR CAMINHO.ABRAÇOS EXTENSIONISTA E FICA COM DEUS, EDER!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos !
    O programa MAIS ALIMENTOS relamente é um avanço e pode impulsionar nossa agropecuária. Pequenos ajustes poderiam melhorar ainda mais o programa. Um caso muito comum, no caso de aquisição de máquinas e equipamentos, é a capacidade de pagamento do agricultor familiar não permitir a aquisição do trator ou implemento desejado em função do alto custo. Na minha opinião, a aquisição de equipamentos e tratores usados, com garantia da revenda é claro, permitiria o acesso a um número maior de agricultoores familiares no programa.

    ResponderExcluir
  3. Caro José Silva,
    O MAIS ALIMENTO está sendo uma boa alavanca para a agricultura assim quanto mais itens financiavéis melhor para o produtor. Na Região Centro Oeste de Minas o programa está indo muito bem. Porém temos também que nos preocupar com a operação principalmente com a dificuldade enfrentada pelos nossos técnicos em relação a emissão de novas DAPS. Sendo a maior reclamação os problemas tecnologicos do site oficial do MDA.
    Saudações
    Wellington

    ResponderExcluir
  4. Meokarem,

    Achei muito interessante sua sugestão de compra de equipamentos usados, pois além de facilitar para os produtores que andam para lá de apertados financeiramente, colabora com a proteção do meio ambiente: reciclar, reaproveitar palavras-chave para quem tem como meta o desenvolvimento sustentável.

    Renovo meus agradecimentos, pela ajuda dada ao Esloc de Abre Campo para conseguirmos ser beneficiados com o Tanque de Leite do Programa Minas sem Fome.

    Um abraço,

    Rosana

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!... É mais um degrau na consolidação do papel da ATER no país.
    Flávio

    ResponderExcluir