sábado, 20 de junho de 2009

Extensão rural cumpre seu papel

O Programa Mais Alimentos foi criado com objetivo de superar a crise dos alimentos. Na época, nem se pensava na crise financeira. Foram selecionados alguns produtos importantes para a economia brasileira, e principalmente, para a mesa dos brasileiros.

A Asbraer faz um acampanhamento mensal da evolução da produção em todos Estados da Federação, por meio de suas associadas. Sete produtos selecionados tiveram aumento de produtividade: leite – 18,25%, milho – 9,3%, mandioca – 13,4%, feijão - 8,9%, arroz – 6,3%, trigo – 5,4% e café - 7,6%. Também foi registrado um aumento de 7,8 milhões de toneladas de produtos.

Já no crédito, foram comercializados 10 mil tratores em 10 meses, o que representa mais de 40% dos tratores comercializados no país. E os agricultores não pagaram nenhum centavo para as entidades da Ater.

5 comentários:

  1. Domingo, 21 de Junho de 2009
    PILULA RURAL - LIDERANÇA


    Liderança tem várias definições mas a que prefiro é a de que o lider é uma referencia, as pessoas seguem o lider que dáo exemplo, o lider cobra das pessoas que elas sejam em primeiro lugar pessoas melhores e é isso que a liderenaça tem de melhor, fazer com que nos tornemos melhores, não é? Então no PÍLULA RURAL de hoje vou falar do lider rural, a liderança rural, que assim como em todo setor tem papel fundamental na criação de valores e na quebra de paradgmas, sendo aquele que leva as pessoas a serem melhor. Como é de costume irei falar de três atitudes de um lider e a primeira é essa inspirar, ou seja, motivar as pessoas. Já a segunda é ter metas e saber onde quer chegar, ser objetivo, tranparente e prático. Por fim saber recompensar, dar crédito e compartilhar o sucesso, sabendo até mesmo encontrar substitutos.

    Inspirar, para que um lider seja inspirador é importante que ele seja otimista, que demonstre certeza de que épossível alcançar o sonho, a missão e fazer com que seus seguidores acreditem nisso e crêrem que isso será melhor irá fazer com que se sintam melhor, vivam melhor. Para isso o liderdeve saber o que diz, deve estudar, ter conhecimento do que está falando e dar o exemplo ser o primeiro a tomar as atitudes que espera de seus liderados.

    Na segunda atitudea criação de um plano claro que seja traçado com metas e com formas de o que deve ser feito para atingir tais metas faz com que o lider seja não só alguém que fala, mas alguem que tem um plano de ação prático possibilitando que todos os seus liderados possam sempre se perguntar se estão ajudando para atingir aqueles ojetivo.

    Por fim saber compartilhar o sucesso e encontrar subistitutos faz com que aquilo que foi conquistado não seja perdido e que o sonho um dia idealizado não irá se perder no caminho,pois o lider que fica muito tempo no poder pode achar que ele é mais importante do que a causa e que o sucesso se deve exclusivamente pelos seus esforços, isso gera conflitos que, não raro, derruba uma organização.

    Você deve estar se perguntando, o porque dessas informações, fiz isso com base em reflexições desse fim de semana, muito se fala em associações, em desenvolvimento em oportunidades, empreendedorismo e nada mais importante do que o lider estar atento a essas três atitudes, no caso de associações rurais, sempre digo é muito importante ter metas objetivos e gerar resultados práticoas, caso contrário a liderança não implaca e tudo fica na utopia que nada muda.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Presidente

    Mais do que inspirar, é dar oportunidade para que mais pessoas possam ser estimuladas, a também exercer o seu papel de lider e que possam cada um a sua maneira suceder e fazer sucessores. Aproveito para agradecer os avanços proporcionados para a extensão nacional, que de qualquer forma nós atinge, como profissional. Primeiro a Frente Parlamentar, agora o PAC e a sustentabilidade da Extensão Rural. Principalmente quando o debate é a nível nacional e o fortalecimento não é só para Minas. Com certeza o espaço ocupado está apenas começando.

    Parabéns e que venha mais desafios.

    Astolfo Caetano

    ResponderExcluir
  3. "Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos. A vida por fora de nós é um reflexo daquilo que somos por dentro" (Anais Nin)

    Muito interessante o comentário feito sobre liderança. É até pretensioso dizer, pela competência que foi feito, mas eu ASSINO EMBAIXO.
    Só grandes seres humanos podem ser grandes líderes. Nunca conheci um grande líder medíocre.

    Gostaria até que fosse criada outra palavra para definir Hitler, Bonaparte, Pinochet e CIA... Massacrar não pode ser sinônimo de liderar.

    Um líder tem que ter autoridade, mas nunca ser autoritário. É difícil, mas é um desafio vencido pelos que trazem intrínseco em si, o carisma para liderar.

    Para mim, são qualidades imprescindíveis em um líder: HUMILDADE e SENSIBILIDADE. Gente que não tem coração e que não preocupa a mínima com aqueles que estão sob o seu comando, são egocêntricos demais para perceber o mundo que gira a sua volta.

    Um grande abraço a todos e em especial a nosso GRANDE LÍDER JOSÉ SOARES SILVA.

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Liderança e aprendizado são indispensáveis um ao outro. John F. Kennedy

    ResponderExcluir