sexta-feira, 19 de junho de 2009

Extensão rural em debate nacional

Cada vez mais, a Extensão Rural conquista espaços importantes nos debates nacionais e ganha terreno para a viabilização das principais políticas públicas para o campo brasileiro. Nesta quinta-feira, dia 18, em reunião no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, discutimos o Programa Mais Alimentos.

A reunião, com participação do presidente Lula, teve a coordenação do Ministro Guilherme Cassel, que convidou as entidades a darem depoimentos sobre a evolução do Programa nos dez primeiros meses. A Anfavea destacou a importância da integração entre os setores da indústria, agricultores e governos, além de ressaltar a abrangência do Programa e oportunidades para milhares de agricultores modernizarem a forma de produzir.

Já o diretor do Banco do Brasil, Guedes, destacou que o Pronaf é o mais importante Programa dos últimos 40 anos para agricultura familiar brasileira. Também divulgou que, para o próximo Plano Safra, o Seguro Rural para a agricultura familiar terá uma queda de 58% no prêmio a ser pago pelo agricultor.

Pelas entidades dos agricultores, o presidente da Contag ressaltou a importância da Ater para qualificar o crédito, inclusive ajudando a evitar o endividamento. Também argumentou que o Programa Mais Alimentos não é só para a compra de máquinas e equipamentos, e sim para o desenvolvimento da agricultura familiar. Criticou a concentração do Programa no sul do País, confrontando com as necessidade das regiões norte e nordeste, que são maiores que as do sul e sudeste. Já a Fetraf destacou também a importância da Ater integrada com a pesquisa, e a necessidade do BNB deslanchar no Programa.

Outro ponto importante da reunião foi a fala do representante do Ministério da Fazenda, que informou sobre a segurança do Mais Alimentos em relação à oscilação dos preços agrícolas, pelo fato do crédito estar atrelado à garantia de preço mínimo para os produtos, que são pactuados para pagamento do financiamento. Caso ocorra essa queda nos preços agrícolas, o Tesouro Nacional cobre a diferença até o teto, para o agricultor quitar seu débito.

O presidente Lula encerrou a reunião fazendo uma análise da evolução histórica da agricultura familiar brasileira, e destacou a importância da Ater como Política Pública, especialmente nas regiões mais pobres. Também fez uma avaliação das principais políticas publicas, inclusive delegando aos ministros presentes o tratamento da proposta da Asbraer de criação e implementação do PAC da Extensão Rural.

Sem dúvida, foi um dia importante para agricultura familiar e para extensão rural.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Se ficar o bicho pega, se correr o bicho come, mas se juntar o bicho some." Mário Cortella

    Presidente José Silva,

    Que o Senhor e todos os membros do grupo tenham um final de semana abençoado, recheado de paz e alegrias.

    Animadoras as notícias que o Senhor trouxe do Pslácio da Alvorada. É o que digo, os produtores que ás vezes, infelizmente, desconhecem o nome "Zé Silva" têm muito que agradecê-lo. O Senhor é um homem de visão disposto a colocar em ação seus objetivos e metas. Aproveito, também para elogiar sua equipe e seus colabores diretos, reconhecendo que um grande líder pouco fará se não tiver colaboradores eficientes e competentes.

    O PRONAF, como disse o ministro, é sem dúvida um dos melhores programas para beneficiar o produtor. Convivendo com produtores a gente percebe o quanto esse recurso é importante. Creio que o "PRONAF" principalmente de custeio, segurou muita gente no campo,porque o produtor tem liberdade para saldar dívidas e cumprir seus compromissos com o capital em espécie.

    A reduçao do seguro é sem dúvida um estímulo para garantir a safra e evitar riscos, que podem conduzir a falecência.

    Municípois que não possuem convênio com a EMATER podem se integrar no Programa Mais Alimentos de que forma?

    Um abraço a todos!

    Rosana

    ResponderExcluir
  3. Caro José Silva,
    Fico muito feliz de ver a ATER ter o reconhecimento merecido, haja visto que foi representada pelo Senhor com o presidente da república e cada vez mais me sinto abençoado por Deus por ser um extensionista.
    O outro lado da questão é que o diretor do Banco Do Brasil, o DR. Guedes, reconhece a importância do PRONAF para a agropecuária brasileira, mas não consegue tornar mais ágil e menos burocrática a liberação do crédito, tendo o agricultor familiar que ter de ir até 6 vezes na agência até a liberação do crédito e, nem universalizar os procedimentos das agências, sendo cada uma um universo diferente da outra.
    A fala do presidente da Contag sobre a concentração do programa Mais Alimento no sul do país foi providencial, pois pode facultar aos dirigentes do programa igualar a situação para a próxima safra.
    Fico por aqui deixando um abraço a todos
    EDUARDO FARGNOLI

    ResponderExcluir
  4. Cara amigo e companheiro 'Zé Silva'

    Falar de sua pessoa e dizer o quanto você e sua equipe tem feito para mudar o quadro da vida dos agricultores familiares do nosso Minas Gerais, usa de sua competência e sabedoria para de melhor fazer aos mineiros,hoje podemos dizer o quanto o pronaf e o Minas sem Fome dentre outros modou e esta mudando a qualidade de vida de muitos agricultores. Zé Silva, continue assim sendo este SÁBIO a qual admiramos muito, tenho certeza que o maior de todos estará sempre a te guiar e proteger.
    Deixo aqui o meu abraço,

    Wendel Pereira de Souza

    ResponderExcluir