sábado, 13 de junho de 2009

Ainda sobre acesso à alimentação...

Quando analisamos a produção de grãos, a área plantada e o consumo nacional reforça mais a tese de que o maior problema é o aceso à alimentação. De 2005 a 2009, segundo dados da CONAB-Companhia Brasileira de Abastecimento, a produção brasileira de grãos passou de 113, 9 para 136,6 milhões de toneladas, enquanto a área plantada reduziu de 49 para 47,7 milhões de hectares. Já o consumo saiu de 97,5 para 107,1 milhões de toneladas de grãos. Dados que evidencia a competência do setor produtivo em que mesmo reduzindo a área plantada, houve aumento na produção de grãos.
Se fizermos uma análise por um período maior, esta afirmação é ainda mais contundente. De 1976 a 2007, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a área plantada com grãos teve um aumento de 36%, enquanto a produção aumentou 268%, para um aumento de produtividade de 169%. Com isto ficamos mais convencidos que o grande desafio do Estado brasileiro, continua sendo construir, implementar e viabilizar políticas públicas para acesso à alimentação .

Um comentário:

  1. Presidente José Silva,

    No início deste mês foi encerrado o convênio entre a Prefeitura de Abre Campo e a EMATER-MG. O que de positivo ficou dessa situação foi a reflexão que isso trouxe ao abre-campense do meio urbano sobre a importância da empresa para economia do município _ o abre-campense do meio rural sabe na prática dessa importância.

    Exceto um pequeno intervalo, onde se viveu sem "EMATER", somos do tempo da ACAR. (só vim saber disso, agora).
    Sinceramente, não sei onde o impacto de não ter mais a EMATER em funcionamento no município vai nos levar, mas de uma coisa estou certa: aquele velho ditado popular é válido: "a gente só sabe o valor das coisas quando as perde".
    Torço, SINCERAMENTE, para que esta perda seja curta e breve, pelo bem do meu município e dos meus queridos produtores, que já andam sofridos com toda essa crise.

    Bem, de minha parte, posso dizer que por ser 100% mineira, eu sou 100% EMATER, e que espero que os 60 anos vividos pela empresa sejam só o início de uma história que atravesse séculos, e que o meu desejo, é que nós, os abre-campenses não fiquemos á margem da mesma.

    Um abraço,

    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir