quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Minas Lança projeto para divulgar produtos do agronegócio


O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participou nesta quarta-feira (1º/8), em Belo Horizonte, do lançamento do projeto Origem Minas. O projeto vai promover os produtos do agronegócio do Estado, aproveitando o período de preparação de grandes eventos esportivos no Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Coordenado pelo Sebrae-MG e pela Federação da Agricultura, Pecuária de Minas Gerais (Faemg), o Origem Minas tem o apoio do Governo do Estado.
Serão desenvolvidas estratégias de capacitação, promoção e comunicação para divulgar produtos-chave do agronegócio mineiro que possam representar o setor nos ambientes nacional e internacional. “Queremos criar oportunidades de negócios para produtos importantes e significativos do agronegócio estadual, como o café, o queijo, a cachaça, as frutas e flores”, explica Elmiro Nascimento.
Os participantes do projeto terão que atender a critérios técnicos específicos, para assegurar a qualidade e segurança dos produtos. Entre os critérios estão a valorização do território, ausência de resíduos e contaminantes, rotulagem e rastreabilidade.
A promoção dos produtos de Minas Gerais será feita em hotéis, restaurantes e aeroportos. Também haverá demonstrações em feiras e eventos estratégicos no país e no exterior. A imprensa nacional e do exterior também receberá informações sobre o projeto Origem Minas. As informações também estão disponíveis no sitewww.origemminas.org.br . 

(Ascom Sec. Agricultura MG)

Agroecologia: especialistas mineiros querem nivelar conceitos



A Subsecretaria de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por intermédio do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais (Cedraf), vai realizar nesta quinta-feira (02/08), na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), o Encontro de Nivelamento Conceitual em Agroecologia.
“O objetivo do encontro é nivelar conceitualmente o tema Agroecologia e iniciar o levantamento de subsídios para a elaboração da Política e do Programa Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica de Minas Gerais”, informa Eugênio Martins de Sá Resende, coordenador de Apoio à Agroecologia da Subsecretaria de Agricultura Familiar da Seapa.
De acordo com Resende, a jornada programada pelo Grupo Temático de Agroecologia para esta quinta-feira reunirá pesquisadores, extensionistas, agricultores agroecológicos e orgânicos, além de técnicos de organizações governamentais e não governamentais. Ele diz que os principais problemas, atualmente, são a falta de formação agroecológica adequada tanto para agricultores/as como para técnicos; pouca divulgação da agricultura agroecológica; falta de políticas públicas consistentes e articuladas no desenvolvimento da produção em bases ecológicas; e pouca pesquisa articulada com a extensão em tecnologias voltadas para a agricultura familiar agroecológica.
O Encontro de Nivelamento Conceitual em Agroecologia será aberto às 9h30, com apresentações sobre o Marco Referencial em Agroecologia da Embrapa, por Walter Matrangolo, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, e Irene Cardoso, professora do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). Na parte da tarde haverá debates e visita ao Laboratório de Criação de Insetos e à Área de Produção Orgânica da Embrapa.
Fonte: Ascom Sec. Agricultura MG

Governo de Minas cria fundo para desenvolver cafeicultura do Estado



O governador Antonio Anastasia sancionou a lei que cria o Fundo Estadual de Café (Fecafé). A publicação está no Diário Oficial do Estado, do dia 28 de julho. De acordo com a Lei 20.313, o fundo irá contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do café.
Num período de três anos, o Fecafé deverá disponibilizar R$ 100 milhões, com recursos do Tesouro Estadual. Também haverá contribuição financeira do setor produtivo para assegurar a manutenção do fundo. O Fecafé será administrado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Existe também um grupo coordenador do fundo formado por 15 representantes da sociedade civil, da Assembleia Legislativa e do governo de Minas Gerais.
Segundo o secretário de Agricultura, Elmiro Nascimento, o Fecafé vai disponibilizar o apoio financeiro ao setor, com recursos reembolsáveis e não reembolsáveis. O Fundo vai conceder empréstimos diretamente aos interessados da cadeia - produtores de café ou empresas do setor - com juros e prazos de pagamento especiais. “O objetivo é possibilitar investimentos na atividade, visando a melhoria da produtividade e da qualidade e o aumento da produção de acordo com boas práticas que possibilitem a obtenção da sustentabilidade”, informa o secretário.
Na modalidade de financiamentos não reembolsáveis estão os recursos para desenvolver, entre outras ações, projetos de marketing para divulgação do produto mineiro no mercado interno e no exterior. Também está prevista a capacitação de agentes da cadeia: produtores, provadores de café e baristas (profissional que prepara bebidas à base de café). Também nesta modalidade está a subvenção na contratação de seguro da atividade. A subvenção, em percentuais a serem definidos, atenderá aos casos do seguro por perdas provocadas por problemas climáticos.
Fonte: Ascom Sec. Agricultura MG