domingo, 28 de junho de 2009

Agronegócio segura o Brasil, mais uma vez

Quem duvida que o Brasil ainda é uma "roça grande"? Pois é, não só culturalmente, a população brasileira tem suas raízes fincadas no campo. Prova disto são os resultados do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o PIB global do País recuou 0,8% entre janeiro e março deste ano. Só que, em 2008, a soma das riquezas geradas pelo campo brasileiro foi 6,79%, superior ao PIB global do País, que foi de 5,1%.

A crise dos alimentos, e depois a crise financeira, prejudicaram fortemente o desempenho do agronegócio a partir de outubro de 2008. Mas uma coisa é certa, ninguém vai deixar de comer. E quem está segurando a barra é a agricultura.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fortalecer a extensão rural no coração do Brasil

Nesta quinta e sexta, 25 e 26, acontece, em Cuiabá, o Fórum de Comunicação Rural e Extensão Regional das Regiões Centro-Oeste e Sudeste. Estamos conversando sobre o uso e desafios das novas tecnologias de comunicação frente ao trabalho da extensão rural. Uma oportunidade para reconhecermos a importância estratégica da comunicação nas organizações.

Na tarde do dia 25, estivemos com o presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado Riva. Discutimos a importância da extensão rural como ferramenta de implementação de políticas públicas para a redução das desigualdades entre pessoas e regiões, bem como para levar inovações, conhecimento e tecnologia para a produção de alimentos, geração de emprego e renda para as familias rurais. No Mato Grosso, são 150 mil agricultores familiares.

O tema destaque da conversa foi o fortalecimento da Empaer-MT, com aumento de recursos do tesouro do Estado, além, é claro, da necessidade de contratar novos profissionais, investir em melhorias e equipamentos e na capacitação dos profissionais, para atenderem com mais qualidade os agricultores.

Participaram da reunião o presidente da Empaer-MT, Lourenço Pinheiro, o presidente da Agraer-MS, José Roldão, o presidente da Ruraltins e diretor da região Norte da Asbraer, Sebastião Pelizari.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Acesso aos recursos do Plano Safra

Nesta última segunda, dia 22, o Governo Federal anunciou o Plano Safra 2009/2010, com uma boa novidade para a agricultura familiar: o seguro para financiamento de investimento.
Outra boa notícia, foi a garantia do Programa Mais Alimentos por mais um ano. Programa este com juros de 2% ao ano, com até 10 anos para pagamento, e com possibilidade de financiar até R$ 100 mil por produtor. Programa que possibilitou em 10 meses, que 10 mil novos tratores fossem colocados no campo a serviço da agricultura familiar. É bom ressaltar que este número de tratores representa 43% das vendas de todo o País.

O desafio agora é que os agricultores tenham acesso aos recursos do Plano Safra, que este ano é de R$ 107,5 bilhões, sendo 15 bilhões para a agricultura familiar e 92,5 para a agricultura de base comercial. A trava continua sendo a burocracia e as garantias.

E este assunto dá um bom debate. Para conversarmos mais sobre isto, nos encontramos amanhã, às 11 horas, aqui no Blog.

Espero vocês!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Fórum de Ater

Lançamento da publicação da Embrapa Milho e Sogro - “Cultura do Milho”

Começou hoje, 22 de junho, o Fórum de Gestores de ATER – Dirigentes e Gerentes de Planejamento. O evento realizado pela Asbraer em convênio com o MDA reúne hoje, e a amanhã, 22 e 23 de junho, dirigentes de 26 estados, além de representantes do Mistério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber), que é a inteligência da Extensão Rural Brasileira.

Durante estes dois dias discutiremos assuntos como o Plano de Aceleração do Crescimento da Extensão Rural (PAC Ater), a Lei Geral de Ater, o Pronaf Sistêmico e o Programa Mais Alimentos.

Hoje também aconteceu o lançamento da publicação da Embrapa Milho e Sogro - “Cultura do Milho”, com a presença da Vera Maria Carvalho Alves, chefe-geral da Embrapa de Sete Lagoas-MG e do diretor da Embrapa, Geraldo Eugênio.

Plano Safra

Nesta segunda-feira, dia 22, será o lançamento do Plano Safra 2009/10, na cidade de Londrina, no Estado do Paraná.

sábado, 20 de junho de 2009

Extensão rural cumpre seu papel

O Programa Mais Alimentos foi criado com objetivo de superar a crise dos alimentos. Na época, nem se pensava na crise financeira. Foram selecionados alguns produtos importantes para a economia brasileira, e principalmente, para a mesa dos brasileiros.

