domingo, 28 de junho de 2009

Agronegócio segura o Brasil, mais uma vez

Quem duvida que o Brasil ainda é uma "roça grande"? Pois é, não só culturalmente, a população brasileira tem suas raízes fincadas no campo. Prova disto são os resultados do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o PIB global do País recuou 0,8% entre janeiro e março deste ano. Só que, em 2008, a soma das riquezas geradas pelo campo brasileiro foi 6,79%, superior ao PIB global do País, que foi de 5,1%.

A crise dos alimentos, e depois a crise financeira, prejudicaram fortemente o desempenho do agronegócio a partir de outubro de 2008. Mas uma coisa é certa, ninguém vai deixar de comer. E quem está segurando a barra é a agricultura.

4 comentários:

  1. Caro José Silva,

    Fico satisfeito e vejo a concretização de uma fala que a nossa geração ouviu muito, mas chegou a duvidar, ou seja, " o Brasil vai ser o celeiro do mundo"; tendo, segundo as pesquisas, o agronegócio brasileiro segurado as pontas da nossa economia, o que prova que estamos no caminho certo para chegarmos lá.
    Fico no entanto preocupado com a posição da agricultura familiar nesta conquista pois deparamos com um êxodo rural dos jovens desta categoria para as cidades, apesar da melhoria significativa da atuação da extensão rural, do Pronaf e de outras políticas públicas voltadas para este segmento; acredito que isto decorra da ausência de outros setores estarem com esta bandeira levantada. Deixo aqui o exemplo da educação que implementou a "nucleação" levando os meninos "da roça" para estudarem na cidade, o que além de deixar esquecida a cultura local, ainda expôe as crianças a jornadas extenuantes tendo que estar no ponto de ônibus às 04:30 hs da manhã, além de colocar em xeque se morar na "roça" é realmente bom, pois o estudante rural chega na cidade empoeirado, cansado e etc e vê o menino da cidade limpinho, cabelo penteado e descansado, chegando a conclusão que a "cidade é que é boa". É importante lembrar que nesta fase as crianças e adolescentes estão formando seu caráter e personalidade, o que excluiria qualquer pretensão de dar continuidade ao trabalho da família.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Uma boa semana a todos!

    Não duvido nem um pouco, Presidente! Essa "ROÇA GRANDONA" tem muitos problemas, mas tem muitas coisas e pessoas maravilhosas. Considero que até ter essa consciência, eu era "uma analfabeta política", hoje acho que progredi um pouco.

    Pra mim, quanto mais da ROÇA melhor! "Nóis é jeca mais é jóia!" Quem pensa que os "roceiros" são bobos, está é muito enganado! Ser simples, não significa ser simplista.

    Aqui no meu cantinho, no interior da Zona da Mata,fico pensando que tenho vocação para ser é da roça mesmo. É gostoso demais a gente sair á rua e poder dizer: _ "Olá! Tudo bem? E seus meninos 'tão bem, seu pai, sua mãe..." Conhecer todo mundo, falar com todo mundo! Claro, que há o controle social, mas hoje vejo que ele é muito positivo: todos sabem as qualidades e defeitos do outro... e assim a gente se entende!

    Um abraço,

    Rosana

    ResponderExcluir
  3. Caro Eduardo,
    A população do meio rural envelhece cada vez mais. Na Europa por exemplo são apenas 2% da população no meio rural. No Brasil as políticas públicas levou a uma migração extravagante para as médias e grandes cidades. Veja um raciocínio que tenho feito: Construção de conjuntos habitacionais, estrutura de lazer, melhores escolas, energia elétrica... Tudo nas cidades. E ainda falam de fixar o homem no campo. Fixa poste de luz, construção,etc... Para pessoas da-se oportunidade. Por isso, é necessário criar programas e projetos que dê aos jovens do meio rural oportunidades de ficarem no campo. E se optar por ficar no campo, que seja com qualidade de vida, esporte,lazer, escola de boa qualidade, assistência à saúde.E mais que isto, com renda. Formar assim uma nova geração de agricultores, de empreendedores rurais. Um exemplo disto, é o PROJETO TRANSFORMAR- Uma nova Minas com a juventude rural.Desenvolvido pela Emater-MG. Aqueles que interessar por mais detalhes deste projeto é só acessar o site-
    www.emater.mg.gov.br

    Sds.

    ResponderExcluir
  4. Cara Rosana,
    Realmente simplicidade é uma virtude. E ser da roça para mim é qualidade. E é nas pequenas comunidades que o Brasil acontece. E com mais qualidade de vida.
    Sds.

    ResponderExcluir