segunda-feira, 30 de março de 2009

É com muita satisfação que abro mais um espaço de comunicação e interação com toda a sociedade brasileira. Neste blog podemos conversar sobre extensão rural, política, economia e muito mais. De forma dinâmica, estarei mais perto de vocês para, juntos, alimentarmos este espaço de conhecimento. Notícias, comentários, perguntas. Basta publicar o seu texto que começamos a nossa conversa. Sejam bem-vindos!

21 comentários:

  1. Prezado José Silva,

    Estou feliz por saber que você irá compartilhar sua experiência na extensão rural com todos que se interessam pela agricultura familiar, pela comunidade rural brasileira, pela sociedade e principalmente por Minas Gerais.
    Como jovem e estudante tenho muitas expectativas, e poder discutir assuntos como sustentabilidade, gestão responsável e empreendedorismo rural dentro de um espaço dinâmico como o blog capacitará a todos os blogueiros e leitores para uma visão crítica da atualidade.
    Espero que possamos conversar e não apenas isso, que possamos além de manifestar opiniões chegar a resultados, soluções concretas, tudo isso só fará desta página uma maneira cada vez mais interessante de partilhar experiências.

    Boa sorte!

    Cordialmente;

    Joyce Rodrigues - Uberaba - MG

    ResponderExcluir
  2. José Silva,

    Parabéns pela criação do blog, onde poderemos, de forma dinâmica e democrática, trocar informações, conhecimentos e idéias.

    Abraços,

    Cláudio José - BH

    ResponderExcluir
  3. Parabens José Silva pela coordenação da ATER Nacional representada pela ASBRAER. Saúde, fé e muito sucesso.
    Em Cuibabá, quando participei da EXPOBRASIL encontrei com funcionários da EMATER de lá que revelaram a satisfação de tê-lo a frente da ASBRAER.

    Zenaido Lima da Fonseca
    EMATER-MG - Arcos
    site www.griootzen.com

    ResponderExcluir
  4. África: Fome e Guerra
    Um continente assediado pela fome. Pelas estatísticas recentes, as cifras desse flagelo não param de crescer, tornando-se mais graves e mais preocupantes. A cada ano, 27 milhões de africanos, a maioria crianças, estão ameaçados de morrer de fome. Dos 800 milhões de habitantes, pelo menos 150 milhões vivem em debilitante escassez de alimentos. Os países mais atingidos pelo flagelo são: Etiópia, Somália, Sudão, Moçambique, Malavi, Libéria e Angola. Além disso, são os mais atingidos por violentos conflitos internos, que ameaçam aumentar a ruína.

    Haiti-Adital/Argenpress - Aproximadamente quatro milhões de pessoas sofrem de fome no Haiti devido às atuais condições de vida. Revelou hoje a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O desequilíbrio da alimentação ameaça a nação mais pobre da América Latina e Caribe que conta com pouco mais de sete milhões de habitantes, alerta o organismo das Nações Unidas.

    José Silva
    Engenheiro Agrônomo, com especialização CEO Internacional pela FGV, Piscicultura, Solos e Meio Ambiente. É Presidente da EmaterMG e, Presidente da ASBRAER. Organizou e participou de missões técnicas à França, Itália, Portugal, Algarve, Luxemburgo, Bélgica, Chile e Argentina. Por Nomeação do Governador Aécio Neves, atua como Gerente Estadual do Programa Minas Sem Fome, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e do Conselho Estadual de Política Agrícola.

    Angola, na África, e Chile, na América do Sul, são os primeiros destinos das estatais mineiras no exterior. A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) se prepara para atuar na área sanitária em Luanda, capital de Angola, e a Cemig construirá e explorará linha de transmissão no Chile.

    Caro José Silva, venho parabeniza-lo pela iniciativa de abrir um canal direto com a população. Porém é impossível pra mim, deixar de fazer o paralelo acima. Vendo sua experiência no exterior e como gestor do MSF, não poderia deixar de perguntar sobre um antigo sonho meu de levar a nossa Empresa além das fronteiras de Minas, como ocorre com a COPASA-MG e Cemig, por exemplo, que atuam em Angola e Chile. Somos a “Melhor Empresa de Assistência Técnica do Brasil”, temos a experiência de 60 anos em extensão rural, portanto acho que combater a fome faz parte de nossa missão em qualquer parte do mundo. .Felicidades. Mauro Esloc. Bruamadinho.

    ResponderExcluir
  5. Parabens José Silva pelo ótimo trabalho que você vem desenvovendo a frente da EMATER - MG promovendo uma verdadeira revolucão no modo de fazer extensao rural. Aproveito a oportunidade para lhe agradecer pela oportunidade de poder estar estagiando a quase um ano nessa renomada empresa, o que está contribuindo significativamente para o meu desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal.
    Obrigado !
    E que Deus te ilumine porque voçê e uma pessoa que merece !
    Muito Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Caro José Silva, parabens! A dinâmica do mundo moderno exige cada vez mais a aproximação das pessoas, o que o Blog, certamente terá como papel. Ainda; a Ater ganhará mais visibilidade e todos os que nela se envolvem. A ATER e a AF, vive o melhor de seu tempo, dado o portfólio de políticas e informações que vivenciamos no setor. Isto será o divisor de águas... e qto mais caminharmos para o acesso e assertividade dessas políticas e informações, com real resultados na vida das pessoas, mais estaremos contribuindo para a sustentabilidade desses atores. Caso contrário perderá o bonde da história e das oportunidades. Ademar Pires, Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O mundo atual exige mudanças de postura e acima de tudo a modernização dos processos de comunicação e debate.
    A iniciativa hora apresentada com certeza oportunizará debates e trocas de idéias sobre a extensão rural brasileira.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Para um inicio de conversa.
    Santa Catarina, com 1,1% do território nacional apresenta uma grande diversidade de realidades. Em apenas 2 horas de vaigem saímos de regiões litorâneas de sol e praia e encontramnos o cenário de serra e neve. Nossa etnia é extremamente diversificada e em várias regiões mantém as tradicões de seus países de origem. Esta pequena introdução pretende apenas apontar para o fato de que as politicas publicas nacionais devem prever e estar adequadas a atender as diversidades nacionais, pois se em nosso estado encontramos esta situação, a nivel de país não é necessário maiores comentários.
    Esta adequação é a base para qualquer proposta de desenvolvimento que se diga sustentável, pois a sustentabilidade parte do respeito a identidade social e cultural das pessoas, a diversidade ambiental, as questões de infra-estrutura e do envolvimento efetivo dos atores sociais no processo.