A Asbraer faz um acampanhamento mensal da evolução da produção em todos Estados da Federação, por meio de suas associadas. Sete produtos selecionados tiveram aumento de produtividade: leite – 18,25%, milho – 9,3%, mandioca – 13,4%, feijão - 8,9%, arroz – 6,3%, trigo – 5,4% e café - 7,6%. Também foi registrado um aumento de 7,8 milhões de toneladas de produtos.

Já no crédito, foram comercializados 10 mil tratores em 10 meses, o que representa mais de 40% dos tratores comercializados no país. E os agricultores não pagaram nenhum centavo para as entidades da Ater.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Extensão rural em debate nacional

Cada vez mais, a Extensão Rural conquista espaços importantes nos debates nacionais e ganha terreno para a viabilização das principais políticas públicas para o campo brasileiro. Nesta quinta-feira, dia 18, em reunião no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, discutimos o Programa Mais Alimentos.

A reunião, com participação do presidente Lula, teve a coordenação do Ministro Guilherme Cassel, que convidou as entidades a darem depoimentos sobre a evolução do Programa nos dez primeiros meses. A Anfavea destacou a importância da integração entre os setores da indústria, agricultores e governos, além de ressaltar a abrangência do Programa e oportunidades para milhares de agricultores modernizarem a forma de produzir.

Já o diretor do Banco do Brasil, Guedes, destacou que o Pronaf é o mais importante Programa dos últimos 40 anos para agricultura familiar brasileira. Também divulgou que, para o próximo Plano Safra, o Seguro Rural para a agricultura familiar terá uma queda de 58% no prêmio a ser pago pelo agricultor.

Pelas entidades dos agricultores, o presidente da Contag ressaltou a importância da Ater para qualificar o crédito, inclusive ajudando a evitar o endividamento. Também argumentou que o Programa Mais Alimentos não é só para a compra de máquinas e equipamentos, e sim para o desenvolvimento da agricultura familiar. Criticou a concentração do Programa no sul do País, confrontando com as necessidade das regiões norte e nordeste, que são maiores que as do sul e sudeste. Já a Fetraf destacou também a importância da Ater integrada com a pesquisa, e a necessidade do BNB deslanchar no Programa.

Outro ponto importante da reunião foi a fala do representante do Ministério da Fazenda, que informou sobre a segurança do Mais Alimentos em relação à oscilação dos preços agrícolas, pelo fato do crédito estar atrelado à garantia de preço mínimo para os produtos, que são pactuados para pagamento do financiamento. Caso ocorra essa queda nos preços agrícolas, o Tesouro Nacional cobre a diferença até o teto, para o agricultor quitar seu débito.

O presidente Lula encerrou a reunião fazendo uma análise da evolução histórica da agricultura familiar brasileira, e destacou a importância da Ater como Política Pública, especialmente nas regiões mais pobres. Também fez uma avaliação das principais políticas publicas, inclusive delegando aos ministros presentes o tratamento da proposta da Asbraer de criação e implementação do PAC da Extensão Rural.

Sem dúvida, foi um dia importante para agricultura familiar e para extensão rural.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mais Alimentos em pauta

A audiência pública no Senado Federal sobre políticas públicas para o desenvolvimento rural, o papel da assistência técnica e extensão rural, foi adiada, conforme nos comunicou a Comissão de Agricultura. Mas tenho boas novidades sobre o Programa Mais Alimentos. Hoje estive em Brasília participando de uma reunião sobre o Programa. A reunião aconteceu às 15h30 no Centro Cultural Banco do Brasil. Estiveram presentes representantes dos setores da indústria parceiros, como a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotivos (Anfavea); a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimac); agentes financeiros que operam o Programa; a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que participa da implementação do Programa nos estados; movimentos sociais e outros ministérios envolvidos no Mais Alimentos. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, apresentou o balanço de um ano de implantação do Mais Alimentos. Dentre os bons resultados da reunião estão a aprovação da compra de utilitários financiados pelo Programa, uma demanda já levantada em Minas Gerais.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Políticas públicas para o desenvolvimento rural

No dia 22 de junho acontecerá em Brasília reunião da Asbraer e seminário da Aber (Academia Brasileira da Extensão Rural), que considero o centro de inteligência da extensão rural. Discutiremos os assuntos que serão tratados no 23 de junho, durante audiência pública no Senado Federal sobre políticas públicas para o desenvolvimento rural, o papel da assistência técnica e extensão rural. Aguardem novidades!