    Ditmar Alfonso Zimath
    Engº Agronomo
    Diretor de Extensão Rural da Epagri SC

    ResponderExcluir
  10. Alo! José Silva.

    Parabéns pela iniciativa de criar um blog. Estamos aqui em Brasília, mas sem esquecer a nossa origem em Minas Gerais. Será um prazer acompanhar e debater com você e nossos companheiros a extensão rural, com o nosso foco na educação e a Pedagogia da Alternância.
    Atenciosamente,
    José Maria

    ResponderExcluir
  11. Prezado José Silva,

    Como sempre, utilizando a tecnologia em favor da Extensão Rural, ampliando visões e aproximando as pessoas.

    Através desta brilhante iniciativa, mais uma vez inovadora, estaremos sempre juntos em prol do mesmo objetivo, o de uma Extensão Rural, assim como a tecnologia, sem fronteiras e oportunizando o desenvolvimento de toda sociedade.

    Sabemos que é a partir desse conhecimento adquirido através destes debates e informações partilhadas que poderemos maximizar a eficácia dos trabalhos da ATER no Brasil, fazendo todo mundo se manter informado e em constante evolução, sempre estimulados a atingir objetivos e romper qualquer barreira.

    Parabéns e sucessos sempre!

    Clarissa Ferreira de Souza - BH

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. PARABÉNS,JOSÉ SILVA!BELA INICIATIVA EM CRIAR UM BLOG PARA QUE POSSA TER MAIS COMUNICAÇÃO COM OS OUTROS MEMBROS DA EMATER-MG.QUE DEUS CONTINUE O ABENÇOANDO E TUDO DE BOM.ABRAÇO!

    APARECIDO EDER GRESPAN,ENGENHEIRO AGRÔNOMO DO ESLOC DE ANDRADAS.

    ResponderExcluir
  14. Joyce,Grespan,Clarissa,Ademar, Zenaido,Claudio e Peri...
    Neste espaço iremos discutir assuntos de importantes, integrar e interagir.
    É só colocar as idéias e iniciaremos um bom debate. Toda semana estaremos com um tema de destaque.
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  15. Caro Alcapone,
    Oportunidade é a melhor coisa que se pode ter na vida. E mais que isto é a importância que se dá a oportunidade. Parabéns a você que sabiamente esta aproveitando a oportunidade de juntos construirmos o jeito mineiro de fazer extensão...
    Sds,
    José Silva

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA CARO JOSÉ SILVA SOARES, COMO VAI?????????
    APROVEITANDO O ESPAÇO DO BLOG PARA LHE DESEJAR UM FELIZ ANIVERSÁRIO, QUE DEUS CONTINUE PROSPERANDO ABUNDANTEMENTE NA SUA VIDA E QUE ELA SEJA PRECIOSA E PRODUTIVA.ABRAÇOS E FICA COM DEUS, EDER, ELIANE E ZEUS!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Aproveitando a oportunidade, para te desejar novamente um feliz niver, que Deus sempre continue ao teu lado...ele está, um abração do conterrâneo que está na paraíba...teu blog está arretado...muito bom...aécio na cabeça...aquí na paraíba, estamos em fase final do cadastramento de todas as propriedades rurais, por aí já se fez este trabalho...minas é sempre minas...e vc na presidência da nossa mãe...quem me deu teu blog, foi minha querida amiga da emater-varginha, a sandra...falamos muito em vc...

    ResponderExcluir
  18. Aproveitamos o espaço para desejar-lhe um FELIZ ANIVERSÁRIO!!!! Que Deus ilumine ainda mais o seu caminho...Um Grande Abraço!!!!

    Equipe Regional Salinas

    ResponderExcluir
  19. Caríssimo Zé Silva,

    É com muita alegria e satisfação que gostaria de expressar meu sentimento, que também é de agradecimento. Agradecimento, por poder compartilhar da construção de novos processos de desenvolvimento, trilhando a passos firmes o caminho do resgate da cidadania e da inclusão social dentro da Extensão Rural. Seguimento esse, que em Minas Gerais, e por que não dizer,no Brasil, é comandada com aquela sabedoria mineira e a firmeza de toda liderança. Mais uma vez, o extensionista nato sai na frente inovando com mais uma ferramenta de gestão, que vem nos mostrar que seguimos na rota certa!!!

    Parabéns!!! forte abraço e um Feliz Aniversário!!!
    Vida, saúde, felicidade...caminhos abertos para seguir. Saúde no corpo, paz no espírito e amor no coração!!!

    Claudio Muassab
    Esloc São Francisco

    ResponderExcluir