Ainda sobre o acesso à alimentação...

Quando analisamos a produção de grãos, a área plantada e o consumo nacional, percebemos, com mais certeza, que o maior problema é o acesso à alimentação. De 2005 a 2009, segundo dados da CONAB-Companhia Brasileira de Abastecimento, a produção brasileira de grãos passou de 113, 9 para 136,6 milhões de toneladas, enquanto a área plantada reduziu de 49 para 47,7 milhões de hectares. Já o consumo saiu de 97,5 para 107,1 milhões de toneladas de grãos. Dados que evidenciam a competência do setor produtivo que, mesmo reduzindo a área plantada, aumentou a produção de grãos.

Se fizermos a análise de um período maior, esta afirmação é ainda mais contundente. De 1976 a 2007, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a área plantada com grãos teve um aumento de 36%, enquanto a produção aumentou 268%, para um aumento de produtividade de 169%. Com isto, ficamos mais convencidos de que o grande desafio do Estado brasileiro continua sendo construir, implementar e viabilizar políticas públicas para garantir o acesso à alimentação .

Vamos conversar mais sobre este assunto hoje, às 16h30. Espero por você!

sábado, 13 de junho de 2009

Ainda sobre acesso à alimentação...

Quando analisamos a produção de grãos, a área plantada e o consumo nacional reforça mais a tese de que o maior problema é o aceso à alimentação. De 2005 a 2009, segundo dados da CONAB-Companhia Brasileira de Abastecimento, a produção brasileira de grãos passou de 113, 9 para 136,6 milhões de toneladas, enquanto a área plantada reduziu de 49 para 47,7 milhões de hectares. Já o consumo saiu de 97,5 para 107,1 milhões de toneladas de grãos. Dados que evidencia a competência do setor produtivo em que mesmo reduzindo a área plantada, houve aumento na produção de grãos.
Se fizermos uma análise por um período maior, esta afirmação é ainda mais contundente. De 1976 a 2007, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a área plantada com grãos teve um aumento de 36%, enquanto a produção aumentou 268%, para um aumento de produtividade de 169%. Com isto ficamos mais convencidos que o grande desafio do Estado brasileiro, continua sendo construir, implementar e viabilizar políticas públicas para acesso à alimentação .

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Acesso à alimentação: a causa da fome

De 1970 a 2005 a quantidade de pobres da América Latina foi reduzida de 52 para 46 milhões de pessoas. Só que de 2006 a 2008 com a crise dos alimentos e a crise financeira a quantidade de pobres passou a ser 56 milhões de pessoas. Estudos mostram que a falta de instituições estatais fortes, que implementam políticas públicas é uma das causas. Mas o problema não é só este. O acesso à alimentação é outro entrave.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PAC da Extensão Rural

Amanhã, 9 de junho, às 10h30, a diretoria da Asbraer estará reunida em Brasília com o Ministro das Relações Institucionais, José Múcio, para apresentar as propostas de criação do Plano de Ampliação e Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural Brasileira. Será entregue um documento mostando que a assistência técnica e extensão rural (Ater) no Brasil promove o desenvolvimento sustentável e é capaz de responder às expectativas do Governo.

As propostas do Plano de Ampliação e Fortalecimento da Ater incluem a alteração na forma de repasses de recursos públicos; a criação da Secretaria Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural; a mudança na relação entre o MDA, os agentes financeiros e as associadas da Asbraer quanto ao crédito rural; a implantação de um sistema de gestão da Ater; invenstimentos em infra-estrutura e modernização da gestão das entidade de extensão rural; a implantação do programa Brasil Sustentável; e a ampliação do crédito rural.

Na quarta-feira, dia 10, aguardo vocês, às 14 horas, para falarmos sobre este tema.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Agricultura chilena

A experiência no Chile foi bastante rica. Várias lições e conhecimento que vamos compartilhar. Nesta semana, nossa conversa é sobre a missão técnica. Os representantes dos estados brasileiros que estiveram no Chile e eu estaremos on-line, nesta terça-feira, dia 02, das 16 às 17 horas, num bate-papo sobre a agricultura chilena.
Espero por você aqui no blog!